Pular para o conteúdo
Capa de livro em branco - Editora Viseu

Capa de livro: conheça as 10 melhores estratégias visuais

Quem nos acompanha sabe o quanto nos preocupamos em produzir conteúdos relacionados a capa de livro, que é um dos elementos determinantes para atração de novos leitores.

Os autores que estão em uma jornada individual para publicação de seus livros nem sempre estão preparados para sugerir ou até mesmo avaliar uma boa capa.

Sabe-se do velho ditado que diz:

“Não se julga o livro pela capa”

De fato, os mais antigos têm sua razão. O conteúdo de uma obra é sem dúvida a sua principal essência.

Contudo, o mundo mudou. As pessoas têm se tornado cada vez mais visuais, atraindo-se mais pelo aspecto físico das coisas.

O contato com um livro novo nem sempre se dá pela indicação de um amigo ou pela leitura da Sinopse.

Muitas vezes, a capa do livro é o primeiro ponto do relacionamento entre o leitor e a obra.

Diante disso, pontuamos alguns questionamentos que serão respondidos neste artigo:

  • Quais são as melhores estratégias de design para capa de livro?
  • Quais imagens e cores utilizar?
  • Quais tipos de arte mais chamam a atenção dos leitores?
  • Quais erros não se deve cometer ao criar uma capa de livro?
 

Esperamos que você siga conosco nessa jornada, pois temos certeza de que este é o conteúdo mais completo sobre Capa de livro que você vai encontrar na internet.

O que é Capa de Livro?

Capa de livro é a cobertura do miolo do livro cuja finalidade é promover uma apresentação inicial do conteúdo da obra por meio de título, dentre outras informações que possam ser relevantes ao leitor.

A capa também cumpre o propósito de proteger as páginas do interior do livro, por isso seu material é mais consistente e geralmente feito de uma matéria mais dura e resistente à umidade.

O que deve ter na capa de livro?

Ao longo das eras, a capa de livro tomou formas e propósitos diferentes. por muito tempo, a capa era nada mais do que um artefato de proteção do conteúdo interno.

Nos primórdios da literatura, as obras escritas eram uma das poucas opções de arte e entretenimento da sociedade, por isso o livro se bastava em seu conteúdo, sem a real necessidade de ter uma capa com aspectos visuais tão chamativos e bem elaborados.

Dessa forma, a capa do livro continha no máximo o nome da obra e do autor.

Com o passar do tempo e com a evolução da tecnologia, a capa se tornou um espaço onde as pessoas se valem de estratégias visuais para conquistar a atenção dos leitores.

Uma capa de livro atual contém:

  • Imagem que representa o conteúdo da obra
  • Cor que compõe a identidade visual da obra
  • Título do livro
  • Subtítulo (ou slogan) que consiste em uma frase de efeito que completa a ideia central do livro.
  • Nome do autor (em alguns casos também a assinatura)
  • Editora responsável pela publicação do livro
  • Número da edição

Esses elementos não são obrigatórios, ou seja, você possivelmente encontrará livros que contém menos ou mais elementos do que esses mencionados.

É comum encontrar na capa de alguns livros informações como:

  • O ano em que o livro foi Best Seller
  • Informações de valores
  • Selos de prêmios que o livro conquistou desde sua publicação
  • Espaço para publicidade
  • WebSite do autor dentre outros acessos virtuais

O que não deve ter na capa de livro?

Como não há formatação padrão em relação a capa de livro, cada autor ou editora busca sua própria estratégia visual.

Com nossa experiência de mais de 10 anos no mercado editorial, a Editora Viseu preza pelos melhores profissionais do ramo (Designers Capistas) os quais são responsáveis pela estratégia visual das mais de 5 mil obras  que já publicamos nos últimos anos.

Com base nisso, temos autoridade para sugerir dicas sobre elementos que não são bem-vindos em uma boa capa de livro.

