Pular para o conteúdo
Ilustração de livro infantil aberto com diversos elementos lúdicos saindo para fora

Como escrever um livro infantil: veja dicas da Viseu!

A literatura infantil é fundamental para a educação, já que é por meio da leitura que a criança pode conhecer uma infinidade de universos, adquirir conhecimentos, moldar seu caráter e enxergar o mundo sob uma nova ótica.

Não é à toa que os livros infantis sempre estão inseridos nas escolas e fazem parte da educação formal, como instrumentos essenciais para o desenvolvimento dos estudantes no ensino fundamental. 

Por isso, é natural afirmar que escrever um livro infantil pode mudar o mundo e se você tem esse sonho, aproveite e confira dicas da Viseu para contar histórias para o público infantil e mostrar sua obra para todos!

Afinal, o que é e para que serve a literatura infantil?

A literatura infantil é a arte de produzir conteúdo de cunho literário para crianças com o intuito de transmitir conhecimento, apresentando elementos lúdicos e educativos para o público infantil de diferentes idades.

A produção literária deve ser direcionada a uma faixa etária específica, já que as crianças são leitores em formação e se desenvolvem de maneira diferente em cada fase da infância.

Em resumo, é assertivo afirmar que a literatura infantil é instrumento de desenvolvimento social, emocional e cognitivo para as crianças, além de estimular a criatividade, a imaginação, o raciocínio, a empatia, o respeito, o desenvolvimento cognitivo e da linguagem e formar a sua visão de mundo.

E, você, como escritor(a) de obras infantis, pode contribuir com o desenvolvimento de milhares de novos leitores por meio da sua escrita criativa pensada especialmente para os pequenos.

 

Tipos de literatura para crianças: gêneros para apostar

Crianças sentadas com livros na mão

Apesar de entendermos que estamos nos referenciando à literatura infantil de forma geral, existem diferentes gêneros dentro da escrita para crianças e você, como autor(a), pode se dedicar e especializar em um ou mais destes.

Conheça os gêneros que mais fazem sucesso no universo infantil:

Contos

A narrativa, talvez, seja o tipo textual mais conhecido na educação infantil e se faz presente nos contos. As crianças (e adultos) adoram ler contos, pois são os textos que narram histórias que envolvem o leitor em uma linha do tempo que conta os feitos dos personagens

 

Quem nunca leu ou ouviu sobre os famosos contos de fada “Chapeuzinho Vermelho”, “Cinderela” ou “A Branca de Neve e os 7 anões”? 

 

No Brasil, podemos citar Monteiro Lobato, como um dos principais autores de literatura infantil, principalmente pela série “Sítio do Pica-pau Amarelo”, com 23 livros de histórias fantásticas que encantou várias gerações.

Histórias em quadrinho

Os quadrinhos são parte essencial da infância de toda pessoa, afinal, eles fazem muito sucesso entre o público infantil e infanto-juvenil. No Brasil, temos a representação máxima deste gênero na figura de Maurício de Souza, criador da série em quadrinhos de sucesso mundial, “A turma da Mônica”.

 

Mas, para além do universo de Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão, Chico Bento e outros personagens icônicos de Maurício, outros clássicos também fizeram história, como o Zé Carioca, Pato Donald, Pateta e o Mickey. 

 

Mais recentemente, podemos citar a obra “Diary of a Wimpy Kid” (no Brasil: Diário de um Banana), como um dos maiores sucessos entre o público infantil e que usa elementos clássicos dos quadrinhos, sendo um livro best-seller internacional, traduzido para 28 línguas e com milhões de cópias vendidas em todo o mundo. 

 

Quem sabe você não é o próximo(a) Jeff Kinney e tem quadrinhos incríveis aí aguardando para serem publicados?

Poesia

A poesia também pertence ao universo infantil e encanta aos pequenos, já que usa as rimas para brincar com as palavras e as ilustrações complementam a obra para estimular a imaginação dos leitores.

 

Elementos verbais e não-verbais se complementam em perfeita harmonia para dar vida a histórias encantadoras para as crianças. Será esse o seu talento?

Fábulas

As fábulas são histórias curtas e costumam ser protagonizadas por animais ou objetos, embora também podem ter seres humanos como personagens. Uma característica típica das fábulas é que elas sempre terminam com uma lição e sempre são para estimular o senso moral nas crianças. Por isso, muitos professores da educação infantil gostam desse gênero para trabalharem com seus alunos. 

A fábula mais famosa é “a formiga e a cigarra”, na qual a formiga trabalha durante o verão, para estocar comida, enquanto a cigarra passa seus dias cantando e descansando e, quando chega o inverno, a formiga é recompensada pelo seu esforço e tem comida de sobra, enquanto a cigarra fica sem ter o que comer. 

É uma história ideal para ensinar o valor do trabalho e da precaução para as crianças.

