No universo das redes sociais, existem comunidades dedicadas a praticamente qualquer coisa que você possa imaginar. Entre elas, existe um grupo que se destaca pela paixão desenfreada pela leitura: os bookstans.
Palavra que surgiu em meados de 2018 e teve um boom durante 2020, denomina pessoas que se dedicam fervorosamente à leitura. Mas afinal, quem são elas? O que fazem? Onde vivem? Como leem?
Preparamos um conteúdo para responder a essas perguntas, mergulhando a fundo nessa comunidade de leitores apaixonados, suas características, hábitos de leitura, palavras que utilizam e como você pode fazer parte desse grupo. Fique com a gente e confira!
Bookstans: quem são os fanáticos por livros?
O que é um bookstan?
O termo é uma junção das palavras “book” (livro, em inglês) e “stan” (palavra da cultura pop que designa um fã extremamente apaixonado e devoto). Refere-se a uma pessoa que ama livros e dedica muito tempo a eles.
Elas participam ativamente de comunidades online, onde compartilham suas opiniões sobre livros, debatem teorias sobre enredos e recomendam leituras. Muitas até criam conteúdo sobre literatura, seja em blogs, canais do YouTube ou perfis em redes sociais como Instagram e TikTok.
Um bookstan é alguém que não apenas gosta de ler, mas vive e respira literatura. Essas pessoas se definem por seu amor pelos livros, sendo a leitura uma parte central de quem são e de como se relacionam com o mundo ao seu redor.
Características de um bookstan
Se você está começando a se identificar com a descrição acima, talvez você já seja um bookstan e nem saiba! Mas o que exatamente define essas pessoas? Aqui estão algumas características que são comuns entre elas:
Gostam (muito) de ler
A primeira e mais óbvia característica é o amor genuíno pelos livros, seja qual for o gênero literário. Eles leem frequentemente, com gosto, dedicando grande parte do seu tempo livre à leitura.
O ritmo de leitura dessas pessoas costuma ser maior do que o usual. Ainda assim, pessoas com um ritmo mais lento também podem fazer parte da comunidade. O mais importante é que compartilhem dessa paixão pelos livros.
São ativos nas redes sociais
Essas pessoas geralmente são muito ativas em comunidades online de leitura. Participam de discussões sobre os livros, publicam resenhas, trocam recomendações e compartilham memes, fanarts e fanfics de seus livros favoritos.
Além disso, é comum que sigam e engajem com autores, editoras e criadores de conteúdo literário em todas as redes sociais. Seja de modo mais observador, apenas assistindo e deixando um like, ou de modo mais interativo, comentando e compartilhando, com certeza o feed dessas pessoas está cheio de contas literárias.
Têm uma estante pessoal
Uma estante cheia de livros é o sonho de qualquer amante da literatura. Essas pessoas normalmente tem uma coleção de livros própria muito amada e cuidada, seja ela pequena ou grande.
A organização e decoração dessas estantes também leva atenção especial, com a ordenação dos livros por autor, por gênero e até mesmo por cor! Fotos e vídeos de estantes são muito compartilhados na comunidade, sendo a estante uma fonte de orgulho para muitos dos fanáticos por livros.
Fazem parte de clubes do livro
Seja de forma presencial ou online, muitos deles participam de clubes de leitura, nos quais se unem com outros leitores para debater sobre um livro específico. Assim, conseguem um espaço para conversar de forma mais aprofundada sobre suas leituras.
Esse envolvimento ativo com a literatura é um dos principais fatores que diferenciam gostar de ler de ser um bookstan. Eles vão além do simples gostar, incorporando a leitura a muitos aspectos da sua vida, inclusive à vida social.
Conhecem bem o mundo dos livros
Por estarem muito inseridos no mundo literário, principalmente online, essas pessoas têm um conhecimento vasto sobre livros, autores e até mesmo escrita. Sendo assim, costumam ser um pouco mais críticas quanto aos livros que consomem.
Quanto mais leem, mais facilmente percebem os padrões de seus nichos literários favoritos, por exemplo, sabendo exatamente do que gostam e desgostam dentro deles. Muitos também expandem seus conhecimentos para além da leitura em si, sabendo curiosidades e fofocas sobre livros, autores e até mesmo criadores de conteúdo literário.
