Pular para o conteúdo
Imagem de robozinho de IA escrevendo em cima da mesa

Como escrever um livro com ajuda da Inteligência Artificial?

Está sem tempo para ler o texto? Ouça todo o conteúdo em áudio, enquanto realiza outras atividades. Dê o play abaixo:

 

 Criar um livro com a ajuda da inteligência artificial pode parecer algo distante ou mesmo absurdo para muitos autores. Porém, a AI é uma realidade e uma ferramenta que pode trazer inúmeros benefícios para sua jornada de escrita.

Escrever é um processo muitas vezes árduo e não pode ser feito de qualquer maneira, já que de nada adianta colocar em palavras algo que não será lido, tampouco que irá satisfazer o próprio autor.

 Por exemplo, iniciar o livro talvez seja mais difícil do que finalizar uma história. Ou seja, é preciso partir do zero e criar personagens, cenário, tempo, enredo e todos os acontecimentos que irão dar vida à história da obra. E não apenas isso, todos os fatos devem estar amarrados e serem interessantes para o leitor.

 

Assim, a inteligência artificial pode facilitar e tornar a escrita mais orgânica, trazendo insights, dicas, possibilidades que você não tenha considerado ou pensado.

 

Será mesmo possível escrever uma obra a partir das ferramentas de IA disponíveis atualmente? Neste conteúdo, você vai conferir como usar a Inteligência Artificial no seu processo de criação.

O que é e como funciona a Inteligência Artificial?

pessoa usando notebook operando software de inteligência artificial

A Inteligência artificial (IA) pode ser conceituada como um software capaz de aprender sozinho infinitamente, isso é denominado como aprendizado de máquina (em inglês, machine learning). 

 

É bem provável que você já deva conhecer a fama do ChatGPT, da empresa OpenAI, software criado para o processamento de linguagem natural. Trata-se de uma IA capaz de conversar com você de forma lógica e fluída, respondendo tudo que você perguntar a ela.

 

No entanto, quem já pesquisou um pouco mais sobre a ascensão da IA sabe que já existem concorrentes fortes no mercado, como: AI Content Wizard, Copy AI, Jasper, Microsoft Azure AI e muitos outros com recursos incríveis.

 

Esses softwares são capazes de produzir textos de acordo com a instrução que o usuário der a eles. Por isso, usuários mais experientes da IA sempre afirmam que é fundamental saber perguntar e instruir a ferramenta para ter o resultado mais assertivo possível para sua intenção.

 

Mas, então, isso significa que se eu der a instrução exata do que desejo escrever, o software vai me entregar um livro pronto? Bom, não é bem por aí, já que esses softwares têm suas limitações e não substituem a originalidade e a capacidade de exercitar a escrita criativa dos autores. Vamos entender um pouco mais!

Como os softwares de AI podem ajudar no seu livro?

Como acabamos de afirmar acima, a Inteligência Artificial não irá te entregar um livro pronto, devido às suas limitações.

 

Se você tentar fazer isso, é bem provável que você não goste nem um pouco do resultado. Por outro lado, a IA pode te dar ideias e caminhos sobre como iniciar e conduzir sua história.

 

Para você ter uma ideia, recentemente, o criador e produtor-executivo da famosa série Black Mirror, Charlie Brooker, contou que tentou usar a Inteligência Artificial para criar um episódio para a nova temporada, mas acabou se decepcionando com o resultado.

 

Brooker afirmou que a ferramenta fez um compilado de informações de diferentes episódios da série e as mesclou na tentativa de criar um novo roteiro. Porém, para o autor da série, o resultado não fez nenhum sentido.

 

Isso aconteceu porque a IA só cria algo a partir das informações disponíveis na internet. Basicamente, o poder da IA está na sua capacidade de varrer toda a web e entregar uma resposta rapidamente para o usuário

 

Entretanto, também temos cases de sucesso de escritores que estão escrevendo novos títulos cada vez mais rápido. O escritor americano Tim Boucher afirmou que já escreveu mais de 100 títulos utilizando a IA e o que mais surpreendeu é o tempo médio que ele afirmou ter gasto para finalizar cada obra: apenas algumas horas!

 

Tim contou ainda que já chegou a terminar um livro em 3 horas, mas que o tempo médio de produção com uma IA é de 8 horas. Ou seja, é praticamente uma obra por dia se pararmos para pensar na faixa de tempo de um jornada de trabalho diária.

 

Os livros de Tim possuem entre 2.000 e 5.000 palavras e de 40 a 140 imagens também geradas por um software de Inteligência Artificial, os quais ele vende por valores de US$1,99 a US$3,99.

Como o uso da Inteligência Artificial pode acelerar seu processo de escrita?

Mulher branca de uns 35 anos trabalhando na escrita de um livro anotando no caderno e com notebook na mesa

A exemplo do autor americano que passou a viver somente da venda das suas obras, você também pode utilizar softwares de IA para escrever seus livros. Confira!

Use softwares de IA para ter ideias

Os recursos de IA  podem ser ótimos geradores de ideias para seu livro, basta orientá-los muito bem. Veja exemplos de comandos que você pode dar ao software de AI:

  • Preciso de uma lista de cidades fantasmas nos EUA;

  • Ideias de nome e características para uma detetive americana; 

  • Preciso de uma vítima de assassinato, como ela foi morta e como seu corpo foi encontrado;

  • Ideias de 3 suspeitos do assassinato com informações sobre cada um deles, por que são suspeitos e quais são os 2 inocentados e quem é o culpado.

 

A partir dessas informações, você pode começar a desenvolver a história para seu livro.

Aproveite ferramentas de IA para superar bloqueios criativos

Você também pode utilizar as ferramentas de IA para aqueles momentos em que você sente que não está tendo muitas ideias para continuar seu livro. Você pode pedir para a inteligência artificial te dar ideias para um capítulo específico, por exemplo, até que consiga sair do bloqueio.

 

Aproveite e confira depois nosso post sobre como destravar sua escrita!

Use a IA como revisor gramatical

As ferramentas de IA podem ser excelentes revisores gramaticais para quando você precisa se certificar que não deixou passar nenhum erro de digitação ou esqueceu algum acento.

Use a IA para criar ilustrações para seu livro

Você também pode utilizar ferramentas de IA para gerar ilustrações e imagens para seu livro. Caso você deseje criar uma capa ilustrada ou mesmo oferecer elementos visuais no meio da história, a IA pode ser uma boa aliada, principalmente se você não tiver talento para desenhar e nem dinheiro para contratar um profissional.

 

Essas são algumas sugestões de como você pode utilizar a inteligência artificial como aliada na produção da sua obra literária. E aí, o que você pensa sobre o uso da IA para escrever?

 

Não perca a oportunidade de aprofundar ainda mais no mercado, lendo nosso post sobre as principais Tendências do Mercado Editorial para 2024, que traz dicas e ideias para escritores a terem sucesso na sua jornada e realizarem o sonho da publicação!

Compartilhar

Outros Artigos

Saiba o que faz um editor de livros
Dicas de publicação

Editor de livros: quem é e o que faz?

A figura do editor de livros pode parecer um tanto nebulosa para muitos autores. Afinal, quem é esse profissional e o que ele faz? O

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!