Vamos então aos principais pontos:

  • Informações em excesso poluem a visualização do livro: Não utilize a capa como um Outdoor publicitário. Muitas pessoas querem aproveitar o espaço da capa  para inserir o máximo de informações e anúncios, já que a capa é o primeiro contato do leitor com a obra. 

  • Capa não é espaço para sinopse: Outro fator que polui a capa de livro é a inserção de trechos ou resumos da obra. O texto sintético sobre a obra deve estar localizado na contracapa (no espaço reservado à Sinopse).

  • Não elogie seu próprio livro ou crie promessas: A capa não pode ser um espaço para que o autor elogie sua própria obra, ou seja, não se usa frases como: “o melhor livro”, “uma obra fantástica” ou promessas como “sua vida vai mudar de uma vez por todas”. O livro é uma obra que nem sempre vai ao encontro do que o leitor almeja, por isso, prometer algo pode ser algo negativo para as futuras avaliações da sua obra.

  • Cuidado com a estratégia de imagem: Apesar do fato de que prezamos por imagens que instigam o leitor, não recomendamos o uso de imagens que causam desconforto nas pessoas, como crianças ou animais em situação de risco ou sob qualquer tipo de violência. Na verdade, qualquer ser humano em uma situação como esta poderia causar tamanho desconforto no público. Evite imagens deste gênero.

Certamente você não quer que as pessoas desistam de seu livro logo no primeiro contato com a capa, por isso recomendamos observar os 4 pontos acima antes de providenciar o briefing da sua capa.

Como criar uma capa de livro?

Agora que você já acessou dicas sobre o que NÃO fazer, é hora de usarmos nossa experiência para fazermos recomendações de boas práticas para criação de capa de livro.

Antes de iniciarmos as dicas pontuais sobre como criar uma capa marcante para o seu livro, é importante abordarmos a questão: QUEM DEVE FAZER A CAPA DO LIVRO?

Se você está em uma jornada independente para publicação do seu livro, certamente terá um trabalho maior quanto a gestão da sua capa.

Um autor estreante que publica de modo independente (ou seja, sem uma editora de livros), está mais suscetível a ter uma capa com menor qualidade, pois muitas pessoas acabam apostando em designers não especializados no ramo.

Nem sempre o designer terá conhecimento suficiente sobre o mercado editorial para sugerir os melhores elementos de uma capa. Geralmente eles seguirão o seu briefing.

O ideal e mais seguro é realizar todo o seu processo de publicação com uma Editora de Livros realmente comprometida com  qualidade de todas as etapas, desde a capa, diagramação, revisão literária, revisão gramatical, impressão, distribuição, marketing e integração com marketplaces. 

Quando você conta com a Editora Certa, sua obra fica nas mãos de pessoas realmente especializadas e preocupadas em realizar o melhor trabalho.

Uma editora de livros é composta de pessoas que pensam em todas as estratégias e gatilhos mentais possíveis para fisgar a atenção dos leitores.

Agora que você tem essas duas visões panorâmicas sobre como publicar um livro, chegou a hora de partirmos para o que interessa:

10 dicas sobre como criar uma capa de livro inesquecível e capaz de se tornar icônica na mente das pessoas.

Antes de tudo é importante lembrar você de algo:  As dicas abaixo não foram criadas para que você utilize todas em uma só capa. 

Você vai encontrar dicas que se aplicam para alguns gêneros, apenas. Fique atento e escolha as práticas que condizem com o conteúdo do seu livro.

Crie pontos focais utilizando cores

Escolha uma imagem que representa seu conteúdo. Dê preferência a uma imagem com cor vibrante, e faça com que essa cor “converse” com os demais elementos da capa.

capa de livro caminhada ao olimpo

Faça uso de contrastes

Cores que se contrastam, dão mais valor aos elementos gráficos que estão na capa do livro.

