Pular para o conteúdo
Blog para autor

Por que e Como criar um Blog de Autor: Editora Viseu explica

Se você acha que a vida de escritor no século XXI se resume à publicação de um livro, você está enganado. Em um mercado tão competitivo como o literário, a criação de um Blog de Autor é uma das melhores estratégias para você se posicionar com autoridade na internet e assim conseguir expandir as vendas da sua obra.

É importante avisar sobre algo antes de tudo, você vai perceber com a leitura deste artigo que a hora de começar a estruturar seu próprio Blog é AGORA!

Quanto mais você adiar essa ação, mais você vai demorar para conseguir ter autoridade no ramo para o qual você escreve.

Índice do Artigo

Criar um Blog é uma estratégia de Marketing?

Sim. O conteúdo que você cria no seu Blog para os seus leitores servirá como isca para você realizar:

  • A atração de novos leitores
  • Comunicação com o público que já conhece seu trabalho
  • Promoção da sua obra

Certamente você sabe que a principal intenção após a publicação de um livro é atingir o público-alvo interessado no tema por meio de estratégias de marketing.

Em geral, existem algumas estratégias que maioria das pessoas e empresas utilizam para se posicionar como autoridade na internet, que são:

  • Campanhas pagas no Facebook ou Instagram
  • Campanhas pagas no Google Ads e Youtube Ads
  • Press release publicados em portais com alto tráfego de usuários
  • Participação em PodCasts para promoção de um novo produto

Contudo, todas essas estratégias envolvem investimentos financeiros. O Blog, por sua vez, vai exigir de você apenas um investimento inicial para você:

  1. Comprar o seu domínio, que nada mais é do que  o endereço do seu site (www.exemplo.com), e
  2. Desenvolver a aparência do seu site, que geralmente é feito por um profissional da área de TI (WebDesigner).

Após isso, caberá a você apenas dispor de tempo para escrever e publicar conteúdos com frequência para que seus artigos apareçam nos resultados de pesquisa do Google e de outros buscadores da internet, e isso você pode fazer sem custo algum.

Exemplos de blogs de autores

Já é muito comum entre os autores a publicação de conteúdos frequentes em seus Blogs para que permaneçam em contato com seu público leitor.

Autores como: Stephen KingJ.K. Rowling, são exemplos de autores que mantêm sua comunicação com leitores por meio de um Blog.

No Brasil, temos vários exemplos de autores que possuem influência por meio de seus próprios portais onde publicam frequentemente conteúdos para seu público leitor. São autores como:

  • Dr. Rafael Angelim
  • Érika Nery

Vamos a alguns exemplos para que você veja na prática como esses autores criam vínculos com seus seguidores:

Stephen King Blog

Se você não o conhece, pelo menos já viu ou ouviu falar de suas obras mais famosas que são:

  1. Carrie (no cinema “Carrie a estranha”)
  2. It (no cinema “It a Coisa”)
  3. The Green Mile (no cinema “A espera de um milagre”)

No Site de Stephen King você encontra a seção “NEWS” pela qual o autor posta conteúdos frequentes que abordam sua jornada como escritor.

Lá você encontra detalhes sobre suas participações em eventos, opinião pessoal sobre temas variados, curiosidades sobre seu processo de escrita criativa, dentre outros conteúdos.

Blog da autora J.K. Rowling

Reconhecida pela saga literária e cinematográfica Harry Potter, a autora também mantém seus seguidores, leitores e fans a par de todas as novidades.

No Website da autora J.K. Rowling, você encontra conteúdos variados como:

  • Apoio a causas sociais
  • Resenhas
  • Novidades sobre produtos relacionados à saga Harry Potter
  • Detalhes sobre a participação da autora em eventos

Esses e muitos outros conteúdos você encontra na seção de News da autora J.k. Rowling.

Blog do Dr. Rafael Angelim

Autor do livro “Novos hábitos de vida”, publicado pela Editora Viseu, Dr. Rafael produz conteúdos inéditos sobre saúde física, emagrecimento, envelhecimento saudável e muitos outros assuntos relacionados à sua área de atuação (endocrinologia).

Apesar de ter um conteúdo exclusivo em seu livro, o Blog do Dr. Rafael Angelim é repleto de assuntos satélites que tem  intenção de manter seus leitores informados das melhores práticas de saúde.

