Pular para o conteúdo
como criar um bom título de livro

Como criar um título de livro marcante para sua história? O blog da Viseu te conta!

Table of Contents

O título do livro é uma das principais iscas para despertar a atenção do público. Juntamente com a capa, eles precisam fazer a dupla perfeita, instigando o leitor a retirar o livro da prateleira ou mesmo abrir o arquivo do e-book.

Mas escrever e escolher um bom título para sua história não é uma tarefa muito fácil. Há quem prefira escrever 100 páginas a ter que criar e definir o nome do livro, isso devido ao tamanho da pressão para resumir toda uma história em algumas poucas palavras.

Para te ajudar na sua tarefa, preparamos um conteúdo com dicas valiosas que vão facilitar sua vida na hora de desenvolver o nome do seu livro. Além disso, vamos te mostrar quais os principais fatores que definem um bom título e muito mais.

O que é e qual é a função do título do livro?

O título do livro é o mesmo que o nome da sua obra e traz em si uma síntese bastante precisa ou que dialoga intimamente com a história narrada.

Assim, um bom título de livro tem a função de transmitir sentido, nomear a produção e também de despertar o interesse do leitor, funcionando juntamente com a capa do livro como uma vitrine.

Aproveite para conhecer as melhores estratégias visuais para capa de livro e escolha aquela que mais combina com seus objetivos.

Por que o título do livro é importante?

Na hora de saber como escrever um título de livro, é fundamental que você tenha muito claro em mente a importância desse elemento, principalmente sobre a capacidade de chamar a atenção e atrair o leitor.

Dessa maneira, ele oferece insights e pistas sobre a trama, porém deixa aquele Q de mistério ou de ambiguidade que vão seduzir o leitor a abrir o livro e, quem sabe, até levá-lo para casa.

Quantas palavras deve ter o título de um livro?

O recomendado é que o título de um livro tenha de 5 a 15 palavras. Entretanto, essa é uma regra que pode ser quebrada. Por exemplo, a série de livros do autor Laurentino Gomes sobre a história do Brasil traz pontos a se pensar.

Seu best-seller 1808, que narra a chegada da corte portuguesa ao Brasil tem uma complementação de nome super extensa: “1808 – Com uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”. Ufa!

Assim, foi uma estratégia muito bem pensada destacar o ano 1808, que para o público leitor de temas históricos é um período bastante conhecido. Por isso, pense na definição do nome do seu livro como um elemento estratégico.

Onde o título do livro fica?

O título do livro fica na capa da publicação, juntamente com o nome do autor, e o nome da editora que publicou o material. O mais comum é que ele fique posicionado na parte superior ou centralizado na capa.

O título também é encontrado na lombada do livro, que é a parte lateral da publicação. Assim, o título também aparece junto ao nome do autor e, às vezes, ao nome da editora.

Isso permite que o livro seja facilmente identificado e localizado em uma prateleira ou biblioteca.

5 Dicas de como criar um título de livro impactante

Para escrever um título de livro marcante é importante seguir algumas diretrizes, que além de ajudar a criar o dito cujo, podem fazer com que sua publicação tenha mais apelo junto ao público.

1. Seja fiel ao tema do livro

A escolha do nome do livro precisa ser facilmente conectada à história contada. Por exemplo, um livro infantil deve transmitir toda a energia e falar a língua das crianças, ser fácil de memorizar e até falar.

Já um livro de ficção científica precisa ter um título que traga a complexidade da narrativa, a ambiguidade ou o mistério que a história pretende contar.

Tendo em vista essas ideias, utilize a criatividade para ter ideias marcantes, porém, não perca o foco da história de vista.

2. Utilize a força das palavras

Já reparou que algumas palavras são muito comuns entre os títulos de livros? Pois é, elas carregam uma força por si só e chamam muita atenção por isso.

Assim, palavras como “Amor”,”Morte”, “Inferno”, “Paixão” entre outras, podem transmitir o título do seu livro com mais força e assertividade.

Então, aproveite para testar o uso de uma dessas palavras, vinculando com outras palavras e expressões que combinem e sejam coerentes com a narrativa da publicação.

