Pular para o conteúdo
Moça jovem loira gravando vídeo com dois livros nas mãos

Você já conhece a onda BookTok? Veja como surfar nela!

Que o TikTok é um verdadeiro sucesso entre os jovens, com certeza, você já sabe. A rede social que chegou no Brasil em 2018 e teve um boom de popularidade em 2020, chegou a incrível marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo.

 

Em nosso país, em 2022, a rede já tinha ultrapassado 74 milhões de usuários ativos. 

 

Segundo uma pesquisa divulgada no DataReportal, os usuários do TikTok acreditam que há um senso de comunidade que aproxima as pessoas e que muitos perfis geram conteúdos úteis para todos que estão na rede.

 

Entre os usuários da geração Z, muitos afirmam que é mais fácil realizar uma pesquisa rápida no TikTok do que no Google. Além disso, o compartilhamento de informações entre os perfis é bastante natural para os usuários.

 

Mas o que isso tem a ver com leitura e o mercado editorial? É exatamente sobre isso que queremos falar neste post: o fenômeno do BookTok. Continue com a gente e descubra como esse  trend veio para ficar e pode ajudar os escritores em ascensão!


Afinal, o que é o BookTok?

Esse nome não é nada mais do que o termo utilizado para denominar o fenômeno de recomendação de livros feitos por usuários da plataforma, que são conhecidos como BookTokers.

 

Isto é, a trend de recomendação de livros ganhou força e se popularizou entre os usuários, ajudando a criar uma verdadeira comunidade de compartilhamento de indicação de livros, fortalecendo o hábito de leitura em muitos usuários.

 

A hashtag #BookTok, por exemplo, é usada para reunir uma comunidade interessada em literatura. Não é à toa que a  hashtag BookTok acumula cerca de 215 bilhões de visualizações, enquanto a hashtag #BookTokBrasil já passou a marca de 20 bilhões de visualizações.

Como funciona o BookTok?

Para quem está acostumado a usar a rede, é possível que já tenha se deparado com algum vídeo de indicação ou crítica de livros. É isso que fazem os BookTokers. Em sua maioria, são jovens que usam seu perfil para recomendar e fazer críticas de livros que leram recentemente.

 

Obviamente, que isso não é exatamente algo inédito na internet. Você pode  conhecer outras fontes de dicas de leituras e até mesmo em textos de leituras críticas de especialistas na internet, uma vez que existem diversos blogs e canais do YouTube dedicados especialmente para esse tipo de conteúdo.

 

Contudo, com a evolução dos recursos digitais e a mudança de comportamento dos consumidores, o Tiktok consegue alcançar milhares de usuários em bem menos tempo. Esse cenário é graças à fluidez e usabilidade da rede, uma vez que basta uma deslizada com o dedo na tela e outro vídeo rápido é oferecido para o usuário.

 

Podemos confirmar que o sucesso é tão real que muitas livrarias famosas entraram na trend e criaram seções especiais entre suas prateleiras para divulgar obras populares entre os BookTokers.

Quando surgiu o BookTok?

A comunidade BookTok iniciou lá em 2020, após um vídeo postado pelo usuário @caitsbooks ganhar notória popularidade. A postagem inspirou outros criadores de conteúdo focados em indicação de livros.

 

Ainda nesse mesmo ano, diversos vídeos baseados na trend BookTok fizeram com que a comunidade se expandisse ainda mais. 

 

Esse movimento aumentou bastante a popularidade dos BookTokers, e não é por acaso que muitos deles reúnem milhares de seguidores em suas contas.

O que é o BookTok Brasil?

O BookTok Brasil nada mais é que a comunidade de Booktokers e seus seguidores no país. Eles fazem recomendações e críticas de livros em língua portuguesa, incluindo traduções de best sellers internacionais.

 

Cada país tem suas comunidades Booktokers, com perfis dedicados à produção desse tipo de conteúdo.

Como fazer um conteúdo BookTok?

mulher jovem de cabelos encaracolados sorridente gravando vídeo com o celular

Para fazer um conteúdo BookTok, você não precisa de muito, bastando um smartphone e uma conta no TikTok.

 

Então, basta escolher livros que você já tenha lido e gravar um vídeo com suas considerações, indicações e críticas sobre as obras. 