Blog da Érika Nery

Profissional do ramo da saúde, Érika encontrou na área da Fertilidade sua grande vocação, cujo intuito é auxiliar pessoas que estão trilhando a jornada da geração de filhos.

Com base na Medicina Tradicional Chinesa e acupuntura, Érika tem auxiliado na realização do sonho da gestação.

Autora do livro “Infertilidade e Acupuntura”, publicado pela Editora Viseu, Érika escreve em seu blog artigos com base em sua experiência, sempre voltados para seu público-alvo, mantendo assim seus leitores nutridos de conteúdos relacionados ao universo da Fertilidade.

Como estruturar um Blog de autor

Agora que você entende a importância e a função de ter um Blog para ter um relacionamento mais próximo com os seus leitores, chegou a hora prática de aprender  como estruturar o seu próprio blog de autor.

Você precisa ter um domínio

Para iniciar o seu Blog, você vai precisar avaliar algumas plataformas, dentre elas, algumas envolvem investimentos financeiros, portanto fique atento às informações.

Domínio nada mais é do que o seu “endereço eletrônico” na internet, ou seja, o endereço do seu site.

Existem opções gratuitas para criação do seu blogo como:

  1. Wix
  2. Webnode
  3. Medium
  4. Blogger
  5. WordPress

Apesar dessas plataformas oferecerem versões gratuitas pra criação do seu Blog, você não necessariamente terá a liberdade para escolher o nome do domínio que você deseja.

Em geral, os autores adotam domínios que representam seu próprio nome como os exemplos mencionados aqui:

  • Dr. Rafael Angelim – (drrafaelangelim.com.br/)
  • Érika Nery –  (erikanery.com.br/)

Para ter essa liberdade, você precisará comprar um domínio em alguma loja virtual com este propósito, como por exemplo:

  • registro.br
  • godaddy.com
  • hostinger.com.br
  • locaweb.com.br
  • hostgator.com.br

Após isso, você poderá contratar alguma plataforma de criação de Blog/Sites e assim integrar o endereço que você adquiriu a esta plataforma.

Outra opção, caso você não seja o tipo de pessoa antenada a questões de tecnologia e programação, é procurar por empresas ou profissionais freelancers que desenvolvem sites.

Uma ótima opção para encontrar profissionais capacitados para desenvolvimento do seu blog é a plataforma 99Freela, que reúne profissionais de diversas áreas da tecnologia. 

Dentro da plataforma, você apenas precisará criar um perfil e anunciar a sua necessidade. Certamente irão aparecer ótimos profissionais para auxiliar você este projeto.

Definindo a sua linha editorial

Se você já tem um endereço, ou quem sabe já tem inclusive um site no ar, você precisa antes de tudo criar a sua linha editorial, que é nada menos do que: O que postar e quando postar?

Você precisa conhecer muito bem seu público alvo para saber quais tipos de conteúdos ele consome na internet.

Digamos que você tem a intenção de publicar um livro sobre “Harmonização Facial”. Com base neste tema,  a sua linha editorial pode contar com algumas categorias como:

  • Saúde mental
  • Autoestima
  • Cuidados com procedimentos estéticos
  • Dicas SkinCare 
 

Isso significa que seu conteúdo precisa ser variado, trabalhando em diversos temas desde que eles estejam ligados à área que você atua como escritor.

Além disso, sua linha editorial poderá contar com categorias mais voltadas a detalhes da sua vida e trajetória como autor, por exemplo:

  • Participação em eventos
  • Cobertura de lançamento do seu livro
  • Seu dia a dia como escritor
  • Resenhas sobre livros, filmes e outras produções que você gosta
  • Artigos de opinião sobre temas atuais (não necessariamente relacionados o seu livro)

Após listar todas as categorias que você quer abordar em sua linha editorial, você precisa decidir a ordem de publicação de cada categoria.

Para isso você vai precisar criar uma frequência de publicação, por exemplo: publicar 2 artigos por semana, após isso, você precisa definir qual tema (categoria de cada artigo).

Essa organização é necessária para que o seu Blog não tenha apenas conteúdos relacionados ao mesmo tema, fazendo você correr o risco de oferecer aos seus leitores um conteúdo monótono e sem muitas novidades.

