Pular para o conteúdo
Dilemas enfrentados pelos Escritores de livros

Escritores de Livros: Conheça 3 dilemas enfrentados pelos autores

Apesar da movimentação constante do mercado editorial desde o registro de novos ISBNs até questões como a própria venda de livros, existem dilemas que assombram escritores de todos os lugares em etapas anteriores ao lançamento de livros.

Em contato com mais de 100 mil pessoas que acompanham nossas Newsletters semanais, dentre elas escritores amadores, escritores profissionais, autores com obras já publicadas e pessoas apaixonadas por leituras, a Editora Viseu mapeou a opinião dessas pessoas, com a finalidade de sondar os principais dilemas enfrentados pelos escritores rumo à rotina de publicação.

Preparamos este conteúdo com soluções práticas para ajudar os autores em cada um desses dilemas enfrentados ao longo da jornada literária.

Vamos então aos 3 dilemas mais enfrentados pelos escritores na atualidade.

Table of Contents

 

#DILEMA Nº 01

Escritores sentem falta de confiança na hora de enviar seu manuscrito

Iniciamos esta série com este dilema, pois ele tem sido o mais comentado nos últimos meses.

Escritores passam boa parte de seu tempo se dedicando à escrita de um livro, e nesta jornada naturalmente renunciam muitos momentos para que possam se dedicar à produção escrita.

De certa forma, toda esta mobilização por parte do autor para priorizar a escrita de um livro, consiste em uma série de sacrifícios que, por consequência, acabam agregando ainda mais valor ao manuscrito.

É natural que após a finalização do seu original, você procure um meio para edição, publicação e lançamento deste livro, certo?

A resposta é sim, porém, muitas pessoas acabam “encalhando” nesta etapa por conta de um sentimento muito comum chamado: DESCONFIANÇA.

Ainda que já tenhamos evoluído no meio virtual a ponto de tornarmos as transações digitais mais seguras, infelizmente é comum haver fraudes, e no ramo literário não é diferente.

Falta de confiança e medo de roubo de conteúdo

Alguns de nossos seguidores já mencionaram casos em que os chamados “editores independentes”, prometeram a realização de todas as etapas editoriais após o pagamento pelo serviço, e o resultado foi um tremendo desgaste com um golpe literário.

O editor simplesmente sai de cena com o dinheiro e também com o conteúdo original produzido pelo autor, na íntegra.

A apropriação indevida de um conteúdo se constitui como roubo diante do código penal brasileiro (LEI No 10.695, DE 1º DE JULHO DE 2003).

De acordo com esta lei, a penalização por este tipo de infração pode levar o réu a 3 anos de detenção ou pagamento de multa.

Em geral, essas pessoas com atitudes golpistas desenvolvem sites e perfis em mídias sociais, se autointitulam “Editores” e assim vendem os serviços de publicação a autores anônimos.

Por disponibilizarem os serviços com baixo custo, muitos escritores acabam sendo atraídos na intenção de ter um bom custo benefício, porém infelizmente o resultado é outro.

Qual a solução para o dilema dos escritores quanto a falta de confiança

A solução para este dilema não é nada complicada. Primeiro vamos recomendar algumas ações que você pode fazer para garantir a segurança no seu manuscrito.

  1. Guarde a cópia matriz em um lugar seguro, de preferência de modo virtual, para que você possa comprovar a originalidade do seu arquivo por meio da data de sua criação.
  2. Realize o registro dos direitos autorais antes de distribuir seu original para profissionais editores ou editoras tradicionais. Se você quiser saber tudo sobre direitos autorais de livros, clique para acessar nosso guia.
  3. Pesquise os autores que a Editora ou que o profissional editor já publicou. Se possível, entre em contato com esses autores para averiguar a seriedade da editora. Esta é a forma mais segura para você se certificar de que o trabalho oferecido é real.
  4. Dê preferência para editoras que já possuem o pacote completo de serviços de modo a garantir que seu manuscrito passe por todas as etapas editoriais. Dessa forma você garante não só a publicação em si, mas também a qualidade do seu livro, desde o aspecto físico da impressão, até as etapas de lançamento e publicação nos marketplaces.
 

Editora Viseu disponibiliza em sua página uma área de depoimentos na qual você lê com detalhes a experiência dos seus autores.

Ao longo dos últimos 11 anos, a Viseu já lançou mais de 5 mil autores no mercado editorial. São escritores dos mais diversos gêneros, em sua maioria, estreantes no universo das letras, ou seja, pessoas que não tinham tradição literária.

Apostamos em grandes ideias, pois sabemos que muitos best sellers surgiram da mente de pessoas anônimas que até então não tinham expressividade no universo literário.

Se você tem interesse em evoluir com a Editora Viseu em uma jornada de publicação, basta clicar aqui em PUBLIQUE SEU LIVRO.

#DILEMA Nº 02

Escritores enfrentam o Bloqueio de Criatividade

Um dos assuntos que mais abordamos dentre os nossos conteúdos, são as técnicas para melhorar o processo criativo dos autores, sobretudo aqueles que lidam constantemente com conteúdos de ficção.

Contudo, uma verdade é absoluta: de nada adianta termos todas as ferramentas, se nos falta iniciativa para ser constante.

A constância ainda é um grande desafio para quem escreve, pois em geral, livros são produções longas e demandam tempo e saúde mental para que o autor se concentre na função de escrever com qualidade.

Quais os principais bloqueios criativos para escritores

stress certamente está no topo da lista dos itens responsáveis pelo bloqueio criativo dentre os escritores de livros.

Em nosso conteúdo sobre Como desbloquear a sua escrita criativa, comentamos alguns dados interessantes sobre como os períodos de stress liberam em nossa corrente sanguínea alguns hormônios capazes de dificultar a atividade de criação em nossa mente.

