Pular para o conteúdo
Instagram para autores - como divulgar meu livro

Instagram para autores: como divulgar meu livro?

Com este conteúdo, você vai entender que utilizar o Instagram ou qualquer mídia social vai muito além de uma divulgação pontual de um livro ou de um produto.

Para usar o Instagram de forma  coerente, mirando bons resultados, você precisará de muito mais consistência para poder obter o sucesso que você tanto almeja nessa e em outras redes.

O Instagram é atualmente a rede social que mais engaja as pessoas a partir de conteúdos voltados ao entretenimento.

Índice do Artigo

Um estudo feito pela gigante RD Station analisou dados de profissionais voltados ao ramo de marketing. Dos entrevistados, 90% consideraram o Instagram a rede mais relevante da atualidade.

O mesmo estudo aponta que no Brasil, cerca de 171 milhões de pessoas possuem perfis sociais nas mídias digitais, o que representa 79,9% da população brasileira.

Este e outros motivos levam-nos a considerar o Instagram um “mar” de possibilidades para busca de popularidade para divulgação de obras literárias.

Você certamente é um  usuário dessa rede tão popular no meio digital, e provavelmente já a usou para:

  • avaliar a idoneidade de uma empresa
  • pedir um lanche
  • analisar o nível de conteúdo das pessoas que publicam com frequência
  • e também para buscar informações ou notícias, sejam elas locais (do nosso bairro ou cidade), nacionais ou internacionais.
 

Há poucos anos, a rede foi comprada pela empresa hoje conhecida como Meta, (que até pouco tempo atrás se chamava Facebook).

Os três grandes produtos da marca Meta incluem:

  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp
 

Por aí você já percebe que esta corporação já faz parte de uma boa porcentagem do seu dia, pois em geral, as pessoas passam de 1h até 4 horas por dia checando seus aplicativos sociais, seja para fins profissionais,, pendências familiares ou até mesmo por lazer.

Diante da tamanha popularidade dessas redes, ficam alguns questionamentos para você, leitor:

  • Qual a melhor forma para se posicionar diante dos seguidores?
  • Qual tom de voz usar ao conversar com as pessoas? Formal, descontraído ou artístico?
  • Com que frequência devo postar novos conteúdos?
  • Como criar uma linha editorial para abordar os temas que o público julga ser interessante?
 

Esses e outros questionamentos iremos responder neste conteúdo, cujo objetivo é incentivar os autores a movimentarem seus perfis sociais em prol da promoção de seus livros.

Qual o momento certo para iniciar a divulgação do meu livro?

Este é o grande “X” da questão, e pode-se dizer que se trata do ponto chave deste artigo.

A sua presença nas mídias sociais não pode estar atrelada ao seu livro somente, mas sim ao relacionamento que você precisa manter com os seus potenciais leitores.

Pensando dessa forma, podemos dizer que você precisa planejar a sua performance nesta rede muito antes de iniciar as etapas editoriais do seu livro.

Antes do seu livro, as pessoas precisam conhecer você como autor, ou seja, você precisa criar sua persona virtual, que nada mais é do que sua imagem como figura pública.

Os leitores precisam acompanhar você desde o momento que você decidiu planejar o conteúdo do seu livro, por isso, é muito importante que você saiba em qual gênero literário você pretende escrever:

 

A partir desse entendimento, você poderá partir para as próximas etapas de divulgação do seu perfil como autor.

Quais temas devo abordar para engajar meus seguidores?

Após você escolher o gênero literário no qual você pretende escrever seu livro, você precisa criar um painel (seja ele físico ou virtual), onde você escreverá todos os temas que serão abordados em seu livro.

Vamos a um exemplo prático para deixar tudo ilustrado de uma forma mais didática?

Digamos que você deseja escrever um livro de autoajuda com um conteúdo voltado para mulheres que sofreram e sofrem violência doméstica.

Como você já tem um tema e um direcionamento bem específico, agora você poderá usar suas redes sociais, em especial o Instagram, que é o objeto deste artigo, para postar conteúdos como:

  • Imagens relacionadas ao tema
  • Vídeos
  • Citações
  • Notícias
  • Estatísticas
  • Reportagens locais
  • Depoimentos de mulheres
  • Detalhes sobre o desenvolvimento do seu livro
 

Você poderá utilizar sua rede social para conversar com o público-alvo que se relaciona com o tema no qual você pretende escrever a sua obra de autoajuda.

Se você tem um conteúdo mais voltado para humor, ou fantasia (ficção), é interessante você trabalhar com uma linha mais descontraída, abordando temas que se assemelham à história que você deseja contar em seu livro.

Qual a melhor estratégia para produzir conteúdo para o Instagram?

