Pular para o conteúdo
Escrito: 10 dicas de ferramentas para escrever mais rápido e melhor Imagem: Homem branco, jovem e de óculos sentado com o notebook no colo

10 ferramentas para escrever mais rápido e melhor!

Apesar do avanço da Inteligência Artificial para escrita de textos, a produção de conteúdo ainda vai depender dos seres humanos por muitos anos, então, ter boas ferramentas para escrever é fundamental.

 

Já falamos sobre as possibilidades e limitações dos softwares de IA em outro post aqui em nosso blog, e reiteramos que o segredo está em sabermos o que a tecnologia pode nos oferecer para escrevermos mais rápido e melhor.

 

Por isso, hoje, separamos algumas ferramentas on-line para agilizar o processo de escrita para quem gosta ou precisa escrever em sua profissão.

Claro que a melhor dica para escrever mais e melhor ainda é: escreva!

 

Afinal, quanto mais colocamos algo em prática, mais nos desenvolvemos nessa atividade. Mas, para além dessa dica, separamos ferramentas que temos certeza que algumas delas serão bem úteis no seu dia a dia enquanto escritor(a). Confira!

  1. Answer The Public

Se você escreve (por profissão ou por hobby) e ainda não conhece o Answer The Public, você precisa conhecer.

 

Essa ferramenta é bem útil para te dar ideias para sua escrita, já que sua principal funcionalidade é trazer um panorama de perguntas que são feitas diariamente no Google a respeito de um termo.

 

Então, se você digitar o tema que está pensando em escrever, a ferramenta trará quais são as perguntas mais relevantes sobre esse tema, te dando ideias do que escrever um conteúdo que será útil para as pessoas

 

Assim, é bem mais provável que elas se interessem pelo conteúdo que você criou. 

  1. Medium

Você já conhece e usa o Medium? Esse é um dos maiores sites de conteúdo do mundo. 

 

A plataforma híbrida foi criada em 2012 com o intuito de ser um canal de jornalismo social. O site cresceu e se consolidou e, hoje, é uma referência na produção e consumo de conteúdo.

 

É um ótimo website para encontrar inspiração sobre o que escrever, se munir de dados e estar sempre atualizado sobre o que está acontecendo no mundo. 

 

Porém, a maior parte do site é em língua inglesa e você precisará estar com o inglês em dia para aproveitar o que a plataforma pode oferecer. 

  1. Language Tool

Claro que todo mundo (ou quase todo mundo) que escreve se orgulha do seu português, mas sabemos que nunca é demais se precaver para não cometer nenhuma gafe linguística. 

 

O Language Tool é uma extensão para o Google Chrome que funciona como um corretor ortográfico e gramatical multilíngue. Ele ajuda os escritores a corrigir ou parafrasear textos. 

 

A extensão é bem útil porque funciona em qualquer ferramenta de escrita on-line que você estiver usando no navegador mais usado do mundo. Assim, você perde menos tempo durante a revisão do seu texto.

  1. OnmWriter

O OmmWriter é uma ferramenta para facilitar sua concentração, baseada em um ambiente de escrita que te isola das distrações e estabelece uma relação entre os seus pensamentos e as palavras.

 

O OmmWriter abre em modo de tela cheia com um design minimalista (por possuir apenas as funções necessárias para a sua escrita), então, nada atrapalha seu processo criativo

 

Além disso, ele tem opções de fontes diferentes para você escolher aquela que mais te agrada e também opções de faixa de áudio formulados para aumentar o foco e a concentração. Uma ótima ferramenta para você mais e melhor.

  1. Pocket

Você já usa o Pocket? Esse app é perfeito para salvar aquele conteúdo que você achou super interessante, mas não tem tempo para ler ou assistir naquele momento. para guardar links para ler depois. 

 

Com ele, é possível ir salvando os links que você achou interessante para consumir depois. Você também pode usá-lo para criar listas de leituras ou reunir seus conteúdos preferidos para sempre voltar a acessá-los com facilidade depois.

  1. Toby For Chrome

Sabe aquele momento que você está escrevendo e percebe que tem dezenas de abas do seu navegador abertas? 

Então, o Toby é ideal para organizar todas essas abas e fica bem mais fácil encontrar a página específica que você quer acessar.

  1. MindMup

Os mapas mentais são bastante úteis para escritores que precisam lidar com diversos capítulos, cenários e personagens.

 

Se você acha que uma ferramenta para criar mapas mentais para organizar suas tramas te ajudaria no seu processo de criação, o MindMup é a ferramenta ideal, pois ela é  on-line e gratuita.

  1. Sinônimos

Sim, o site Sinônimos também pode te ajudar a escrever mais rápido e melhor. 

 

Sabe quando estamos viciados nos mesmos adjetivos e advérbios  em nossa escrita? Então, ao abrir o Sinônimos, rapidamente você consegue ter diversas opções de variações para usar no seu texto

 

Isso também é ótimo para você evoluir no seu processo de escrita!

  1. StartStudio

Você está escrevendo um roteiro para um programa audiovisual, um podcast ou um audiobook? A ferramenta StartStudio é ideal para te ajudar nisso.

 

A ferramenta gratuita conta o tempo que seu texto teria se ele fosse narrado em três opções de velocidade: pausada, normal e rápida. Assim, se o conteúdo em áudio que você está escrevendo tem uma limitação de tempo, não perca tempo e use esse recurso.

  1. Contador de Caracteres

O Contador de Caracteres, como o próprio nome já diz, é perfeito para você saber quantos caracteres, letras, palavras e linhas seu conteúdo tem. Mais uma ferramenta gratuita para você colocar na sua lista de recursos para escrever mais rápido e melhor!

 

E aí, gostou da nossa lista de ferramentas para escrever mais ágil e melhor sua escrita de forma geral? E, se você estava procurando uma lista de apps de escrita especificamente, não deixe conferir nosso post com os 10 melhores aplicativos para escrever. Até logo!

Compartilhar

Outros Artigos

Saiba o que faz um editor de livros
Dicas de publicação

Editor de livros: quem é e o que faz?

A figura do editor de livros pode parecer um tanto nebulosa para muitos autores. Afinal, quem é esse profissional e o que ele faz? O

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!