Pular para o conteúdo
Gênero Literário - Como escolher o gênero ideal para escrever meu livro

Qual gênero literário devo escolher para escrever meu livro?

Quando se trata de escrever um livro, nenhuma pergunta é fácil, pois a escrita de uma obra envolve muita dedicação, sacrifícios e dúvidas, dentre elas: qual gênero literário escolher.

Escolher o gênero é uma das primeiras definições de um escritor, porque é a partir dessa escolha que o autor estabelece o estilo de escrita da obra, já que cada gênero possui uma estética diferente.

Para muitos autores, a escolha é natural, pois já estão imersos no ambiente da escrita e já sabem a qual “clube” pertencem, porém, nem todos têm esta realidade.

Muitos escritores têm uma grande ideia e desejam colocá-la no papel para compartilhá-la com o mundo, porém lhes falta ideia de qual caminho seguir.

O propósito deste artigo é justamente este: orientar novos autores que querem compartilhar algo com o mundo mas não sabem por onde começar.

Vamos então resolver essa dor? Temos certeza que você vai chegar ao final deste artigo com sua escolha em mãos.

Índice do Artigo

O que é gênero literário?

Gênero literário são categorias de obras escritas que se dividem pelas diferenças de padrões estéticos como: 

  • Forma do texto (em prosa ou verso)
  • Tamanho do texto (longo como um romance ou curto como como uma fábula)
  • Veracidade ou não da história contada (ficção ou não-ficção)
  • Tipo de linguagem utilizado (Em primeira pessoa, dialogando com o leitor, ou em terceira pessoa narrando um fato)
 

Essas 4 características já são suficientes para que o leitor identifique o tipo textual, e assim classifique a obra em um gênero específico.

Os gêneros literários se dividem em dois tipos: Gêneros clássicos e Gêneros Modernos.

Gênero literário: quais os tipos existentes?

O universo literário é composto de diversos gêneros, e cabe lembrar que dentro desses gêneros é possível haver sub-gêneros, que nada mais são do que tipos de obras que se diferenciam entre si por características bem específicas, porém, que pertencem ao mesmo gênero.

Vamos conferir a lista de gêneros literários mais comuns na literatura moderna?

  • Autobiografia
  • Biografia
  • Conto
  • Poesia
  • Romance
  • Autoajuda (Motivacional)
  • Espiritualidade ou Religioso
  • Livro-reportagem
  • Fábula
  • Novela
  • Canção
  • Acadêmico/Científico

 

Para ficar ainda mais claro, vamos começar nossa exemplificação com um dos gêneros mais comuns entre os autores: o ROMANCE.

Qual caminho tomar para escolher um gênero literário?

O ideal é que você defina em primeira mão o briefing da sua ideia, que nada mais é do que um rascunho do que você pretende escrever.

Escreva num papel ou de forma digital um parágrafo, somente mostrando o tema daquilo que você pretende escrever e qual público alvo você quer atingir. 

Após isso, você precisa definir alguns critérios de acordo com sua realidade, critérios esses que vamos abordar a seguir.

História de superação

Suponhamos que você tenha uma história de vida de superação e queira compartilhá-la com o mundo por meio de um livro, você poderá escolher entre:

  • Contá-la do começo ao fim em primeira pessoa (Eu), mostrando a realidade dos fatos e as pessoas envolvidas. Este gênero se chama Autobiografia.
  • Transformá-la em poesia, escrevendo versos e rimas, dividindo-os em estrofes. Este gênero se chama Poema.
  • Adaptá-la para um conto longo com personagens fictícios e alguns acontecimentos extras para deixar a história ainda mais surpreendente. Este gênero se chama romance.
  • Contar sua história para alguém, solicitando que a pessoa narre sua vida de forma linear e em terceira pessoa. Este gênero se chama Biografia.

 

Com base nisso, o primeiro passo é escolher se a sua escrita vai tratar sobre algo real ou fictício. A partir dessa decisão, você se sentirá mais confiante para escolher um gênero literário.

Se você quer saber mais sobre como escrever uma autobiografia, basta acessar o conteúdo abaixo.

autobiografia - mulher segurando o celular com expressão de dúvida

 

Motivacional ou espiritual

Muitas pessoas passam por situações adversas e tiram grandes lições delas, sejam lições morais, ou até mesmo espirituais.

Diante disso, alguns escritores têm a intenção de criar um livro com conteúdo de cunho terapêutico, ou seja, cujo objetivo é ajudar alguém a enfrentar problemas pessoais.

Esses livros são os famosos Autoajuda, também conhecidos como obras motivacionais.

Em alguns casos, algumas pessoas se apagaram a sua fé para enfrentarem os obstáculos da vida, e a partir dessas experiências, surge a vontade de auxiliar as pessoas por meio de conselhos espirituais, que geralmente estão atrelados a uma religião, por isso o gênero para este tipo de obra é o Espiritual/Religioso.