Como se tornar um bookstan?
Agora que você sabe as características que definem esse grupo de leitores apaixonados, talvez esteja se perguntando como pode fazer parte dessa comunidade. A boa notícia é que, se você já ama livros, está no caminho certo!
Tornar-se um bookstan é menos sobre seguir regras rígidas e mais sobre abraçar completamente sua paixão pela leitura. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a mergulhar de cabeça nesse mundo:
Dedique mais tempo à leitura
Esse é o ponto mais importante: leia muito, mas leia principalmente livros de que gosta de verdade, sobre os quais poderia falar a vida toda. É a partir desse sentimento que muitas pessoas começam a buscar uma comunidade com a qual compartilhar suas paixões.
Crie uma conta específica para falar de livros
Na rede social que preferir, crie uma conta específica para falar de livros. Assim, você começa sua jornada para participar mais ativamente das discussões do mundo literário, se envolvendo aos poucos nesse espaço.
Conecte-se com outros leitores
Não basta apenas ter uma conta, você precisa também interagir com outros leitores. Deixe a vergonha de lado, afinal, eles também são leitores e amam falar sobre livros, assim como você. Esteja aberto a conexões genuínas, assim, você pode criar grandes amizades leitoras.
Participe de clubes do livro, leituras coletivas e sprints literários
Um bom modo de se tornar um bookstan é participando da comunidade. Fique atento a coisas como clubes do livro online, leituras coletivas e sprints literários e participe daquelas que mais te interessam.
Compareça a eventos literários
Eventos literários são pensados especialmente para o público amante da leitura. Feiras do livro, lançamentos e palestras de autores são ótimos lugares para conhecer outros leitores engajados ou até mesmo marcar de encontrar aqueles que você conhece virtualmente (com cautela, claro).
Dicas para ler mais
Desenvolver um hábito de leitura é imprescindível para qualquer um que quer se tornar um bookstan. Porém, nem sempre é fácil encontrar tempo e motivação para ler constantemente. Aqui estão 10 dicas práticas que podem ajudar nesse quesito:
1 – Estabeleça metas de leitura
Metas de leitura são uma maneira eficaz de se incentivar a ler regularmente. Podem ser metas diárias, como ler um determinado número de páginas ou capítulos, ou metas mensais e anuais, como ler um certo número de livros.
Plataformas como o Goodreads e o Skoob permitem que você acompanhe suas leituras e estabeleça metas que podem ser compartilhadas com amigos, o que adiciona um elemento social ao seu progresso.
2 – Crie um ambiente de leitura confortável
Ter um espaço dedicado à leitura pode fazer uma grande diferença na sua disposição para ler. Crie um ambiente aconchegante em sua casa, com uma cadeira confortável, iluminação adequada e seus livros ao alcance.
O conforto do ambiente pode tornar a leitura ainda mais prazerosa e ajudar a associar o ato de ler a momentos de relaxamento e bem-estar. Assim, você desenvolve um gosto genuíno pelos livros e pelo ato de ler.
3 – Leve um livro para onde for
Carregar um livro com você em todos os lugares é uma das melhores maneiras de aproveitar aqueles momentos inesperados de tempo livre. Se um livro físico não for prático, aposte nos ebooks.
Desse modo, você pode transformar tempo de espera em minutos de leitura, aproveitando ao máximo o seu dia. Isso contorna um dos maiores empecilhos enfrentados por aqueles que querem ler mais: a falta de tempo.
4 – Participe de desafios de leitura
Desafios de leitura são uma forma divertida de motivar você a ler mais e diversificar suas leituras. Há desafios que propõem a leitura de livros de diferentes países, gêneros ou autores específicos.
Participar desses desafios pode ajudar a manter o interesse pela leitura e a explorar novos territórios literários. Além disso, trazem indicações interessantes para você e um senso de realização quando conseguir finalizar esses livros, vencendo o desafio!
5 – Tenha um diário de leitura
Um diário de leitura nada mais é do que um pequeno caderno no qual você marca todas os livros que leu, podendo ser físico ou digital. Dessa maneira, a cada leitura finalizada, você tem a satisfação de preencher o caderno um pouco mais.
