Pular para o conteúdo
Fanfic - na imagem tem uma mulher segurando um livro recitando um encanto mágico enquanto sua mão brilha

O que é fanfic e como utilizá-la para construir sua história

Fanfic é uma prática de escrita muito utilizada nos últimos anos por fãs de grandes obras consagradas, seja do ramo literário ou até mesmo do cinema.

Se você procurar por Fanfics no mundo da internet vai encontrar obras esplêndidas e muito bem elaboradas de admiradores de: Harry Potter, Senhor dos Anéis, Saga Crepúsculo, dentre outras obras mais ligadas à ficção e fantasia.

Apesar de ser uma ótima prática para interagir com outros fãs, criar uma fanfic pode trazer muitos benefícios a quem pretende ser um escritor com obra publicada.

Contudo, nem tudo são flores quando o assunto é o tema deste artigo: como utilizar fanfic para construir um enredo original.

Precisamos acima de tudo entender a linha tênue que existe entre se inspirar e se apropriar de uma ideia.

Índice do Artigo

Compilamos todo o nosso entendimento sobre o assunto neste conteúdo, por isso continue lendo para que você saia deste artigo preparado para extrair o que há de melhor na prática de escrever Fanfic.

Vamos agora entender alguns conceitos iniciais?

O que é fanfic?

O termo fanfic é a junção de duas palavras inglesas que são: FAN (fã em inglês), e FIC (abreviação de Ficção). Traduzindo livremente seria como Ficção de Fã, ou ficção feita por fã.

Como a própria lógica do nome já sugere, fanfic tem a finalidade de contar uma história a partir de um enredo já existente, ou seja, você se apropria da criação de mundo de um outro autor para produzir uma espécie de “continuação” de sua obra.

Quais os tipos de fanfic?

Apesar de serem muito conhecidas no meio literário voltado a ficção, uma fanfic não necessariamente precisa ser baseada em um livro, ou seja, ela pode ter como pano de fundo outros temas, como:

  • História ficcional a partir dos integrantes de uma banda
  • Conto de ficção inspirado pelos personagens de um poema ou música
  • Romance ficcional inspirado nos personagens de um filme, série, anime ou novela

Enfim, qualquer contexto real pode servir como inspiração para a criação de uma fanfic.

Qual  o objetivo real de uma fanfic?

Nem todas as obras são eternas. Isso quer dizer que por melhor que sejam as sagas, trilogias, séries, filmes ou quaisquer produções ficcionais, elas terão um fim.

Contudo, essas grandes produções geram fãs, que são admiradores “eternos” dessas obras. Por uma questão de interação, no sentido de “eternizar” essas obras, surgiu um movimento em meados dos anos 2000, no qual fãs de diversas obras passaram a escrever obras de modo a continuar o enredo de suas inspirações.

Essa troca de conteúdos viralizou e permanece mesmo 20 anos depois de seu início. O objetivo da fanfic é então engajar admiradores de uma grande obra de sucesso.

Como utilizar uma fanfic para produzir minha própria obra de ficção

Chegamos então a nossa seção principal a qual tem o objetivo de transformar a prática de escrita de fanfics em um exercício para a construção de uma obra original.

Temos então um conteúdo voltado a escritores, sejam eles iniciantes ou não, que sonham em ter suas ideias de fantasia publicadas em um livro e compartilhadas com o público.

Separamos aqui alguns insights criativos sobre o que fazer e o que não fazer.

Pratique a escrita de fanfics para se inspirar e não para se apropriar do original

Abordamos essa dica em primeiro lugar, porque acreditamos que este erro não pode ser cometido por ninguém.

Quem compra um livro esperando uma ficção nunca antes escrita ficaria decepcionado em saber que tal livro é um fanfic baseada em algum Best Seller.

Quando você escreve uma fanfic, notoriamente os leitores verão detalhes sobre o tempo, espaço, personagens, bem como características do enredo da obra original.

A  prática de fanfic deve servir então para praticar seu senso criativo na construção de novos enredos.

Ainda que você troque o nome dos personagens, lugares ou elementos da obra original, os olhos atentos dos leitores verão sua obra como um clichê, ou seja, uma escrita que não traz novidades, mas sim a lógica de um mundo já criado por outros autores.

Peça a outras pessoas que leiam e enviem feedbacks da sua fanfic

Participar de grupos de escritores de fanfics é um prato cheio para quem gosta de receber feedbacks e assim melhorar sua escrita.

Quando as pessoas pontuam os momentos fortes ou pontos fracos da sua obra, você passa a enxergar seu potencial, mas também as debilidades do seu processo criativo.

Todos esses feedbacks podem servir como insights para que você não cometa erros em sua obra.

Tente entender  mente do autor na criação de seu mundo

O clássico Harry Potter ganhou visibilidade no mundo pela maneira como a autora J.K Rowlling conseguiu criar um mundo genialmente paralelo à nossa realidade.

