Pular para o conteúdo
Editora de livros | Livros em uma esteira sendo fabricados - Indústria de livros

Editora de livros: 9 vantagens de publicar seu livro com a editora certa

Buscar a Editora de Livros ideal pode até parecer  uma tarefa fácil, mas quando você se envolve nos detalhes, começam a surgir inúmeras dúvidas que deixam você confuso quanto à decisão certa.

Publicar um livro é uma decisão que mexe com várias áreas da nossa vida, e uma das principais é o próprio sonho de ser um autor com obra publicada.

Fora isso, você tem todo o desgaste mental durante todas as etapas, desde a criação, passando pela avaliação da sua obra, revisão, capa, diagramação, impressão, distribuição e enfim o lançamento do livro.

Índice do artigo

Neste momento você percebe quão valiosa é a presença de um parceiro editor que tem experiência capaz de ajudar você a pegar os melhores caminhos.

Assim, você aprende com os erros e acertos de quem já trilhou esta jornada.

Diante de tantos desafios, decidimos esclarecer aqui algumas das vantagens de apostar na editora de livros certa para encabeçar o projeto do seu livro.

O que é uma Editora de livros e qual sua função no mercado editorial?

A Editora de livros é uma empresa do ramo da leitura que se responsabiliza por todas as etapas da publicação de uma obra literária, desde a captação do original do autor, até o lançamento da obra finalizada.

Certamente, com os avanços da tecnologia, muitas editoras operam de modo diferente como as tradicionais, que anteriormente eram responsáveis por 100% dos processos de publicação.

Atualmente você encontrará editoras que detém todo o conhecimento das etapas de publicação, porém contam com parceiros diferentes em cada área da edição, impressão, marketing e distribuição das obras.

Como encontrar a Editora certa para publicação do meu livro?

Antes de abordarmos aqui os aspectos vantajosos de publicar um livro com uma editora confiável, vamos esclarecer alguns pontos sobre como encontrar a editora de livros ideal.

Conheça o seu gênero literário

O primeiro passo é saber uma informação super importante: você sabe em qual gênero literário você pretende escrever?

 

Poderíamos citar aqui muitos outros gêneros literários, mas vamos voltar ao foco do assunto.

Se você já conhece o gênero no qual irá escrever sua obra, é ideal procurar uma editora com foco no seu gênero literário.

Ao pesquisar na internet, certamente encontrará muitas editoras focadas em nichos específicos, por exemplo, editoras com foco em publicações acadêmicas.

Certamente, não seria ideal investir seu tempo conversando com este tipo de editora, se o seu gênero for Poesia, por exemplo.

Aposte em editoras de livros que já publicaram diversas obras do mesmo gênero que o seu

Invista tempo em Editoras de livros que já possuem autores publicados no mesmo gênero em que você irá escrever.

A partir disso, você vai poder analisar as obras, e averiguar todos os detalhes referentes à qualidade que a Editora emprega na confecção dos livros.

Essa atitude também é importante, pois você vai se certificar de que a editora conta com uma revisão qualificada para o gênero, ou seja, não está somente comprometida com correções gramaticais.

Cuidado com editores independentes

Vamos ser sinceros! Uma das primeiras coisas que fazemos ao ter uma dúvida sobre qualquer coisa, é recorrer ao Doutor Google, certo?

Diante disso, quantos de nós já procuramos o termo “Como publicar um livro totalmente online?”.

É bem possível que você acabe encontrando dezenas de resultados de editores independentes que não só ensinam o passo a passo, como também vendem cursos de como publicar livros.

O que eles não te contam, é que apesar de ser possível publicar um livro de forma independente, você terá que ser o gestor, supervisor, financiador e auxiliar administrativo de todas as etapas da publicação.

São mais de 7 etapas envolvidas no processo de publicar um livro, para cada etapa, você precisará realizar orçamentos com diversos profissionais de diferentes áreas.

Além disso, você precisará avaliar o portfólio de cada um para atestar suas habilidades, a fim de saber se é seguro entregar a eles a sua obra para que seja manipulada.

Este processo leva tempo, além de que você precisará estudar muito sobre cada etapa a fim de se tornar uma espécie de “supervisor”, afinal, em uma rotina de gerenciar diferentes profissionais, é você que terá que aprovar, reprovar, pedir correções e garantir a qualidade final.

