Pular para o conteúdo
Inteligência artificial para autores: como usar?

Inteligência artificial para autores: como usar?

Há muita polêmica em cima do uso da Inteligência Artificial para escrita criativa e muitos escritores ainda não testaram incluir a AI em seu processo de criação.

 

Afinal, quando tocamos no assunto literatura, o que faz um escritor ou escritora ser valorizado(a) é sua habilidade com as palavras e sua capacidade criativa. Quantas histórias originais já te encantaram e só poderiam ser escritas por aquele autor(a)?

 

Nós, da Editora Viseu, concordamos com esse pensamento, mas acreditamos também que não há apenas um caminho para criar histórias e que cada autor(a) deve conviver com as contemporaneidades do seu tempo.

 

Machado de Assis não tinha um computador com internet para escrever suas obras, contudo, nomes como Stephen King e J.K. Rowling, grandes escritores da atualidade, já usaram esses recursos da modernidade como uma ferramenta de ajuda no processo de escrita de suas obras. 

 

Ou seja, a IA não foi utilizada para escrever seus livros integralmente, mas para pesquisa, contribuir com o processo criativo, oferecendo dicas e insights, por exemplo. O que queremos dizer é que é possível usar a tecnologia a nosso favor, independentemente da nossa área de atuação, inclusive na literatura.

 

Você quer saber mais sobre os recursos de inteligência artificial para autores? Acompanhe nosso post até o final e fique por dentro de tudo!

5 ferramentas de Inteligência Artificial para escrever!

Se você já leu nosso post sobre como escrever um livro com ajuda da Inteligência Artificial, sabe que esses softwares têm limitações de criatividade e que não substituirão a sua importância no processo de criação da sua obra.

 

Você, enquanto escritor(a), está no comando do processo de escrita e saberá quando sua obra estiver pronta para outras pessoas lerem. Afinal, você não vai querer que um conteúdo ruim tenha a sua assinatura, não é mesmo?

 

Então, conheça as ferramentas de IA e como elas podem ser usadas na escrita do seu livro!

  1. ChatGPT

O ChatGPT, da empresa OpenAI, é inquestionavelmente o software de inteligência artificial mais renomado, sendo o pioneiro na capacidade de escrita automática. 

 

Mas o que você deve saber é que o ChatGPT é uma ferramenta de pesquisa extremamente eficaz, capaz de fornecer informações em tempo recorde, desde que seja devidamente instruído. 

 

Ao formular perguntas específicas para o software, como acontecimentos de um fato histórico, por exemplo, ele te oferecerá um resumo conciso, consolidando as informações essenciais relacionadas à sua pergunta. 

 

É um recurso que pode ser particularmente valioso para conduzir pesquisas e obter dados para enriquecer a construção de narrativas. Ademais, a ferramenta apresenta utilidade ao reescrever partes do seu manuscrito que possam demandar aprimoramento, oferecendo uma alternativa eficaz na revisão textual.

  1. Copy AI

Semelhante ao funcionamento do ChatGPT, o Copy AI também é um software de inteligência artificial com capacidade de escrita automática.

 

Indicado para escrever conteúdos de copywriting, a plataforma também funciona com base nas instruções que você oferecer a ela, te entregando respostas prontas. 

 

Obviamente, a ferramenta não te entregará um livro pronto, mas a solução tem uma base de dados que é atualizada frequentemente, por isso, as informações tendem a ser precisas e verdadeiras.

  1. Jasper AI

Outra opção de software de Inteligência Artificial para a simulação da inteligência humana para a geração de textos, imagens, tradução, correção ortográfica e gramatical é o Jasper AI. 

 

Uma vantagem de utilizar essa plataforma é que você pode acessá-la no seu smartphone, pode adicioná-la à extensão do seu navegador e ainda pode integrá-la em outros sites e aplicativos.

 

O Jasper AI também pode ser utilizado para descomplicar um conteúdo muito estilizado e culto, transformando-o em uma linguagem mais simples e acessível.

  1. Sudowrite 

O Sudowrite é uma ferramenta criada especialmente para escritores, já que ela é capaz de fornecer instruções, expandir cenas, encontrar as palavras perfeitas ou até mesmo criar trechos inteiros com sua a linguagem da sua história.

 

Dentre suas funcionalidades, podemos destacar:

  • Recurso de descrição: esta funcionalidade auxilia na elaboração de descrições capazes de criar uma imagem nítida na mente dos seus leitores; 

  • Recurso de escrita: recurso de escrita para romances que te ajuda desde a concepção até o esboço, passando pelos capítulos e gerando ideias e palavras, tudo no seu estilo; 

  • Recurso de paráfrase: atua como um recurso de revisão altamente flexível, permitindo a reformulação de frases até que estejam precisas; 

  • Recurso de feedback: oferece um feedback prático com sugestões de aprimoramento para seus trechos e capítulos;

  • Recurso de Brainstorm: produz alternativas para pontos da trama, sugerindo características para os personagens, assegurando que sua fonte de ideias nunca se esgote;

  1. Wordtune

O Wordtune se destaca como uma das ferramentas de escrita artificial mais avançadas disponíveis.

 

Além de realizar verificações gramaticais e reformular trechos, a ferramenta busca compreender o contexto real e a semântica das palavras inseridas.

 

Essa tecnologia avançada, baseada em rede neural, tem a capacidade de criação de um conteúdo mais atrativo e envolvente

 

Um aspecto notável do Wordtune é sua capacidade de reescrever artigos com base na análise semântica. Após a inserção dos trechos a serem parafraseados, o software reescreve o conteúdo, aprimorando a legibilidade do texto. 

 

Essas ferramentas são valiosas para gerar sinopses, títulos, nomes de personagens e descrições detalhadas de ambientes em que a história se desenrola. 

 

Contudo, é fundamental manter a criatividade e o senso crítico, lembrando que a obra é sua

 

É válido ressaltar que, embora essas tecnologias sejam eficientes, a capacidade humana de expressar e transmitir sentimentos por meio da linguagem sempre irá superar a capacidade natural das máquinas.

 

Além disso, saiba que você precisará fazer um investimento se quiser incluir essas ferramentas na sua rotina enquanto escritor(a), já que é preciso pagar para usar todos os recursos de forma ilimitada. 

 

Aproveitando que estamos falando de tecnologia, você já conhece os melhores aplicativos para escrever? Acesse nosso post e confira a lista de excelentes ferramentas que você pode usar no seu processo de escrita!

Compartilhar

Outros Artigos

Descubra o que é healing fiction
Dica de leitura

Healing Fiction: Conheça Esse Sucesso Editorial

Descubra o que é Healing Fiction e como essa abordagem literária pode transformar emoções em narrativas com poder de cura e autoconhecimento. O conceito de

como criar um diário de leitura
Dica de leitura

Diário de leitura: 5 passos para criar o seu

O diário de leitura nos permite registrar impressões sobre os livros, refletir melhor sobre as leituras e refinar a prática literária. Dessa forma, se você

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!