Pular para o conteúdo
Elisete Ribeiro, transcedendo os desafios e vivendo com mais ousadia

Confira a entrevista da autora Elisete Ribeiro, de “Transcendendo os Desafios e Vivendo a Vida com mais Ousadia”

O livro “Transcendendo os desafios e vivendo com mais ousadia”, de Elisete Ribeiro, é uma jornada comovente e inspiradora nos reinos da auto-descoberta, resiliência e vida ousada. A narrativa é pautada por histórias reais, das vivências da própria autora e da observação cuidadosa e analítica de casos lhe era relatados.

Essa é exatamente a força do livro, ou sejam, em sua capacidade de entrelaçar narrativas pessoais com sabedoria prática. Nele, Elisete não promete fórmulas prontas que conduzam você ao autoconhecimento. Porém, compreende que o livro seja uma fonte inspiradora para a ação, em busca de um objetivo maior: ter uma vida plena, a partir de decisões tomadas com assertividade e consciência, mesmo nos momentos mais desafiadores.

Nesta entrevista, a autora conta com detalhes sobre o processo de escrita, dos principais desafios, bem como suas referências literárias, dos objetivos como escritora e projetos futuros.

1. Qual foi a inspiração para escrever “Transcendendo os Desafios”? 

Inspirei-me em primeiro lugar, e sobretudo, nas pessoas, nas diversas possibilidades em nos reinventarmos diante dos desafios que a vida nos apresenta e em situações que vivenciei e transcendi.

Acredito no poder de impactar e inspirar as pessoas do mundo inteiro através da leitura. Porque ao compartilhar experiências, vivências, perspectivas e ideias, você pode contribuir com a reestruturação de muitos aspectos considerados vulneráveis na vida, respeitar e acolher a singularidade de cada ser.

2. Como suas experiências pessoais influenciaram a escrita deste livro? 

Começo a responder a essa perguntar a partir do seguinte questionamento: Você já sentiu algo que “pede” expressão? Então, foi a partir disso, que o trabalho concreto de escrever começou a ganhar contornos. Transcrever aquilo que é seu e do outro que está pedindo expressão.

Num primeiro momento, acredito na inspiração, no estado e gozo literário que determinada coisa é capaz de despertar e, consequentemente, com o desejo imediato de expressar aquilo. É uma necessidade fatal! 

O segundo aspecto é a escrita propriamente, considero momento de enorme prazer e alegria. É uma coisa fantástica escrever, descobrir sua própria voz e também dar voz às experiências alheias observadas. 

3. O livro aborda temas como superação e autoconhecimento. Pode nos contar como esses temas são importantes na sua vida? 

O Autoconhecimento e a superação devem ser elos correlativos e atemporais para quem busca uma vida afincada em escolhas mais assertivas. Esses preceitos estão presentes em minha rotina de ações, pois acredito que o autoconhecimento deve funcionar como a mola propulsora na nossa vida. Ou seja, para nos impulsionar rumo aos projetos idealizados, relações e vínculos mais saudáveis, e acima de tudo o encontro consigo mesmo.

Conforme abordo em passagem no livro, a qualidade das escolhas que fazemos estão atreladas às habilidades em superar algo que nos inquieta emocionalmente e ao tipo de vida que buscamos ter. Quem desenvolve o autoconhecimento, utiliza sabiamente a consciência sobre si mesmo e, com isso, percorre as estradas da superação com mais coragem. 

4. Qual a principal mensagem que você deseja transmitir aos leitores através de “Transcendendo os Desafios”?

Bom! A responsabilidade é grande, não? Eu diria que, apesar de a vida parecer um infindável processo de desafios e superação, a maior tarefa seja então superar a si mesmo e acreditar na ressignificação daquilo que pode nos causar dor e sofrimento. E isso é possível, acredite! É o que nos dá a certeza de que somos capazes de ir além das amarras mentais que nos aprisionam.

Acredito que é imperioso compreender que quando abrimos mão de sonhar, para viver o mínimo, a vida pode transformar-se em um cotidiano monótono, repetitivo e tedioso. Acreditar em si, e agir, resulta em aprendizados que são pontos de partida para desfrutar de uma vida digna de ser vivida. Acredito que as pessoas são capazes de mudar e transcender aos desafios inerentes à vida. 

5. Como você espera que seu livro impacte a vida dos leitores? 

Primeiramente, desejo que os enredos propostos nessa obra façam sentido para aquilo que deseja ressignificar em sua vida. E, consequentemente, que as histórias narradas em cada capítulo, consigam mediar um reencontro libertador e afetuoso com as histórias de vida do leitor, até mesmo em relação aos episódios traumáticos.

Você não verá fórmula universal para dominar sua mobília emocional interior, porque somos seres únicos. Mas, apresento as possibilidades e estratégias necessárias para que você, leitor, consiga reescrever com coragem e ousadia sua história.

Trago narrativas que pautadas em experiências reais, mostram como é possível vencer a repetição de ciclos que nos prejudicam e impossibilitam a reestruturação de crenças limitantes de si mesmo. Como fazer as pazes com o passado, superar traumas e ensejos que talvez você ainda não tenha tido acesso para aceitar sua incompletude humana.