Frequência de publicação

Estabeleça uma frequência de publicação e procure segui-la. Se você estabelecer uma meta de 1 conteúdo semanal, ou quem sabe 2, procure manter essa frequência.

Quanto mais conteúdo você publicar, mais você vai criar engajamento com seu público.  A alta frequência de artigos publicados mostra aos mecanismos de busca que você entrega conteúdo de valor aos leitores, e isso está diretamente ligado à sua performance em plataformas como o Google.

Aparecer nos primeiros resultados da pesquisa orgânica do Google, irá trazer novas pessoas ao site, e consequentemente, mais potenciais leitores para sua obra.

Mantenha seu Blog alinhado às suas redes sociais

É extremamente importante realizar este link entre seu blog e seus perfis em redes sociais. Apesar da criação de um Blog de Autor ser uma estratégia incrível, a leitura de artigos de blog nem sempre é um hábito para os usuários de internet.

Por este motivo, publicar novidades em suas redes sociais, levando seus seguidores a acessarem seu site é uma ótima prática para você fidelizar seus leitores.

Além disso, as redes sociais permitirão um contato mais estreito entre você e seus seguidores.

Dicas de como escrever em um Blog

A intenção desta seção não é tentar descaracterizar a sua forma de escrever. Como editores, nós temos total atenção à forma como lapidamos a escrita de nossos autores, pois a regra número 1 na hora de orientar a escrita de alguém é: Não retirar  identidade artística do autor.

Contudo, escrever um livro é diferente de escrever conteúdos curtos para um Blog.

Existem algumas boas práticas que fazem sua escrita ser mais atrativa e eficiente, fazendo com que os leitores tenham uma experiência mais duradoura com seu conteúdo.

Nesta seção vamos abordar algumas dessas práticas.

Qual tamanho ideal para um artigo de blog?

Procure escrever entre 800 e 1000 palavras, que equivalem entre 4 e 6 páginas de uma folha A4, em fonte tamanho 11.

Textos com esta consistência vão ajudar você a ter uma relevância ainda maior nos mecanismos de buscas como o Google.

Evite parágrafos muito longos

Procure quebrar seus parágrafos entre 2 e 3 linhas. Parágrafos muito grandes tornam a leitura densa e cansativa para alguns leitores, e isso reflete diretamente no tempo de permanência do usuário em sua página.

Procure fazer links internos

A prática de links internos é uma estratégia importantíssima para que você mantenha seu usuário navegando nas páginas do seu blog.

Digamos que você está escrevendo um artigo sobre viagens, e dentro do artigo existe a palavra motivação.

Você pode fazer um link na palavra motivação levando o usuário a acessar outro artigo do seu blog que fale sobre este tema.

Não economize no uso de imagens

Imagens são ótimos recursos para manter seus leitores dentro do seu artigo. As imagens também podem ajudar você a ter uma performance melhor nos mecanismos de buscas, uma vez que o próprio Google, por exemplo, dispõe de uma categoria de pesquisas exclusiva de imagens.

Aproveite seus vídeos nos artigos do seu Blog

Se você possui um canal no Youtube ou em alguma plataforma de streaming, não deixe de utilizar o link dos vídeos nos seus artigos.

Quando um artigo possui um vídeo que complementa o conteúdo, você também contribui para que o tempo de permanência dos usuários seja ainda maior no seu site.

Um Blog de Autor deve iniciar antes ou depois da publicação de um livro?

Finalizamos este artigo com um conselho a todos que pretendem criar ou impulsionar suas estratégias de Blog para Autor.

O ideal é que os conteúdos do seu Blog sejam feitos antes da publicação do seu livro. 

A justificativa é:

procure ter um relacionamento prévio com pessoas que se tornarão potenciais leitores da sua obra no futuro.

Investir tempo em um blog é como plantar uma semente em prol do sucesso da sua obra.

É por este motivo que afirmamos ao longo do artigo a importância de você começar a produção desses conteúdos o quanto antes.

Essas e outras dicas você confere no Blog Viseu. Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades da Editora Viseu.

Compartilhar

Outros Artigos

Protagonista: saiba por que ele é fundamental para sua história
Dicas de escrita

Protagonista: como fazer seu personagem principal brilhar

A criação de personagens é uma grande dificuldade entre autores. Muitas são as questões às quais se atentar: verossimilhança, profundidade, falas, personalidade… Esses pontos se

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!