 

Na hora de postar, não se esqueça de utilizar as hashtags certas para que seu conteúdo seja sugerido para os usuários que as seguem. As principais são as #booktok e #booktokBrasil.

Como se tornar um Booktoker?

Para se tornar um BookToker, basta se dedicar e criar conteúdos sobre livros e postá-los constantemente no seu perfil do TikTok, sempre lembrando de tentar se engajar com a comunidade já existente dentro da plataforma.

 

Também é válido estar atento em como são feitos os lançamentos de grandes autores e potenciais best sellers para você ler e trazer as suas considerações quando estiver todo mundo falando sobre a obra. 

 

Isto é, não adianta nada sempre postar conteúdos sobre livros que não estão mais em alta no momento, visto que muitos BookTokers provavelmente já tenham gravado vários vídeos sobre eles. Assim, você não corre o risco dos usuários acharem seu conteúdo ultrapassado.

 

Isso não quer dizer que você não possa gravar conteúdos sobre seus livros favoritos, sobre clássicos da literatura ou sobre autores novos (ainda desconhecidos do grande público). Porém, é válido ponderar bastante sobre quando postar os vídeos. Aproveite momentos que não tenha nenhuma obra em evidência entre os assuntos quentes do momento.

 

Gaste um tempo trabalhando na qualidade  dos seus vídeos. Apesar do TikTok ser uma rede bastante democrática e virilizar conteúdos de “pessoas simples” (muitas vezes, sem nenhuma produção ou edição), vale a pena investir em um cenário bacana, em um look e treinar bastante sua dicção para aumentar a qualidade dos seus vídeos.

 

Assista seus vídeos depois de postá-los e veja se há algo para melhorar nos próximos: o volume e o tom da sua voz, a iluminação ou algum detalhe que passou despercebido. Assista também conteúdos de outros BookTokers e avalie o que você gosta para tentar incorporar nos seus vídeos.

5 dicas para autores aproveitarem a hashtag booktok

criador-de-conteudo-interagindo-com-a-base-de-fas-em-estudio-olhando-a-configuracao-do-podcast-de-vi

 

Essa também pode ser uma excelente ferramenta de marketing para autores, que podem utilizar esse formato de conteúdo para fazer sua obra conhecida por mais pessoas. Veja algumas dicas para aproveitar essa onda:

  1.  Faça sinopses rápidas sobre seu livro 

Uma resenha sobre o seu livro pode ser uma excelente maneira de instigar os leitores a desejarem lê-lo. Então, esse tipo de conteúdo pode ser uma boa ideia de publicação no seu TikTok com a hashtag BookTok.

  1. Teça comentários sobre o personagem principal 

O personagem principal é o elemento central da sua história, por isso, uma resenha sobre ele também pode gerar curiosidade no público e ser uma boa isca de venda para suas obras. 

 

Você também pode fazer conteúdo sobre personagens de livros que você gosta, afinal, você precisará diversificar seu conteúdo.

  1. Conte passagens marcantes, engraçados, emocionantes do seu livro 

Que tal escolher algum trecho marcante sobre o seu livro e criar um conteúdo sobre ele? Essa também pode ser uma excelente oportunidade de mostrar seu trabalho. 

  1. Fale sobre seu processo criativo 

O processo sobre a escrita criativa é um conteúdo que interessa bastante aos entusiastas da literatura, já que muitos também são aspirantes a escritores e querem saber quais os caminhos que outros autores trilham na carreira editorial. 

  1. Compare a história do livro a séries e filmes em alta

É possível fazer também conteúdos sobre livros que viraram filmes ou séries, comparando os diferentes aspectos trazidos nos diferentes tipos de mídia.

 

Aposte também em comparações de livros do mesmo universo, trazendo curiosidades sobre eles. Você também pode trazer listas de filmes e séries que te inspiram a escrever ou mesmo as produções que estão em alta e você assistiu recentemente.

 

E aí, preparado(a) para fazer suas críticas e indicações? Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Para mais dicas sobre o universo literário e mercado editorial, continue acompanhando o blog da Editora Viseu!

 

Aproveite também para conferir dicas para autores utilizarem o Instagram, para aumentar o alcance do seu lançamento e promover ainda mais o seu livro.

Compartilhar

Outros Artigos

PUBLIQUE SEU LIVRO
Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!