Pular para o conteúdo
Na imagem um mulher com um leitor de ebook na frente do rosto, na tela do aparelho se vê uma interrogação. Na texto se lê: o que é um ebook, confira tudo sobre o formato com a Editora Viseu

O que é um ebook? Confira tudo sobre o formato com a Editora Viseu

O ebook é um formato de livro que vem se tornando cada vez mais comum para leitores do Brasil e de todo o mundo. Ele traz uma série de vantagens frente ao livro físico, mas também tem seus pontos fracos. Por isso, é possível que os dois modelos sigam coexistindo por bastante tempo.

Porém, se você quer ter a experiência de publicar um e-book mas não sabe o que é e nem como funciona o formato, veio ao local certo.

Neste conteúdo, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre esse tipo de livro digital, conhecer seus tipos e quais fatores levar em conta na hora de escolher por esse tipo de publicação.

Continue com o blog da Editora Viseu e boa leitura!

O que é um ebook?

O e-book ou ebook é uma sigla em inglês para ecletronic book, que significa livro eletrônico. Os ebooks são muito utilizados nas estratégias de marketing de conteúdo de empresas e produtores de conteúdo.

O ebook é um formato que traz uma visão mais aprofundada sobre um determinado conteúdo. Por isso, o livro digital transmite conhecimento de forma prática, didática e de fácil entendimento.

O formato que se assemelha ao de um livro, também pode ser vantajoso para escritores e autores, já que é uma forma bastante eficiente de angariar clientes e leitores, por exemplo.

Em um estratégia de marketing de conteúdo para escritores, o ebook poderia funcionar como um guia para redação de livros e gêneros textuais, por exemplo.

Quais são os formatos de ebook?

No mercado, existe uma série de formatos de ebooks. Assim, na hora de publicar, é importante escolher a extensão que seja mais acessível e entregue a melhor experiência para o seu público leitor.

Confira abaixo alguns dos formatos mais comuns no mercado, com suas vantagens e desvantagens.

epub

O epub é um formato é um dos mais utilizados para ebook, sendo compatível com vários dispositivos, entre computadores, smartphones e tablets.

O formato é bastante seguro quanto a proteção de cópias e oferece ótimo suporte de layout fixo. Outra vantagem do epub é que ele pode ser convertido para pdf, o que aumenta a versatilidade do formato.

Kindle

O Kindle Package Format ou simplesmente Kindle é um tipo de arquivo desenvolvido pela Amazon para pareamento de ebooks com o seus dispositivos próprios.

Assim, a empresa tem seu próprio sistema de e-readers, que oferecem uma experiência de leitura e de compra de ebook diferenciada. Porém, o Kindle é limitado para os aparelhos da marca, não rodando em outros dispositivos.

Mobipocket

O Mobipocket ebook também conhecido como mobi foi o primeiro utilizado pelos e-readers da Amazon. Porém, ele foi descontinuado pela empresa, que optou por apostar suas fichas no formato AZW.

O AZW ainda é utilizado em dispositivos Kindle, mas pouco visto em outros suportes de leitura para ebook.

iBook

O formato iBook é muito utilizado pelos dispositivos Mac e iOS, podendo ser compatíveis com desktops e outras plataformas móveis. Eles são muito pouco populares, assim, dificilmente você verá um ebook com esse formato em alguma loja.

txt

O formato txt contém apenas dados de texto e a extensão .txt., assim ele não suporta imagens e gráficos. Por isso, pode ser desvantajoso para quem vai escrever um livro digital que precise de ilustrações, infográficos e outros elementos visuais.

Além disso, o formato txt é um tipo de ebook que não oferece proteção de gerenciamento de direitos autorais e oferece suporte para layouts fixos. Ou seja, o txt é um formato de e-book exclusivo para publicação de texto.

pdf

O PDF ou Portable Document Format (formato de documento portátil, em tradução livre), é o tipo de arquivo digital mais utilizado na atualidade. O PDF é um formato de ebook bastante versátil, já que é suportado por diversas plataformas e, por isso, tem alto nível de acessibilidade.

Ele pode ser aberto, editado, gerado e reformulado em aplicativos como Google Drive, Microsoft Office, Kindle entre outros. Além disso, é comum que muitos dispositivos já saem de fábrica compatíveis com o PDF.

O formato pdf é então uma ótima opção para autores que vão lançar livros e querem facilitar a vida do leitor.

 


Quais as vantagens de publicar um e-book para um escritor?

Agora que você já sabe o que é e quais os formatos de ebook mais comuns entre os leitores, é importante conhecer quais as vantagens de publicar um livro digital.

É claro que antes de tomar essa decisão, você precisa analisar seu público alvo e entender se ele utiliza ou tem afinidade com o ebook.

1 - Geram relevância e autoridade profissional

O ebook é um formato que gera autoridade para o escritor. Por exemplo, se você quer se tornar referência no seu meio profissional, publicar um ebook é uma estratégia interessante para se tornar autoridade.

Com o ebook, você pode apresentar estudos de caso, análises e conteúdos exclusivos que destaquem sua experiência na resolução de problemas, por exemplo.

Ou seja, é uma forma rápida e prática de oferecer conteúdo autêntico e de valor que vai ajudar a alavancar sua carreira. Você pode, por exemplo, reunir seus artigos produzidos no LinkedIn em um livro digital. Com isso, aproveitar a relevância que já tem na rede profissional para crescer mais.