Organize-se financeiramente para não fazer escolhas apenas com base na economia

Não é novidade que para muitos sonhos é necessário haver envolvimento financeiro. Diante disso, muitos escritores, por questão de economia, acabam fazendo escolhas por serviços que nem sempre são qualificados.

Chamamos atenção para este fato, porque você sabe que o valor emocional envolvido na produção de um livro é alto de mais para que ser convertido em um trabalho de má qualidade.

Sempre recomendamos aos nossos escritores que foquem em seus livros como um objetivo de vida, para que haja uma organização capaz de ajudar o autor a captar os melhores parceiros para a publicação.

Vamos às 9 vantagens de publicar sua obra com uma Editora de Livros

Agora que você já sabe quais critérios utilizar para encontrar a Editora de livros ideal, vamos conhecer mais vantagens de ter uma Editora confiável como base do seu projeto.

Revisão qualificada e especializada no seu gênero textual

Como já foi mencionado anteriormente, é possível que você encontre no mercado profissionais da linguagem que se denominam revisores, pelo simples fato de dominarem as regras de padronização gramatical da língua portuguesa.

Obviamente, isso é muito importante, porém não para por aí.

Um revisor qualificado deve ser especialista em literatura, pois os diferentes gêneros requerem padrões de estruturação variados.

Ao contratar uma editora especializada em diversos gêneros literários, você poderá estar seguro de que sua obra estará nas mãos de pessoas que irão lapidar seu conteúdo da forma mais delicada possível, corrigindo questões linguísticas, sem interferir na identidade da sua escrita.

Design de capa realizado com especialistas no assunto

Designers estão em todo lugar. São milhares de profissionais habilidosos que dominam as mais diversas ferramentas.

Porém, desenhar um livro requer técnicas específicas de gatilhos mentais (copywriting), ou seja, uso de elementos que geram uma responsividade do leitor.

Para isso, é necessário um planejamento inteligente da arte da capa, a fim de que ela cumpra com todos os requisitos de uma capa cativante.

A Editora de Livros conta com Designers capistas, ou seja, especializados em capas de livros.

São ilustradores talentosos que, acima de tudo, possuem uma visão estratégica sobre aquilo que expressam em suas artes.

Aqui você encontra um conteúdo completo sobre Design de Capa de livro.

Experiência na diagramação do livro

Diagramar um livro vai muito além de apenas escolher a fonte ideal e formatar os espaçamentos entrelinhas.

Para diagramar um livro é necessário fazer um estudo prévio do gênero, do uso de imagens (ou não), e também do público alvo.

A partir disso, o profissional de diagramação de livros passa organizar a escrita, levando em consideração a divisão de parágrafos, espaçamento e distância da escrita em relação à borda da folha e miolo do livro, divisão capitular, dentre muitos outros fatores relacionados também a parte burocrática (registros oficiais, ISBN, número de edição, etc.)

Nós também criamos um conteúdo completo sobre Diagramação de livros. Acesse e leia agora!

Menor custo benefício em relação à entrega final

Pelo fato de você concentrar todo o investimento em uma editora, a própria empresa se responsabiliza por todas as etapas da publicação, e isso faz com que seu trabalho seja valorizado, e seu tempo seja poupado.

Se você tem se perguntado quanto custa publicar um livro com uma editora, aí vai um resposta:

Calcula-se atualmente que um projeto mais simples para publicação de livros parta de 2.400,00 reais.

O valor pode ser incrementado de acordo com os pacotes de serviços e recursos que você adota, como: marketing, assessoria de imprensa, impulsionamento da venda nos marketplaces, etc.

Apesar de valor ser uma questão subjetiva, ou seja, é difícil mensurar o que é caro ou barato de uma pessoa para outra, você poderá ter certeza de que por custo bem acessível você poderá realizar o sonho de se tornar um autor de livros.

Impressão das cópias

As Editoras possuem parcerias com empresas especializadas em impressão de livros. 

Apesar de o mercado gráfico ser bem variado e capaz de entregar ótimos materiais em diversos nichos, nem todas as gráficas são especializadas em livros.

Buscar empresas de impressão pode custar caro, e mesmo assim você pode não obter o resultado que gostaria.