A partir dos livros da saga, foram criadas milhares de fanfics pelo mundo nos mais diversos idiomas, onde escritores amadores deram diferentes formas e rumos aos personagens principais.

Estamos abordando este exemplo para que você não apenas aprecie uma obra famosa, mas também tenha um olhar crítico sobre o processo criativo do autor.

Vamos fazer um pequeno exercício para saber como fazer essa análise crítica? Pontuamos algumas observações sobre a saga de Rowlling:

  • Em um contexto de magia, a autora usou termos em latim para construir o vocabulário mágico utilizado pelos bruxos.
  • Ao invés de criar um universo paralelo totalmente alheio a nossa realidade terrestre, a autora criou seu mundo vinculado à realidade, ou seja, o mundo de magia caminha paralelamente com o mundo real de forma que os personagens vivem entre as realidades, e têm suas vidas em ambas.
  • As obras finais da saga revelam detalhes que haviam ficado ocultos nos  primeiros livros, ou seja, muitas cenas descritas farão sentido somente no desfecho do enredo final. Este vínculo entre as obras de uma saga revela o quão inteligentemente a obra foi escrita.

Todas essas observações que você faz a partir de uma obra original podem e devem ser anotadas para que você as utilize em seu próprio enredo.

Agora é sua vez. Antes de escrever sua fanfic, tome nota das principais características da escrita do seu autor escolhido. O que lhe chama mais atenção? O que você achou brilhante em sua forma de criar um mundo?

Estude a construção de personagens da obra original

Dentro de uma ficção, a construção de personagem é um dos fatores determinantes para a originalidade de um livro.

Não é atoa que produzimos muitos conteúdos sobre desenvolvimento de personagens, pois como editora, temos uma grande responsabilidade na orientação de nossos autores quanto às suas obras.

Um ótimo exercício para estudar personagens da obra original é listar cada um deles, descrevendo suas características físicas e psicológicas (caráter, personalidade, reações).

Ao observar a versão final de suas anotações você vai conseguir perceber quais atribuições o autor deu a cada personagem.

Utilizando essas observações, você terá mais propriedade tanto para criar uma fanfic quanto para desenvolver os personagens de sua própria história.

Analise a construção de mundo do autor

Quem estuda sobre ficção sabe que um enredo é composto de muitos elementos, dentre eles:

  • Personagens
  • Lugar (Espaço)
  • Tempo (Época)
  • Conflitos
  • Clímax
  • Desfecho

Quando falamos sobre construção de mundo, nos referimos ao elemento Lugar (Espaço), mencionado acima.

Estudar o espaço criado pelo autor é uma das partes mais importantes, pois é exatamente neste momento que você corre o risco de não ser original em sua própria obra.

Estudar o espaço para construir uma fanfic é uma coisa, porém criar o eu mundo com base nos detalhes de outro autor é um erro que você não pode cometer.

Liste todos os elementos que você lembra, relacionado a lugares:

  • Castelo
  • Torre
  • Campo
  • Navio
  • Objetos presentes nos espaços
  • As cores e outros detalhes sensoriais descritos (dos ambientes)
  • Os símbolos

Todos os aspectos físicos são parte deste estudo. Quanto maior sua lista, mais você terá propriedade para dominar a construção de espaço para os novos enredos que você criar.

Existem obras em que o autor ignora detalhes físicos do espaço. Porém existem autores que têm a capacidade de envolver os leitores em tantos detalhes de modo a transportá-lo para a cena descrita.

Essa é a capacidade de uma escrita envolvente e com detalhes bem pensados.

Comece a planejar seu enredo

Esta etapa é a última, e se você optou por escrever fanfics antes de partir para sua obra, entendemos que você já obteve grande experiência no processo criativo.

Agora é hora de você pegar todos os elementos de um bom enredo e começar o planejamento da sua própria ficção.

Poderíamos detalhar aqui sobre como construir um enredo, mas preferimos que você visite um de nossos conteúdos exclusivos onde ensinamos a desenvolver um enredo envolvente em 5 passos. Acesse e confira.

Conclusão

Mais do que apenas abordar conceitos da maravilhosa prática de escrever fanfics, temos como intenção ensinar você a aproveitar essas técnicas para desenvolver seu próprio mundo.

Acreditamos muito na capacidade que as pessoas têm de lidar com o novo, ou seja, criar algo totalmente inusitado que possa cativar leitores de diversas idades.

Esperamos que este conteúdo tenha inspirado você a hoje mesmo começar seu processo criativo a partir da prática de Fanfics, para ganhar experiência e enfim desenvolver sua própria história

Compartilhe conosco suas experiências com Fanfics. Qual sua visão sobre este tipo de prática?

Compartilhar

Outros Artigos

PUBLIQUE SEU LIVRO
Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!

REDES SOCIAIS

VISEU EDITORES Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por OIRAMC