O mais racional a se fazer para que você não fique semanalmente dependente da produção de conteúdo é se antecipar com um estudo bem detalhado dos temas que você domina para então criar publicações de valor.

Uma recomendação que damos é: procure se inspirar em pessoas que você admira, observe seus conteúdos e a forma com essas pessoas se portam no Instagram, e busque uma abordagem semelhante, mas claro, levando sempre em consideração duas coisas importantes:

  1. As pessoas querem ver a sua individualidade e sua originalidade
  2. Seus seguidores saberão quando você está sendo autêntico ou quando está meramente reproduzindo o conteúdo de outras pessoas.
 

Quando você observa o modo com que as pessoas se portam nas mídias sociais, você consegue estabelecer um padrão para também se posicionar de uma forma que irá engajar o público.

A partir deste entendimento, você pode criar uma linha editorial, que nada mais é do que criar temas com os quais você pretende trabalhar para criar novas publicações.

Liste os temas, abra um documento em branco e comece a planejar:

  • Legendas: que consistem na parte escrita da publicação
  • Plano da imagem: que consiste no planejamento da imagem que você pretende publicar.
 

É importante lembrar que ao utilizar um bom editor de textos para planejar as suas publicações, você terá à sua disposição um corretor ortográfico capaz de indicar possíveis erros gramaticais, e isso é essencial para que você mantenha um padrão de qualidade naquilo que você posta.

Dois editores que recomendamos aos escritores da Viseu é o Microsoft Word e o Google Docs.

Falando nisso, se você já está imerso na rotina de escrever o seu livro, não deixe de conferir as 5 dicas essenciais para você manter seu manuscrito seguro.

Com que frequência eu devo publicar conteúdos no instagram

Mais importante do que estabelecer uma frequência (que talvez você nem consiga cumprir), você precisa estar ciente de uma palavra-chave: Consistência.

Lidamos diariamente com autores dos mais diversos gêneros literários, e sabemos que um dos maiores desafios dos escritores é conciliar a atividade criativa da escrita com o afazeres do dia a dia, que geralmente são: trabalho e família.

É por este motivo que a escolha da frequência de publicação deve ser uma atitude bem pensada para que você não inicie e depois abandone a estratégia.

Para você ter uma relevância no Instagram, é necessário estar em constante produção de conteúdo, mesmo que a sua frequência não seja diária.

Por exemplo, se você escolher publicar 2 vezes na semana, ou quem sabe 3 vezes, seja fiel a sua produção de conteúdo, entregando posts de valor para os seus seguidores.

Ao publicar de forma desordenada, com intervalos muito longos, você mostra ao algoritmo da rede que você não possui consistência para entregar conteúdo aos usuários, por este motivo, o próprio “robô” (software) opta por não entregar seus conteúdos aos usuários do Instagram.

Separamos um vídeo dedicado a este assunto sobre o algoritmo do Instagram, cuja fonte é canal da Luh Testoni (Youtube):

Uma dica de ouro para que você consiga se organizar em relação a consistência de publicação é planejar a imagem e as legendas dos seus posts, conforme mencionamos no tópico anterior.

Ao acumular 2 a 3 meses de conteúdo em um documento, e depois programar suas publicações para que sejam postadas de forma automática, você passa a ter tempo de produzir o próximo bimestre ou trimestre com calma.

A própria ferramenta da Meta já oferece um gerenciador de publicações capaz de programar as suas publicações, de forma que elas entrem na rede em data e horário escolhidos por você.

Dessa forma, você produz uma gama de conteúdos e depois programa para que eles sejam publicados de forma automática, ou seja, sem que você precise realizar os posts de forma individual e manual.

Agindo dessa forma, você faz com que a rede trabalhe por você, enquanto você dispõe de tempo para planejar os conteúdos futuros.

Procure utilizar todos os recursos que o Instagram oferece

Quando pensamos em Instagram, logo nos vem à mente os posts do feed e os famosos stories, que são aquelas publicações temporárias que duram 24h no seu perfil.

Porém, existem mais ferramentas que você pode utilizar dentro da rede além dos posts de Feed e Stories, como:

  • Transmissão ao vivo no Instagram: Neste recurso, você pode abrir a câmera e falar em tempo real com seus seguidores. O ideal é você divulgar sua live semanas antes de ela acontecer para que as pessoas se preparem para assistir seu conteúdo e, se possível, interagir com você ao vivo.
  • Reels – Esta é uma opção de vídeo em formato Mobile (formato da tela do celular), no qual você faz uso de áudios dentre outros recursos de edição de vídeo para tornar seu conteúdo mais interativo. O Reels pode ser gravado diretamente na tela do Instagram,se você preferir.
  • Publicações em parceria – Este tipo de publicação é aquele em que você menciona um perfil parceiro, de modo que o engajamento (curtidas e compartilhamentos) da sua publicação é compartilhada no perfil do seu parceiro. Esta é uma forma de conseguir a visibilidade do público de outras pessoas.