2 - São fontes amigáveis de conhecimento e aprendizagem

O ebook é uma fonte de pesquisa rápida e prática. Com ele, o leitor não precisa ler 300 páginas para tirar uma dúvida. Ou seja, o formato ebook é assertivo, busca resolver exatamente a dúvida apresentada pelo leitor.

A estrutura do ebook também é bastante interessante: Ele é dividido em parágrafos curtos, com frases curtas e diretas.

Muitos dos livros digitais são pensados para funcionar como guias, por isso, conduzem o leitor por cada passo, trazendo detalhes e mostrando como resolver cada problema.

3 - Leves e fáceis de carregar

O ebook é um formato que pode ser lido em qualquer lugar e hora, já que os e-readers e tablets são leves e fáceis de carregar. Então, se você perceber que seu leitor tem uma vida dinâmica e ágil, publique seu livro em ebook.

O ebook é ainda um formato que pode ser reaproveitado para editar uma série de outros conteúdos para divulgação ou promoção do seu livro.

Por exemplo, você pode editar blogposts, fazer postagens nas redes sociais ou produzir outros formatos de materiais para chamar a atenção do público.

4 - Eliminar custo de impressão

O custo da impressão é uma das principais dificuldades de autores e escritores na hora de publicar um livro. Nem todo mundo consegue arcar com uma quantidade mínima de exemplares.

Assim, o ebook funciona como uma boa alternativa à impressão, fazendo com que você economize bastante ou invista o dinheiro na estratégia de marketing do livro.

Porém, se no futuro você decidir pela publicação física, o ebook estará pronto se tornar um livro físico com publicação e impressão de qualidade e invadir as prateleiras das livrarias quando você desejar.

5 - Rápida atualização de conteúdo

O ebook permite com que uma atualização de conteúdo seja feita de forma rápida e seja disponibilizado em algumas horas para os leitores.

Essa é uma grande vantagem do ebook, pois realizar esse processo no livro impresso seria bastante moroso e caro. Ou seja, na prática, você teria de pagar por uma nova impressão do material.

O ebook é uma solução inteligente para você que vai escrever um livro sobre o mundo business, uma área com frequentes mudanças e requer atualizações periódicas.

imagem mostra celular em uma mesa, na tela do aparelho aparece vário ebooks para baixar

 

Quais as desvantagens de criar um ebook?

Mesmo com ótimas vantagens ao seu favor, o ebook pode não ser a melhor escolha para seu projeto de publicação. Confira abaixo alguns pontos que você precisa observar antes de realizar a publicação nesse formato

1 – Alto custo do e-readers

O valor dos e-readers ou leitores digitais podem ser uma barreira na hora editar um livro digital. Por isso, é importante conhecer seu público-alvo, levar em conta o poder aquisitivo do seu leitor é uma boa antes de escolher o formato de publicação por e-book.

Avalie ainda o formato de publicação. Por exemplo, o formato Kindle é exclusivo para Amazon, o que pode limitar o alcance do seu livro.

2 – Aumenta a distração durante a leitura

É comum que os dispositivos de leitura tenham várias outras funcionalidades, por isso as chances de distração são grandes.

Esse pode ser um ponto negativo, já que pode tornar a leitura pouco produtiva e a experiência pouco satisfatória.

3 – Fadiga visual

O ebook é um formato lido em dispositivos eletrônicos que podem trazer desconforto e fadiga muscular.

Mesmo aquele com tecnologia de controle de brilho, a luminosidade pode ser um fator negativo para quem lê por muitas horas.

4 – Preferência do público alvo por livro físico

Não é segredo para ninguém que o livro físico é o preferido de grande parte dos leitores.

Para se ter uma ideia, em dezembro de 2023, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou uma pesquisa que apontava que 54% dos consumidores brasileiros compraram somente livros físicos. Enquanto, 15% adquiriram somente o formato digital.

Dessa forma, a sua pesquisa de público-alvo precisa analisar os hábitos de leitura da sua audiência. Por isso, não deixe de levar isso em conta na hora de decidir publicar um ebook.

5 – Não são colecionáveis

O formato ebook também não é colecionável, alguns deles podem ter prazo de leitura. Porém, não vai ser possível que o leitor tenha o livro na sua prateleira de livros.

Mas se você tem planos para criar um trilogia ou uma saga de livros, esse é um fator para se pensar. Nada impede que, no futuro, você crie um box de livros específico para divulgar sua saga, por exemplo.

Percebeu que não basta apenas saber o que é o ebook e sair publicando? É necessário que essa escolha seja estratégica e que dialogue com seus objetivos. Assim, aproveite para avaliar todos os fatores envolvidos antes de tomar a decisão final.

Por aqui, você pode conhecer um pouco mais sobre o formato de livro digital, suas vantagens, desvantagens e mais. O Blog da Editora Viseu espera que essas dicas sejam muito valiosas e te ajudem a atingir seus objetivos.

Aproveite a oportunidade para descobrir qual gênero literário é o melhor para compartilhar suas ideias, pensamentos e histórias como o mundo!

Até o próximo conteúdo!

Compartilhar

Outros Artigos

Saiba o que faz um editor de livros
Dicas de publicação

Editor de livros: quem é e o que faz?

A figura do editor de livros pode parecer um tanto nebulosa para muitos autores. Afinal, quem é esse profissional e o que ele faz? O

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!