Então, desejo-te, caro leitor, uma excelente leitura e ótimas oportunidades para que, a partir da leitura do livro, você reescreva histórias que te deem orgulho de vivê-las e de dividi-las com quem ama. Excelentes reencontros…

 

 

6. Pode nos contar sobre o processo de pesquisa e desenvolvimento do conteúdo do livro? 

É muito difícil falar sucintamente. Poderíamos falar sobre isso longamente[risos]. Em cada capítulo abordado no livro, há um contexto de pesquisa, de visão e escrita peculiar. E isso se deu justamente pelo fato de que temáticas abordadas na obra são coletas de experiências e metamorfoses de vida, minhas e alheias. São exemplos reais.

Então, foi um processo de pesquisa enriquecedor! E a partir disso, a obra foi tomando escopo, mostrando que determinados eventos mentais que imbricam no emocional acontecem comigo, com você e com outras, outras… pessoas.

Assim, as coletas obtidas através dos estudos de casos resultaram na obra escrita. Eles podem servir de aporte para te inspirar a ter coragem de se escolher e ousar “Transcender aos Desafios”, que eu prefiro dizer; oportunidades que a vida nos dar para irmos atualizando melhores versões de nós mesmos. 

7. Quais foram os maiores desafios que você enfrentou durante a escrita de “Transcendendo os Desafios”? 

Primeiramente, foi me encorajar a escrever sobre alguns fatos ocorridos na minha vida, entre eles o abuso sexual sofrido no final da minha infância caminhando para a fase de adolescência. E devo ser bem sincera, só consegui expressar esse trauma, porque já havia me libertado das amarras emocionais que me paralisavam, fruto do trabalho voltado para o autoconhecimento.

Em seguida, outro desafio foi copilar histórias que se identificassem com o perfil de transcender aos próprios desafios para em seguida escrever de forma amorosa as narrativas. Porém, devo ressaltar que apesar dos desafios, vale muito a pena não ter medo de vencer o próprio medo, pois nem sempre podemos evitar situações que nos cause dor e desconforto. Entretanto, viver em constante sofrimento é uma opção dentre tantas outras que a vida oportuniza. 

8. Como você aborda a questão do equilíbrio emocional e mental em sua vida e como isso se reflete em seu livro? 

O bem-estar emocional é responsável por regular a influência das emoções nas nossas ações e exercer o autocontrole sobre elas. O objetivo é sermos mais racionais, mesmo em situações extremas.

Na minha rotina de autocuidado, há ações que me permitam desenvolver continuamente essa importante ferramenta de autoconhecimento para, em primeiro lugar, ser líder de mim mesma.

E, nesse sentido, o endosso das experiências exemplificadas no livro, nos conduz a perceber a autoconsciência emocional fará toda diferença para o desfecho menos doloroso das situações. Com isso podemos ser seres emocionais, mas sem perder a racionalidade ou se desesperar diante das adversidades da vida. 

9. Há algum autor ou livro que tenha sido particularmente influente em sua jornada de escrita? 

Na verdade, as obras “Alma Indomável”, do autor Michael A. Singer e “Praticando o Poder do Agora” de Eckhart Tolle conheci antes mesmo de iniciar o processo de escrita de “Transcendendo os Desafios”. Mas foram uma referência durante minha escrita porque abordam temáticas que também nos inspiram a compreender nosso papel no mundo, a ressignificar pensamentos, emoções e crenças limitantes que sabotam o nosso bem estar.

Por meio das obras deles, eu vi espelhada a minha incompletude humana. Percebi também que apesar de nos assemelharmos a um grãozinho de areia no imenso universo, podemos nos tornar robustos em matéria do que é realmente ser humano. Basta conseguirmos acessar o nosso ponto de energia que emana do coração. 

10. Quais são seus planos futuros como escritora? Há novos projetos em desenvolvimento? 

Em paralelo a divulgação e lançamento da obra “Transcendendo os Desafios”, está em andamento a produção de mais uma obra desta vez na área da psicologia. Meu objetivo é fazer com que a mensagem de encorajamento ao autoconhecimento consiga abraçar leitores em diversos lugares do mundo.

Em breve, espero estar compartilhando e contribuindo com aprendizados contínuos através da leitura. Com humildade e coragem, busco dar continuidade nos projetos, porque sem uma vontade interior, uma energia vital, um desejo da “alma”, dificilmente realizamos grandes coisas. 

11. Agora, diga-nos, onde podemos adquirir o seu livro? 

O livro está disponível nas Lojas On-line parceiras como: Cultura, Americanas, Amazon, Mercado Livre, Submarino, Shoptime, Google Play, Apple, Barnes & Noble (Loja Internacional), Casa del Livro (Loja Internacional), El Corte Inglés (Loja Internacional), Wook (Loja Internacional), e Kobo (Loja Internacional). E também nas maiores livrais físicas no Brasil.

Compartilhar

Outros Artigos

Protagonista: saiba por que ele é fundamental para sua história
Dicas de escrita

Protagonista: como fazer seu personagem principal brilhar

A criação de personagens é uma grande dificuldade entre autores. Muitas são as questões às quais se atentar: verossimilhança, profundidade, falas, personalidade… Esses pontos se

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!