Procure variar o mix de publicações, utilizando todos os recursos que o Instagram oferece. Isso faz com que seu conteúdo não seja monótono.

Rede social serve para que você seja sociável

Infelizmente, muitas pessoas se apropriam dos conteúdos virtuais para apenas apreciá-los sem cumprir com o verdadeiro propósito de  uma rede social que é: socializar as pessoas de forma digital.

Você precisa ir na contramão dessa realidade, tomando uma postura mais “interacional”, ou seja, fure a bolha da comunicação e seja uma pessoa aberta a se comunicar por meio dos comentários e também via DM (Direct Message), que nada mais é do que o Inbox do Instagram.

Curta as publicações que você realmente se interessou, valorize o conteúdo das pessoas publicando comentários com sua opinião.

Isso ajuda você mostrar aos usuários que seu perfil é “vivo”, ou seja, não é uma mera vitrine que oferece um produto, mas sim uma pessoa real disposta a se comunicar em uma rede social.

Utilize sua jornada editorial para criar um Storytelling

Agora que você sabe todos os pontos importantes sobre como se posicionar no Instagram, chegou a hora de visitarmos algumas dicas para divulgação do seu livro.

A dica mais importante tem a ver com Storytelling, que nada mais é do que “contar uma história” a respeito do seu livro.

Na medida em que você for avançando na sua rotina criativa, publique detalhes da sua jornada aos seus seguidores, como:

  • Pensamentos que surgem enquanto você escreve
  • Dificuldades que você encontra na hora de escrever
  • Êxitos que você conquista enquanto desenvolve seu livro
  • Sua jornada de pesquisa e sua opinião sobre os temas que você está escrevendo
  • A evolução do seu livro, desde o manuscrito original, até a parte da revisão, criação de capa, diagramação, impressão, lançamento e distribuição nas livrarias.
  • Faça uma live para divulgar seu lançamento
  • Fotografe e poste trechos do seu livro em mãos
  • Planeje eventos para lançar seu livro e autografá-los
  • solicite as pessoas que comprarem seus livros a publicarem seus trechos preferidos e marcarem o seu perfil.
 

Enfim, não economize publicações quando o assunto for a sua jornada literária. É somente dessa forma que você vai conseguir causar no seu seguidor a vontade de ter acesso ao produto final de tanto esforço.

Como utilizar o Instagram para divulgar meu livro

Em resumo de tudo o que comentamos até agora, para utilizar o Instagram como ferramenta de propagação do seu livro você precisa:

 

  1. Planejar os temas que você pretende abordar, e de preferência que sejam temas relacionados ao seu livro. Dessa forma você conseguirá conversar com um público qualificado, ou seja, leitores que realmente têm interesse no conteúdo.
  2. Busque manter uma frequência na publicação de seus conteúdos, pois dessa forma você sinaliza ao algoritmo do Instagram que você está comprometido em entregar conteúdo de valor aos usuários da rede.
  3. Utilize todos os recursos que o Instagram oferece, como: Feed, Stories, Reels, Vídeos, Lives, etc. Agindo dessa forma, você evita que seu conteúdo fique monótono.
  4. Seja um usuário ativo e disposto a se comunicar com as pessoas da rede, dessa forma você se posiciona como uma pessoa real dentro do Instagram.
  5. Crie publicações que conectem um Storytelling que acompanhe todas as etapas da sua jornada editorial, desde a criação das primeiras páginas, até o lançamento da obra.
 

Essas são as dicas que trazemos para você no intuito de incentivá-lo a iniciar o quanto antes a produção de conteúdo para o seu Instagram.

Quanto mais cedo você começar, mais tempo você terá para engajar as pessoas ao redor do seu projeto literário.

A Editora Viseu já acompanhou mais de 5.600 autores em suas rotinas editoriais, por isso entendemos sobre o assunto de uma forma consistente.

Fique conosco e tenha acesso a conteúdos semanais voltados para novos autores. Se você tem dúvidas sobre Como publicar um livro, clique e acesse o conteúdo mais completo da Internet.

Compartilhar

Outros Artigos

Protagonista: saiba por que ele é fundamental para sua história
Dicas de escrita

Protagonista: como fazer seu personagem principal brilhar

A criação de personagens é uma grande dificuldade entre autores. Muitas são as questões às quais se atentar: verossimilhança, profundidade, falas, personalidade… Esses pontos se

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!