Pular para o conteúdo
Inteligência artificial para autores: como usar?

Inteligência artificial para autores: como usar?

Há muita polêmica em cima do uso da Inteligência Artificial para escrita criativa e muitos escritores ainda não testaram incluir a AI em seu processo de criação.

 

Afinal, quando tocamos no assunto literatura, o que faz um escritor ou escritora ser valorizado(a) é sua habilidade com as palavras e sua capacidade criativa. Quantas histórias originais já te encantaram e só poderiam ser escritas por aquele autor(a)?

 

Nós, da Editora Viseu, concordamos com esse pensamento, mas acreditamos também que não há apenas um caminho para criar histórias e que cada autor(a) deve conviver com as contemporaneidades do seu tempo.

 

Machado de Assis não tinha um computador com internet para escrever suas obras, contudo, nomes como Stephen King e J.K. Rowling, grandes escritores da atualidade, já usaram esses recursos da modernidade como uma ferramenta de ajuda no processo de escrita de suas obras. 

 

Ou seja, a IA não foi utilizada para escrever seus livros integralmente, mas para pesquisa, contribuir com o processo criativo, oferecendo dicas e insights, por exemplo. O que queremos dizer é que é possível usar a tecnologia a nosso favor, independentemente da nossa área de atuação, inclusive na literatura.

 

Você quer saber mais sobre os recursos de inteligência artificial para autores? Acompanhe nosso post até o final e fique por dentro de tudo!

5 ferramentas de Inteligência Artificial para escrever!

Se você já leu nosso post sobre como escrever um livro com ajuda da Inteligência Artificial, sabe que esses softwares têm limitações de criatividade e que não substituirão a sua importância no processo de criação da sua obra.

 

Você, enquanto escritor(a), está no comando do processo de escrita e saberá quando sua obra estiver pronta para outras pessoas lerem. Afinal, você não vai querer que um conteúdo ruim tenha a sua assinatura, não é mesmo?

 

Então, conheça as ferramentas de IA e como elas podem ser usadas na escrita do seu livro!

  1. ChatGPT

O ChatGPT, da empresa OpenAI, é inquestionavelmente o software de inteligência artificial mais renomado, sendo o pioneiro na capacidade de escrita automática. 

 

Mas o que você deve saber é que o ChatGPT é uma ferramenta de pesquisa extremamente eficaz, capaz de fornecer informações em tempo recorde, desde que seja devidamente instruído. 

 

Ao formular perguntas específicas para o software, como acontecimentos de um fato histórico, por exemplo, ele te oferecerá um resumo conciso, consolidando as informações essenciais relacionadas à sua pergunta. 

 

É um recurso que pode ser particularmente valioso para conduzir pesquisas e obter dados para enriquecer a construção de narrativas. Ademais, a ferramenta apresenta utilidade ao reescrever partes do seu manuscrito que possam demandar aprimoramento, oferecendo uma alternativa eficaz na revisão textual.

  1. Copy AI

Semelhante ao funcionamento do ChatGPT, o Copy AI também é um software de inteligência artificial com capacidade de escrita automática.

 

Indicado para escrever conteúdos de copywriting, a plataforma também funciona com base nas instruções que você oferecer a ela, te entregando respostas prontas. 

 

Obviamente, a ferramenta não te entregará um livro pronto, mas a solução tem uma base de dados que é atualizada frequentemente, por isso, as informações tendem a ser precisas e verdadeiras.

  1. Jasper AI

Outra opção de software de Inteligência Artificial para a simulação da inteligência humana para a geração de textos, imagens, tradução, correção ortográfica e gramatical é o Jasper AI. 

 

Uma vantagem de utilizar essa plataforma é que você pode acessá-la no seu smartphone, pode adicioná-la à extensão do seu navegador e ainda pode integrá-la em outros sites e aplicativos.

 

O Jasper AI também pode ser utilizado para descomplicar um conteúdo muito estilizado e culto, transformando-o em uma linguagem mais simples e acessível.

  1. Sudowrite 

O Sudowrite é uma ferramenta criada especialmente para escritores, já que ela é capaz de fornecer instruções, expandir cenas, encontrar as palavras perfeitas ou até mesmo criar trechos inteiros com sua a linguagem da sua história.

 

Dentre suas funcionalidades, podemos destacar:

  • Recurso de descrição: esta funcionalidade auxilia na elaboração de descrições capazes de criar uma imagem nítida na mente dos seus leitores; 

  • Recurso de escrita: recurso de escrita para romances que te ajuda desde a concepção até o esboço, passando pelos capítulos e gerando ideias e palavras, tudo no seu estilo; 

  • Recurso de paráfrase: atua como um recurso de revisão altamente flexível, permitindo a reformulação de frases até que estejam precisas; 

  • Recurso de feedback: oferece um feedback prático com sugestões de aprimoramento para seus trechos e capítulos;

  • Recurso de Brainstorm: produz alternativas para pontos da trama, sugerindo características para os personagens, assegurando que sua fonte de ideias nunca se esgote;

  1. Wordtune

O Wordtune se destaca como uma das ferramentas de escrita artificial mais avançadas disponíveis.

 

Além de realizar verificações gramaticais e reformular trechos, a ferramenta busca compreender o contexto real e a semântica das palavras inseridas.

 

Essa tecnologia avançada, baseada em rede neural, tem a capacidade de criação de um conteúdo mais atrativo e envolvente

 

Um aspecto notável do Wordtune é sua capacidade de reescrever artigos com base na análise semântica. Após a inserção dos trechos a serem parafraseados, o software reescreve o conteúdo, aprimorando a legibilidade do texto. 

 

Essas ferramentas são valiosas para gerar sinopses, títulos, nomes de personagens e descrições detalhadas de ambientes em que a história se desenrola. 

 

Contudo, é fundamental manter a criatividade e o senso crítico, lembrando que a obra é sua

 

É válido ressaltar que, embora essas tecnologias sejam eficientes, a capacidade humana de expressar e transmitir sentimentos por meio da linguagem sempre irá superar a capacidade natural das máquinas.

 

Além disso, saiba que você precisará fazer um investimento se quiser incluir essas ferramentas na sua rotina enquanto escritor(a), já que é preciso pagar para usar todos os recursos de forma ilimitada. 

 

Aproveitando que estamos falando de tecnologia, você já conhece os melhores aplicativos para escrever? Acesse nosso post e confira a lista de excelentes ferramentas que você pode usar no seu processo de escrita!

Compartilhar

Outros Artigos

Protagonista: saiba por que ele é fundamental para sua história
Dicas de escrita

Protagonista: como fazer seu personagem principal brilhar

A criação de personagens é uma grande dificuldade entre autores. Muitas são as questões às quais se atentar: verossimilhança, profundidade, falas, personalidade… Esses pontos se

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!