Se você tem interesse neste tema, criamos um conteúdo especial sobre: Como transformar sua história de superação em um Livro de Autoajuda.

Livro de autoajuda - Mulher abraçando a si mesma em sinal de cuidado próprio

Profissional ou Carreira

O avanço da tecnologia e a acessibilidade que as pessoas têm em relação às inovações têm acelerado o mercado de livros relacionados à carreira ou rotina profissional.

Muitas pessoas envolvidas em áreas como: Medicina, Administração, Direito, Psicologia, Linguagem, Educação, Vendas & Marketing dentre outras, decidem compilar todo o seu conhecimento em um livro a fim de compartilhar com o mundo alguma área de conhecimento ou quem sabe até uma nova técnica desenvolvida.

Esses são os chamados livros profissionais, ou livros de carreira, os quais são utilizados por muitos palestrantes ou pessoas públicas que querem ganhar autoridade na área e assim alavancar suas carreiras.

Muitas pessoas contam suas histórias de superação profissional de forma autobiográfica para compartilharem com todos os seus momentos de superação ao longo da jornada em busca do sucesso.

Acesse nosso conteúdo completo sobre Como transformar a sua Carreira Profissional em um livro.

Livro sobre Carreira

Apaixonados por ficção e fantasia

Se você é do clube do mundo paralelo, provavelmente vai se identificar com esses gêneros literários voltados à ficção.

Estamos em uma era onde a literatura anda lado a lado com as produções cinematográficas, e isso abra ainda mais o leque da criação para que novos autores entrem no mercado literário da ficção com histórias inusitadas e criações de mundos fantásticos onde tudo pode acontecer.

Esses gêneros ligados à ficção são os que mais abrem espaço para a criatividade, pois não há limites ou regras quando se trata da criação de um enredo com tempo, espaço e personagens totalmente inéditos.

Acesse aqui nosso Guia sobre Como Transformar Fanfic em Livro.

Fanfic - na imagem tem uma mulher segurando um livro recitando um encanto mágico enquanto sua mão brilha

Produções acadêmicas e científicas

Muito comuns nas universidades, esses trabalhos acadêmicos têm sido transformados em livros de modo a alcançar mais pessoas interessadas nos temas.

Originalmente uma produção acadêmica (Monografia, Dissertação de Mestrado ou Tese de doutorado), tem um caráter de cunho formal, com uma linguagem voltada para a banca examinadora, ou seja, mestres e doutores do ramo que farão uma análise e avaliação do trabalho do acadêmico.

Por este motivo, a linguagem dessas obras são altamente elaboradas, e até mesmo a forma como a pesquisa é apresentada, possui uma formatação cujo propósito é cumprir  requisitos estéticos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Contudo, sabemos que não basta só imprimir a pesquisa, criar uma capa e sair vendendo. É necessário todo um processo de adaptação dessa obra para que a pesquisa se torne um livro.

Muitos pesquisadores encerram seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) e percebem quão valiosa é sua pesquisa, e o quanto podem contribuir com algum segmento da sociedade.

A partir deste anseio, muitos adaptam seus trabalhos transformando-os em livros capazes de alcançar pessoas interessadas no tema.

Se você tem um trabalho incrível e quer deixá-lo ainda mais acessível ao público em forma de livro, criamos um Guia para Transformar seu Trabalho Acadêmico em Livro.

Monografia - saiba como transformá-la em um livro

Não erre na hora de escolher o gênero literário e publicar seu livro

Nós esperamos que você tenha utilizado este conteúdo para entender mais sobre seus próprios anseios e assim seguir uma direção sobre qual gênero literário escolher.

Porém, é importante ressaltarmos algo aqui. Após escolher o gênero, você seguirá em um jornada de criação que vai exigir muita dedicação e criatividade.

Imagine passar por essa jornada ao longo de meses, e no fim de tudo entregar o seu conteúdo a algum profissional de edição que pode não garantir a qualidade do produto final do seu livro. 

Muitos autores que procuram a Editora Viseu já passaram por essa experiência trágica, e carregam marcas de escolhas erradas até os dias atuais.

Nosso conselho é que você busque se organizar para ter condições de investir em seu sonho, apostando em uma Editora de Livros confiável e que realmente tenha comprometimento com a sua obra.

Se você quiser saber o passo a passo sobre a jornada da publicação da Editora Viseu, acesse o Guia Mais completo da Internet sobre Como publicar um livro.

Compartilhar

Outros Artigos

Saiba o que faz um editor de livros
Dicas de publicação

Editor de livros: quem é e o que faz?

A figura do editor de livros pode parecer um tanto nebulosa para muitos autores. Afinal, quem é esse profissional e o que ele faz? O

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!