Pode ser mais ou menos elaborado, com colagens, ilustrações, citações e diversas seções, ou mais simples. O importante é documentar suas leituras e, se possível, dar uma nota e fazer uma pequena resenha. Ao final do ano, você pode olhar para seu diário e ver não só todos os livros que leu, mas suas impressões sobre eles.
6 – Leia em grupo
Participar de clubes de leitura, seja online ou presencialmente, pode aumentar sua motivação para ler mais. Eles fornecem uma estrutura e um cronograma para a leitura, fazendo com que as metas sejam mais fáceis de cumprir.
A leitura coletiva pode ser muito motivadora, pois você sabe que terá alguém com quem compartilhar suas opiniões e reações no decorrer do livro. Além disso, também promovem a escuta de outras perspectivas, enriquecendo sua experiência com a obra.
7 – Elimine distrações
Às vezes, o maior inimigo da leitura é a distração. Tente se desconectar das redes sociais e das notificações do celular enquanto lê. Estabeleça um período do dia dedicado apenas à leitura, sem interrupções.
Avise seus familiares e amigos que estará indisponível naquele momento e foque completamente no livro que quer terminar. Isso pode melhorar significativamente sua concentração e permitir uma experiência de leitura mais imersiva.
8 – Leia antes de dormir
Fazer da leitura uma parte de sua rotina noturna pode ajudar você a ler mais diariamente. Ao incorporar os livros no seu cotidiano desse modo, a leitura se torna uma parte ainda maior da sua vida.
Além disso, criando esse hábito, você melhora sua qualidade de descanso. Longe da luz das telas, a leitura ajuda a relaxar a mente e a cansar as pálpebras antes de dormir, facilitando um sono mais tranquilo.
9 – Aproveite os audiobooks
Se você tem uma vida agitada e acha difícil encontrar tempo para sentar e ler, os audiobooks podem ser uma solução excelente. Eles permitem que você “leia” enquanto realiza outras atividades, como dirigir, fazer exercícios ou realizar tarefas domésticas.
São uma ótima maneira de aproveitar ao máximo seu tempo e aumentar sua contagem de livros lidos. Além disso, são muito dinâmicos e, muitas vezes, contam com vozes famosas como narradores, sendo que alguns livros são lidos por seus próprios autores.
10 – Leia o que você realmente ama
Embora seja importante diversificar suas leituras, também é essencial lembrar que ler deve ser um prazer. Escolha livros que realmente despertem seu interesse e que você esteja ansioso para ler.
Descubra o gênero literário de que mais gosta e o explore por completo. Ler o que você ama vai garantir que você esteja sempre motivado a continuar, e que a leitura se torne uma atividade prazerosa, e não uma obrigação.
Termos bookstan
Como toda comunidade da internet, os amantes de livros têm um vocabulário próprio para falar de seus interesses. Confira alguns dos termos com os quais você pode esbarrar nas redes sociais de um bookstan:
Bookhaul – post ou vídeo sobre os livros novos que uma pessoa adquiriu, sejam eles comprados, recebidos ou trocados. Normalmente, vem acompanhado de um período (bookhaul de fevereiro, bookhaul de Natal etc.).
Bookshelf tour – post ou vídeo fazendo um tour pela estante de alguém. O intuito é não só mostrar os livros, mas também como são organizados, quais as decorações e os cacarecos interessamtes que estão na estante.
Bookstagram – também conhecido como bookgram ou ig literário, é uma conta que alguém faz no Instagram especificamente para falar de livros. Normalmente, postam resenhas, falam sobre seus personagens favoritos e participam de tags literárias.
Booktok – comunidade literária no TikTok, composta por booktokers (que fazem conteúdo sobre livros), editoras, autores e leitores. Na rede, a hashtag #booktok possui mais de 35 milhões de publicações e acumula mais de 215 bilhões de visualizações.
Booktube – comunidade literária no YouTube, composta por booktubers, que fazem vídeos mais longos dedicados ao universo dos livros. Hoje em dia, dificilmente um criador de conteúdo literário foca apenas no booktube, tendo também contas em todas as outras redes citadas.