3. Desenvolva e teste várias opções

Uma boa técnica para encontrar a melhor versão de título para seu livro é escrever várias opções, podendo criar até mesmo vários títulos semelhantes.

Depois disso, o processo de comparação pode fazer com que você encontre combinações mais promissoras, mesmo que de início nada pareça bom.

Explore as combinações até que algo te deixe satisfeito. Depois, que tal testar algumas frases com seus amigos e ver o que acontece?

4. Evite frases difíceis de memorizar

Um título fácil de memorizar pode facilitar a busca por ele em uma livraria ou na numa loja online. Pense que esse pode ser um critério com peso para definir o nome do seu livro.

Além disso, a tendência é que as pessoas memorizem menos informações hoje em dia. Ou seja, muitas dessas informações que chegam até nós, são rapidamente perdidas. Então, aposte num título fácil de gravar.

5. Busque referências dentro do seu nicho literário

Alguns gêneros literários seguem padrões para nomear os títulos. Dessa maneira, antes de começar a escrever o nome do seu livro, faça uma boa análise das tendências atuais do mercado literário.

Aproveite essas informações do seu tipo de nicho literário e tente aplicá-las de forma positiva no seu projeto de escrita do título do livro.

Confira 3 ideias de títulos criativos

Vamos conferir algumas ideias de títulos de livros clássicos que são criativos e estratégicos e renderam ótimas criações e boas vendas. Será que alguns deles tem a ver com o livro que você está escrevendo agora?

“Assassinato no Expresso Oriente”, de Agatha Christie

Agatha Christie escreveu vários suspenses que utilizam fatos ou elementos de suas histórias em seus títulos.

Entre eles, também podemos citar “A noite das Bruxas”, “Um Corpo na Biblioteca” e muitos outros.

“Cem anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Marquez

O título do clássico “Cem anos de solidão” dá pistas de um sofrimento que nunca termina e se prolonga ao longo da narrativa.

O nome funcionou muito bem e a narrativa também, não a toa o autor colombiano venceu um Nobel de Literatura, sendo que “Cem anos de Solidão” é um dos livros mais lidos e traduzidos em todo mundo.

“Grande Sertão: veredas”, Guimarães Rosa

O título do clássico da literatura brasileira indica mais que um sertão geográfico e especial. É uma representação também dos sertões psicológicos, metafísicos e simbólicos por onde se enveredam os personagens e a própria narrativa de Guimarães Rosa.

É uma escolha por um título de livro aparentemente muito simples, porém carregada de significados e que dialoga fielmente com a narrativa desenvolvida pelo autor.

Vale a pena utilizar um gerador de título de livro?

O gerador de títulos pode ser uma ferramenta interessante para trazer ideias de nomes para o livro. Porém, ela deve ser utilizada como única estratégia.

Assim, como o uso das Inteligências Artificiais para autores pode de nos ajudar também nessa tarefa, trazendo dicas e pontos de vistas que talvez não enxergamos antes.

Dessa maneira, vale a pena utilizar o que a tecnologia tem a nos oferecer para facilitar nossa vida e otimizar nossa rotina de trabalho. Mas não fique refém da IA, ok?

Além disso, você pode deixar para criar o título apenas ao final da escrita dos seus originais, por isso terá muito tempo para encontrar um nome impecável para seu livro.

Por aqui, você acompanhou dicas de como escrever um bom título de livro, viu também exemplos de nomes de livros famosos que podem servir de inspiração e entendeu a importância desse elemento para o sucesso da sua obra.

Esperamos que essas informações sejam muito úteis para você e tragam ótimos frutos para sua carreira de autor. Aproveite para conhecer 10 ferramentas para escrever melhor e que vão proporcionar uma nova forma de desenvolver sua rotina de escrita.

Até o próximo conteúdo!

 

Compartilhar

Outros Artigos

Protagonista: saiba por que ele é fundamental para sua história
Dicas de escrita

Protagonista: como fazer seu personagem principal brilhar

A criação de personagens é uma grande dificuldade entre autores. Muitas são as questões às quais se atentar: verossimilhança, profundidade, falas, personalidade… Esses pontos se

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!