Nem todas as empresas de impressão dispõem de um profissional de editoração capaz de revisar o material antes da impressão e garantir  qualidade final.

Pelo fato de as Editoras terem parcerias fixas com empresas qualificadas no ramo gráfico, os trabalhos acabam tendo um custo menor, tanto pelo número de tiragens, quanto pela frequência de demandas que a Editora dá a essas empresas.

Inclusão do seu livro no catálogo e no e-Commerce da Editora de livros

As editoras confiáveis possuem sua presença digital de uma forma forte, pois sabemos que é através da internet que atualmente as informações sobre o mercado editorial se propagam de forma viral.

Hoje em dia, uma pessoa pode sair do anonimato a partir de um simples vídeo. Por isso, sempre reforçamos essa informação às pessoas.

Procure uma editora que já tenha uma autoridade estabelecida no ramo digital, dessa forma, ao publicar sua obra, a Editora poderá realizar tanto a pré-venda, quanto a divulgação do seu livro no catálogo digital da Editora.

Distribuição do seu livro nas principais livrarias do país

As editoras de livro bem conceituadas possuem parceria fixa para distribuição das cópias do seu livro nas principais livrarias.

Este esforço empregado nos processos de distribuição é de total responsabilidade da Editora.

Diferente disso, se você publicar de modo independente, você terá que realizar a prospecção de livrarias para então negociar a possibilidade de ter seu livro vendido.

Após isso, certamente você terá que realizar toda a parte logística de envio, reposição de cópias, etc.

Distribuição do seu livro nos principais Marketplaces da atualidade

Além de possuírem seus próprios e-Commerces, as Editoras de livros contam com integração com todos os marketplaces da atualidade.

Isso significa que ao publicar e lançar seu livro, a própria editora se encarrega de carregar a versão virtual da sua obra em sites como:

  • Amazon
  • Americanas
  • Magazine Luiza
  • Mercado Livre
  • ShopTime

 

Essa é uma grande vantagem em tempos de expansão virtual, ou seja, cada vez mais as pessoas consomem produtos digitais, ou até mesmo produtos físicos  a partir de lojas online.

Auxílio em questões de Marketing e lançamento

Ao realizar a publicação e pré-lançamento do seu livro, a editora já está entrando no “território de marketing” da sua obra.

A divulgação e o lançamento são processos naturais que surgem após a finalização da obra.

Todas as artes, banners, posts, são disponibilizados ao autor para que possa utilizar em suas divulgações pessoais.

Além disso, as editoras possuem parcerias com veículos de imprensa, dessa forma, caso você contrate pacotes de divulgação, seu livro pode virar notícia em grandes portais como UOL, Estadão, G1 dentre outros portais que possuem um alto tráfego e ótimas taxas de engajamento virtual.

Todos os serviços são realizados via contrato de serviço

Contratos são necessários quando se trata de prestação de serviços. São eles que garantem a viabilidade legal de um acordo.

Uma editora séria somente se movimenta a partir de um contrato estruturado onde ambas as partes se cercam de elementos que asseguram a finalização do projeto.

Sem um contrato, você pode estar investindo seu dinheiro em um profissional que não terá validade jurídica para concluir seu projeto, e sabemos que não é bom contar com a sorte, quando temos à nossa disposição instrumentos que nos ajudam a ter sucesso em nossos projetos.

Conclusão

Certamente existem muitos relatos de pessoas que tiveram suas jornadas de publicação independentes e que nem sempre tiveram êxito.

Recomendamos que você tenha pelo menos uma experiência com uma editora confiável a fim de perceber a qualidade do serviço.

Com mais de 12 anos de experiência no mercado editorial, a Editora Viseu chegou à marca de 5 mil autores publicados, sendo pessoas que escrevem em diversos gêneros literários

Nosso time tem total capacitação para receber sua obra, tratá-la com o máximo de respeito, e conduzi-la até a etapa da publicação, divulgação e lançamento.

Se você busca por uma editora profissional capaz de amparar você em todas as 9 vantagens que mencionamos acima, converse conosco.

Será uma honra fazer parte do seu sonho de se tornar um autor publicado.

Compartilhar

Outros Artigos

PUBLIQUE SEU LIVRO
Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!

REDES SOCIAIS

VISEU EDITORES Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por OIRAMC