 

Esses são apenas alguns dos gêneros que funcionam dentro para o universo infantil, mas a sua liberdade de criação é infinita e você pode transitar entre os gêneros que quiser, desde que siga uma escrita que respeite as faixas-etárias, as quais se propôs dedicar suas obras.

Processos de escrita: início, ápice e final feliz?

Como você pôde ver, um título de literatura infantil deve prever a faixa etária do leitor, atender aos seus interesses e respeitar as suas possibilidades. Isto é, a estrutura e o estilo de linguagens devem se adequar às experiências da criança. 

 

Os temas devem fazer parte do universo infantil e, ao mesmo tempo, podem apresentar elementos novos que prenderão a atenção dos pequenos. 

 

Em relação ao desenvolvimento da história, é comum que os autores sigam a fórmula introdução, ápice ou conflito e final feliz, afinal, é importante sempre ter em mente que estamos escrevendo para crianças e elas esperam que os personagens, os quais se apegam fiquem bem no final.

 

Mas, mais uma vez, ressaltamos que você tem liberdade criativa para desenvolver suas obras e pode criar a sua própria fórmula de sucesso dentro da literatura infantil. Então, deixe sua criatividade aflorar e crie enredos, cenários e personagens nunca vistos antes!

 

Por que escrever para crianças?

Crianças sentadas concentradas lendo um livro

A literatura infantil é incrível e apresenta infinitas possibilidades entre escritas verbais e não-verbais e você pode conduzir seu leitor em viagens fantásticas pelo universo.

 

Além disso, a literatura infantil representa uma boa fatia do mercado editorial. Uma matéria lançada no portal PublishNews revelou que os livros infantis representaram cerca de 24% das vendas de livros em 2022 no país. 

 

Então, se você acredita que essa é sua vocação, coloque suas ideias no papel e publique suas obras infantis.

O que meu livro infantil precisa ter para se destacar?

Toda obra de sucesso precisa ter uma história envolvente e cativante para comover e prender a atenção do leitor, mas e quanto às obras infantis? Confira 5 dicas básicas da Editora Viseu para você acrescentar nas suas obras!

  1. Um ensinamento valioso para as crianças

As crianças estão em fase de aprendizagem constante, então, é natural que os livros infantis tenham ensinamentos valiosos para os pequenos. 

 

Desse modo, sempre é importante refletir: o que minha obra tem para ensinar para as crianças? Lembre-se: esse conhecimento será o fio condutor para sua história!

  1. Cenário e personagens interessantes

Menina ruiva pensativa com um livro nas mãos

Os personagens, sejam eles protagonistas ou antagonistas, são os elementos mais importantes para sua obra, afinal, há o processo de identificação fundamental entre leitor e personagem, que faz com que o interlocutor queira saber o final da história. 

 

Nesse sentido, você precisa criar personagens cativantes, com os quais os leitores se identificam e desejam acompanhar a história até o fim. Pense nas características que tornarão seus personagens únicos.

 

Aproveite e navegue também pelo nosso Guia de como criar personagens!

3. Um enredo envolvente

Juntamente com os personagens, saber como planejar um bom enredo também é fundamental para uma obra de sucesso, afinal, trata dos acontecimentos pelos quais os seus protagonistas e coadjuvantes passam  durante a história.

 

E é nesse ponto que sua história deve se destacar, uma vez que existem milhares de histórias na literatura e a sua não pode ser uma cópia de algo já escrito, mas sim uma narrativa única. Pense nisso!

4. Um desafio a ser superado pelos personagens

Outro elemento fundamental para seu livro alcançar o sucesso é apresentar um desafio que deverá ser superado pelos personagens. Chamamos isso de ápice, é o que gerará uma tensão no leitor e depois virá a sensação de alívio quando o desafio é superado.

 

Apesar de ser um elemento presente em praticamente todas as histórias infantis, é fundamental para aflorar as emoções dos pequenos.

5. Um desfecho emocionante

Por último e não menos importante, o seu livro deve ter um final emocionante, principalmente para a expectativa que foi gerada no seu leitor. Então, capriche na escrita e feche seu enredo com chave de ouro com um destino positivo para seus protagonistas que, com certeza, seus pequenos leitores ficarão muito contentes.

 

Mas, para além de todas essas dicas, confie no seu potencial, na sua criatividade e escreva suas histórias sem medo. O processo de escrita é uma viagem fantástica que deve satisfazer, antes de qualquer um, o seu autor(a)!

 

Quer saber como é o processo de publicação de um livro infantil? Confira nosso post completo sobre o tema!  

Compartilhar

Outros Artigos

Protagonista: saiba por que ele é fundamental para sua história
Dicas de escrita

Protagonista: como fazer seu personagem principal brilhar

A criação de personagens é uma grande dificuldade entre autores. Muitas são as questões às quais se atentar: verossimilhança, profundidade, falas, personalidade… Esses pontos se

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!