Pular para o conteúdo
Livro Digital: 6 etapas para criar o seu

Livro digital: 6 etapas para criar o seu!

Os livros digitais ganharam espaço na vida das pessoas devido à evolução do mundo digital, de modo definitivo.

 

Atualmente, com a possibilidade de armazenarmos nos computadores e nos dispositivos móveis, a leitura pode acontecer praticamente em qualquer lugar.

 

Claro, o prazer de pegar um livro físico em mãos, sentir a textura das páginas e apreciar a capa é algo que nunca poderá ser substituído. Porém, devemos admitir que não é possível carregar muitos exemplares nas mãos para os lugares.

 

Desse modo, os e-books trouxeram essa praticidade para os amantes da leitura, já que é possível ter uma quantidade considerável de títulos disponíveis em um dispositivo que cabe em nosso bolso. 

 

E, se você está pensando em criar o seu e-book, seja para vender ou para compartilhar conhecimentos, continue em nosso post para entender quais são as etapas fundamentais de um livro digital!

#01: Defina o conteúdo do seu livro digital

A possibilidade de temas e conteúdos para um livro é literalmente infinita, então, é necessário que você defina sobre o que irá escrever.

 

Caso seja uma obra literária original, não há muito o que pensar, basta colocar a mão na massa e iniciar a sua escrita. Contudo, se a temática do seu e-book for mais técnica ou científica, é importante se atentar a originalidade do conteúdo, uma vez que plágio configura crime e você pode perder todos os direitos sobre sua obra.

 

Se você está planejando elaborar um e-book sobre um conteúdo com o viés educativo para vender na internet, atente-se em criar um conteúdo de valor para seu público. 

 

Afinal, você não quer que o leitor do seu livro digital reclame publicamente do conteúdo, não é mesmo? Assim, você evita ter sua reputação profissional abalada e problemas com futuras vendas.

 

Quando um profissional é novo em um mercado, é fundamental preocupar-se com sua imagem e entender que, nesse primeiro momento, você estará construindo autoridade no mundo digital para se consolidar e vender mais. 

 

E mais, se seu primeiro e-book for um sucesso, por que não investir esforços na elaboração do segundo?

#02: Organize seu conteúdo em títulos e subtítulos

Pensar na escaneabilidade do conteúdo para facilitar a leitura é fundamental para agradar o leitor. Afinal, tão importante quanto escrever um conteúdo de qualidade é apresentar as informações de forma agradável para quem for consumir sua obra.

 

Então, pense em como será dividido o seu e-book: em títulos, em capítulos, seções, etc. Além disso, evite períodos e parágrafos muito longos, pois essa é uma prática que dificulta a leitura digital.

 

Use as pontuações para escrever frases mais sucintas e utilize os negritos em pontos estratégicos da página para chamar a atenção do leitor. 

 

Porém, utilize esse recurso com parcimônia, nada de palavras soltas negritadas tampouco parágrafos inteiros destacados para o leitor. Coloque os negritos em frases curtas e chaves para o entendimento do seu conteúdo.

 

Com as técnicas certas de paragrafação e escaneabilidade para a leitura digital, temos certeza que seu leitor ficará muito mais satisfeito ao ler o seu livro.

 

Está pensando em seguir na carreira de escritor? Confira mais sobre essa profissão em nosso post!

 #03: Pense na identidade visual para o seu livro digital

Caso seja seu primeiro livro e você ainda não tenha uma identidade visual definida, você precisará pensar nestes aspectos para sua primeira obra. 

 

Em um mundo totalmente digitalizado, as questões visuais são fundamentais, pois atraem a atenção dos leitores e fazem com que seu conteúdo se destaque. Então, é preciso pensar na fonte, nas cores, nos estilos e imagens que irão compor as páginas do seu e-book. 

 

Se você não tem experiência com design gráfico, é importante ter a ajuda de um profissional da área para criar uma identidade visual para sua obra

 

Ele poderá trazer sugestões, caso você não tenha ideia do que quer. Assim, o designer poderá traduzir a identidade que deseja de acordo com suas instruções.

 

Caso seu livro necessite de ilustrações ou imagens, saiba que também é preciso editá-las e diagramá-las dentro das páginas de forma que o conteúdo fique harmônico e agradável para o leitor.

#04: Invista na diagramação e design do seu livro digital

A diagramação é uma etapa fundamental para qualquer livro. É durante esse processo que o conteúdo é organizado junto aos elementos visuais presentes na obra.

 

Caso tenha noção de como fazer a diagramação, você mesmo pode executar essa função, porém, se não sabe do que estamos falando, é importante buscar por um profissional que execute o serviço para que seu livro digital fique perfeito. 

#05: Revisão: etapa fundamental para finalizar seu livro

Antes de finalizar seu livro digital para a publicação e divulgação, é fundamental realizar uma revisão final.

 

Por mais que você já tenha revisado inúmeras vezes o conteúdo escrito do seu livro, a etapa de revisão de prova (como é chamada a revisão do livro finalizado) é crucial para não passar nenhum erro, seja ele gramatical ou em algum outro elemento do e-book.

#06: Publique e divulgue seu livro digital

Depois de se certificar que finalizou o seu e-book, ele está pronto para ser publicado e divulgado. Se você está pensando em vendê-lo, é importante criar uma landing page (página de vendas on-line) para que as pessoas interessadas realizem a compra do seu e-book.

 

Se você já tem um perfil profissional nas redes sociais, aproveite para fazer a divulgação do seu livro digital nesses canais e impulsionar suas vendas. 

 

Percebeu que criar e formatar um livro digital não é nenhum bicho de sete cabeças? Com ele, você pode estar presente na vida do leitor em qualquer lugar, seja no intervalo entre atividade, no trânsito ou durante uma viagem.

 

Então, se você tiver condições de investir em um e-book, não pense duas vezes e faça parte de um nicho de leitura que só cresce no Brasil e no mundo.

 

Agora que você já conhece todas as etapas para criar um livro digital, aproveite e baixe nosso Guia de Marketing para Autores, com dicas de como fazer o plano de marketing para fazer da sua obra um sucesso de vendas. Até logo!

Compartilhar

Outros Artigos

PUBLIQUE SEU LIVRO
Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!