Booktwitter – comunidade literária no X (finado Twitter), assim como o booktok, o booktwitter é composto por contas voltadas ao mundo dos livros. Normalmente, utilizam emojis de livro (, ) para se identificarem, sendo que alguns fãs de livros específicos têm seus próprios emojis.
Chick-lit – denomina um gênero literário de ficção, voltado para a literatura feminina. São comédias românticas divertidas e leves, abordando a vida da mulher contemporânea e temas como romance e amizade.
Currently reading (CR) – mais utilizado como sigla, é a leitura atual de uma pessoa, por exemplo, “cr: Dom Casmurro” indica que a pessoa está lendo Dom Casmurro no momento. No booktwitter, normalmente é colocado ao lado do nome do usuário.
Fanart – indica artes do livro feitas por fãs, podendo ser de personagens, cenas ou cenários específicos. Não se limita à comunidade literária, sendo um termo usado por diversas comunidades de fãs.
Fanfic – termo que significa “ficção de fã”, são histórias escritas a partir de um livro já existente por seus fãs, se utilizando de seu mundo e personagens. Também é uma prática que não se limita apenas aos bookstans.
Hot – termo usado para indicar que um livro tem cenas “quentes”, ou seja, conteúdo erótico, na maior parte das vezes em livros de romance.
Hype – indica um livro, autor ou saga que está sendo muito falado e divulgado na comunidade, normalmente de maneira positiva.
OTP – sigla do termo “one true pairing”, um par verdadeiro, é utilizado para falar sobre o casal fictício ou ship preferido de uma pessoa, que ela considera o par perfeito.
Plot twist – sabe aquela reviravolta na história que te deixa de queixo caído? Isso é um plot twist, um acontecimento inesperado e surpreendente no livro, muito usado em livros de suspense, mas que também pode ser aplicado à maioria dos gêneros literários.
Quote – termo em inglês para citação, é um trecho do livro, muitas vezes utilizado para divulgação do mesmo.
Ressaca literária – por vezes, os leitores passam por um período em que não conseguem ler, seja porque perderam a vontade, porque estão cansados ou porque ainda não superaram sua última leitura. Essa é a ressaca literária, temida por bookstans.
Ship – também usado como verbo (eu shippo, tu shippas, ele shippa…), é quando uma pessoa gosta muito da ideia de dois personagens envolvidos romanticamente, torcendo para que fiquem juntos. Pode ser um casal que existe na história original ou não. Drarry é um ship popular entre fãs de Harry Potter, por exemplo, sendo a junção de Harry e Draco, mas não acontece no livro original.
Sprint – traduzido como “período curto de atividade intensa”, no contexto do mundo literário, é uma maratona de leitura, um período de tempo cronometrado que você dedica exclusivamente a ler. É muito comum que grandes criadores de conteúdo literário organizem sprints literárias, para compartilhar esse momento de leitura, seja do mesmo livro ou não.
Tag literária – são desafios literários, como por exemplo “cite 5 livros de romance favoritos” ou “mostre um livro da sua estante para cada letra do alfabeto”. São trends, que hoje em dia acontecem muito através dos áudios do TikTok, mas costumavam ser feitas através de hashtags no Instagram.
TBR – sigla para “to be read”, traduzido como “para ser lido”, é a lista de livros que uma pessoa quer ou está planejando ler, normalmente composta de livros que já tem. Pode ser fixa ou mutável, mensal, bimestral ou anual, física ou digital.
Trigger warning (TW) – alerta de gatilho, é utilizado para avisar sobre alguns tópicos de certos livros que podem ser sensíveis para alguns leitores. Temas de abuso, violência ou depressão, por exemplo, são comumente destacados dessa maneira, para evitar que alguém leia uma obra que não quer ou não está em condições de ler.
Wishlist – é a lista de desejos de uma pessoa, a lista de livros que quer comprar.
O mundo dos bookstans é vasto, cheio de apaixonados por ler. De participação ativa em redes sociais até o conhecimento profundo sobre os livros, essas pessoas são realmente dedicadas à leitura e tudo que envolve esse universo.
Esperamos que, com esse conteúdo, você tenha uma compreensão mais profunda sobre essa comunidade leitora. Quer começar a ler, mas não sabe o quê? Acesse nossa loja da Amazon e descubra sua próxima leitura.
Até o próximo conteúdo!