Com base nisso, recomendamos que você busque a fonte do seu stress e procure resolvê-la a fim de investir em sua saúde mental.

Com a mente livre, você terá uma melhor performance na sua escrita, e certamente você conseguirá ter um nível de produtividade muito maior.

Problemas relacionados à saúde também estão entre os maiores bloqueios criativos. Em 2020, devido às consequências do período pandêmico, muitos de nossos escritores mencionaram a pausa em suas atividades literárias devido ao contágio do COVID-19.

Além disso, outros problemas de saúde também tomam a atenção e a preocupação de escritores em fase de produção. O ideal é focar nas questões de saúde para então resolvê-las, ou quem sabe, buscar estabilidade.

Assim, você terá maior disponibilidade para priorizar a escrita do seu livro.

O famoso “Deu um branco” é uma das fases que mais causa agonia entre os escritores.

Este fenômeno ocorre quando você está super focado em sua atividade escrita, e em determinado momento você não sabe para que lado seguir.

melhor solução para este problema é dar uma pausa, pois o super foco pode estar prejudicando a sua capacidade de criar novos rumos para a sua história. 

Neste período de pausa, procure ler o seu livro novamente com um olhar mais crítico, a fim de você sentir exatamente o que falta para sua história prosseguir.

Outra solução é pedir que alguém de sua confiança, e que também tenha um olhar crítico leia o seu livro para apontar as partes que precisam ser melhoradas, ou também sugerir “novos ares” para a sua escrita.

Temos também um conteúdo exclusivo sobre Escrita Criativa que pode ajudar você a desbloquear sua escrita.

#DILEMA Nº 03

Não sei como começar a escrever meu livro

Este é comum, pois muitas pessoas possuem grandes ideias, porém não sabem como iniciar o processo de começar um livro.

Muitas vezes uma mesma ideia pode servir como matéria-prima para um romance, porém também pode ser transformada em uma Autobiografia.

Diante disso, como saber qual gênero escolher? Como fazer para entender a estrutura de um gênero e assim começar a escrever um livro?

Primeiramente você precisa entender e decidir algo muito importante:

  1. Você deseja escrever sobre uma história real, mencionando pessoas reais e publicar um livro biográfico?
  2. Ou você deseja escrever uma ficção com personagens que você mesmo vai desenvolver a partir do 0 (zero).
 

Se você escolher a opção número 01, certamente você está mais inclinado a escrever uma obra baseada em fatos reais, e para isso, o ideal é você estudar tudo sobre:

 

Porém, se você optou pela alternativa 02, isso significa que você está mais inclinado a escrever uma obra de ficção, por isso recomendamos a leitura de alguns materiais que vão ser essenciais para sua jornada de criação escrita:

 

Quando você escolhe o gênero literário certo, fica mais fácil entender qual caminho seguir em relação a sua escrita.

Outra solução para quem está com dificuldades de iniciar um livro, é ler outros autores dos gêneros que você gosta.

Se você se encantar com o estilo de escrita de algum autor, basta tomá-lo como referência para criar sua própria obra, buscando assim a originalidade da sua escrita.

 

Como fazer quando tenho o sonho de publicar mas não sei escrever

Dentro do dilema sobre “como iniciar um livro”, existem muitas pessoas que, mesmo tendo grandes ideias, não se consideram portadoras do dom da escrita.

Existe muita divergência sobre a existência ou não do DOM DE ESCREVER, contudo, existe sim uma solução para quem deseja ir em frente com o sonho de publicar um livro, mesmo não dominando a habilidade escrita.

Os chamados GhostWriters são a solução para este problema. A palavra Ghost vem do inglês “fantasma”, e Writer, significa “escritor”, ou seja, Ghostwriter significa “Escritor Fantasma”.

Um GhostWriter é um escritor que desenvolve a escrita de uma obra com base em um briefing previamente passado pelo idealizador do livro.

O ghostwriter não tem direitos autorais sobre a obra. Normalmente, existe um contrato entre o idealizador (autor) e o escritor (ghostwriter), no qual o escritor se exime das responsabilidades autorais do livro, ficando assim a autoria do original a pessoa idealizadora do projeto.

Publicar também pode ser um dilema

Quando você, autor, opta por uma Editora capaz de assumir todo o trabalho operacional relacionado ao seu livro, fica mais viável investir e esperar os resultados.

Contudo, quando o autor escolhe a jornada individualizada das etapas da publicação, ele pode enfrentar sérios desafios.

Ao optar pela jornada da publicação independente, você precisará contratar e monitorar a performance de todos os profissionais envolvidos nas etapas editoriais:

  • Revisão qualificada
  • Diagramação do livro com toda a estrutura tradicional
  • Capa personalizada
  • Registro de direitos autorais
  • Registro de ISBN (caso queira distribuir a obra em livrarias)
  • Impressão
  • Lançamento
  • Marketing
  • Distribuição nas plataformas digitais e marketplaces
 

Você já imaginou ter que orçar e monitorar cada uma dessas áreas? 

Foi pensando nessa realidade que a Editora Viseu se posicionou como a Editora que mais acredita e investe em autores estreantes.

Se você tem o sonho de publicar, mas ainda tem dúvidas sobre o processo, convidamos você a acessar o conteúdo mais completo da internet sobre como publicar um livro.

Qual a diferença entre escritor e autor?

Escritor é qualquer pessoa que assume a função de desenvolvimento escrito em uma determinada área do conhecimento, podendo ser também chamado de redator. O autor, por sua vez, é também um escritor, porém voltado ao ramo literário, tendo a função de criar o conteúdo para um livro e por fim publicá-lo.

Compartilhar

Outros Artigos

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!