Cores próximas demais podem fazer alguns detalhes passarem despercebidos.

capa de livro o cárcere maldito - Editora Viseu

Utilize imagens hipnóticas quando possível

Algumas imagens com padrões de métricas perpendiculares têm a capacidade de simular movimento (ilusão de ótica), fazendo com que a imagem da capa do livro se destaque dentre as demais.

Atente-se para o gênero, ou seja, não escolha este tipo de imagem apenas pelo destaque.

Pesquise e veja se este padrão de imagem condiz como o conteúdo da sua obra.

capa de livro a vida junto à gratidão

Combine texto com imagens

Existem alguns tipos de interação entre imagens e textos que dão um ar “inteligente” à capa do livro.

Procure fazer a interação da imagem principal da capa com o título central. Se houver essa possibilidade, o resultado ficará ainda melhor.

capa de livro Anjo Oculto: Apocalipse

Utilize imagens que causam sensações

Se você é do clube do Suspense/Terror, aí está um dica matadora para uma capa de destaque:

Causar sensações implica em usar elementos que fazem seu público sentir: medo, arrepio, alegria, adrenalina, ou despertar a memória olfativa (quando você associa a imagem com a memória de um cheiro).

O fenômeno de causar impacto sensorial faz com que as pessoas se identifiquem com sua obra, despertando ainda mais a curiosidade sobre o conteúdo.

capa de livro Contos D'Minutos

 

Utilize fontes e imagens que correspondam a algum elemento chave da obra

Qual ponto alto da sua obra? Se você pudesse resumir seu livro em um símbolo, ou um desenho, qual seria?

Se você já tem a resposta, é porque já tem uma pista sobre a arte da sua capa.

capa de livro um poeta falido da Editora Viseu

Não se prenda ao uso de imagens, tente usar ícones

nem sempre vai haver uma imagem perfeita para representar a sua obra.

Não foque tanto nos exemplos de outros autores.

Pense fora da caixa e teste o uso de símbolos e ícones para compor a arte da sua capa.

cap de livro a arte de administrar com empreendedorismo - Editora Viseu

Experimente utilizar letras cursivas na sua arte

Existem alguns gêneros que pedem uma abordagem mais pessoal quanto à arte.

A letra cursiva lembra a caligrafia (feita a mão), que dá um toque pessoal à capa.

Fontes assim são muito utilizadas em  obras infantis.

capa de livro está chovendo estrelas editora viseu

Provoque sua audiência com imagens intrigantes

Calma lá! Tudo deve ser feito dentro dos limites do bom senso.

Intrigar as pessoas com uma imagem, é dar um tom de suspense ao significado da imagem. 

Ops! Acabamos de dar um spoiler sobre o gênero que mais combina com este tipo de capa.

capa de livro o atirador de lâmpagos - Editora Visei

Coloque o tema do livro na capa

Nem todas as obras possibilitam este recurso, mas é interessante colocar uma imagem que represente tão bem o tema, que as pessoas logo saberão o gênero da sua obra na primeira impressão.

capa de livro 40 dicas financeiras - Editora Viseu

Conclusão

Mesmo que você não esteja diretamente ligado à estratégia de imagem da sua capa de livro, é importante você dominar esses assuntos, afinal, você é a pessoa responsável por aprovar toda a produção.

Não se esqueça que a capa do livro é um dos fatores de maior relevância quando o assunto é fisgar atenção do leitor.

De nada adianta empregar todo esforço no conteúdo da obra e não pensar em estratégias para que ele seja comercializável.

Em um mercado editorial cada vez mais disputado e leitores cada vez mais seletivos, cabe a nós estudarmos cada estratégia de forma individual, pensando em cada detalhe para que a publicação e distribuição do livro tenha o sucesso que merece.

Esperamos que você tenha aproveitado essas 10 dicas. Fique a vontade para comentar aquilo que você acha importante na hora de planejar uma capa de livro.

Compartilhar

Outros Artigos

PUBLIQUE SEU LIVRO
Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!

REDES SOCIAIS

VISEU EDITORES Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por OIRAMC