Você é um leitor ávido, mas sente falta de compartilhar suas leituras com alguém? Quando termina um livro, fica se coçando para comentar sobre, mas não conhece ninguém que entenda ou se interesse pelo que está falando? Se sim, os clubes do livro podem ser a escolha certa para você!
Esses clubes têm ganhado popularidade nos últimos anos, unindo pessoas com uma mesma paixão: a leitura. Porém, o que exatamente é um clube do livro? Como eles funcionam? Quais são seus benefícios reais?
Se você tem essas e outras dúvidas sobre essa prática centenária, este é o artigo para você. Neste guia detalhado, respondemos todas essas questões, com exemplos de clubes gratuitos dos quais você pode participar e um passo a passo para você criar seu próprio clube do livro. Fique com a gente e confira!
Clube do livro: o que é e como funciona?
O que é um clube do livro?
Um clube do livro, também chamado de clube de leitura, é um grupo de leitores que se reúnem regularmente para discutir, compartilhar e conversar sobre a leitura de um mesmo livro. Podem ser tanto presenciais quanto online, grandes ou pequenos, pagos ou gratuitos.
As obras que serão lidas são escolhidas anteriormente, normalmente em conjunto. Nos encontros, todos os membros têm a oportunidade de dar suas opiniões sobre o livro, promovendo reflexão, escuta e troca de diferentes perspectivas.
Existem diferentes tipos de clubes, dependendo das preferências do grupo. Alguns focam em um gênero literário específico, autores com uma característica em comum ou são voltados para membros específicos, enquanto outros optam por uma seleção mais diversificada e ampla.
Os encontros podem variar desde discussões informais até encontros mais estruturados, onde um líder de discussão ou moderador guia a conversa. Em clubes maiores, também é possível que o próprio autor da obra lida seja convidado para integrar o bate-papo.
A maioria promove encontros mensais, para que todos os membros tenham tempo de ler e pensar em suas considerações, mas a frequência pode variar de acordo com ritmo de leitura e rotina dos membros. Podem ser formados por pessoas conhecidas, como amigos ou colegas, ou por desconhecidos unidos pelo amor ao livros.
Nos últimos tempos, o número de clubes do livro online cresceram exponencialmente, difundindo e promovendo ainda mais a leitura. É uma prática importante não só para manter leitores engajados, mas também para incentivar a leitura e formar cada vez mais leitores.
Como surgiu o clube do livro?
A ideia de se reunir em grupos para discutir livros e literatura não é nova, remonta a séculos atrás. Na Grécia antiga, por exemplo, existiam os sympósions gregos, em que a elite intelectual se reunia para beber e conversar sobre artes, literatura e história.
Mas os clubes do livro como conhecemos hoje começaram a ganhar força no final do século XIX e início do século XX. Em um contexto de crescente alfabetização e acesso aos livros, surgiram como reuniões informais, um modo de socializar e discutir ideias literárias.
Um dos mais conhecidos foi o Ladies’ Reading Club, criado em 1885 em Houston, nos Estados Unidos. Começou com encontros simples, como um espaço para que mulheres discutissem sobre arte e literatura, mas cresceu rapidamente em tamanho e influência, e foi um dos grandes responsáveis pela abertura da primeira biblioteca pública da cidade.
No Brasil, um dos grandes marcos dessa prática foi a editora e clube de assinatura Círculo do Livro, fundada em 1976. Os assinantes recebiam uma revista todo mês com o catálogo de lançamentos e deviam adquirir pelo menos duas obras por mês.
Essa prática levava os livros até cidades pequenas, que não possuíam livrarias ou bibliotecas, democratizando o acesso à leitura por todo Brasil. Na década de 80, a Círculo do Livro chegou a ter mais de 800 mil assinantes em mais de 2850 municípios diferentes!
Hoje em dia, existem diversos clubes do livro, por assinatura ou não, em diferentes estilos. Com a internet, surgiu a comunidade bookstan, tornando a leitura uma experiência compartilhada, cenário ideal para a disseminação desses grupos.
Como funciona um clube do livro?
O jeito como um clube do livro funciona pode variar bastante dependendo das preferências dos membros, mas existem algumas etapas comuns para a maioria deles. Confira a estrutura básica de funcionamento de um desses grupos:
1 – Os membros escolhem o livro
A seleção do livro é uma das etapas mais importantes de um clube. Alguns escolhem por consenso, outros adotam um sistema rotativo, onde cada membro sugere um título por vez, e há ainda a possibilidade de ter um líder que indica todas as leituras.
A escolha pode ser influenciada pelo tema do clube (por exemplo, apenas clássicos da literatura ou livros de poesia), pelas preferências dos membros, por sugestões de curadores ou ainda pela lista de best sellers do momento. Todos os membros irão ler aquele livro no mês, e é sobre ele que a discussão será realizada.
2 – O cronograma de leitura é definido
Uma vez que o livro é escolhido, o grupo define um cronograma para a leitura, que normalmente varia de três a quatro semanas. Esse tempo permite que todos os membros leiam o livro e cheguem à reunião preparados para a discussão.
Alguns clubes têm agendas mais regradas, com metas de capítulos por semana, outros apenas definem um prazo final de leitura. Sendo assim, pode haver mais de um encontro marcado no mês que discute o livro por partes, ou uma única reunião para falar da obra completa.
3 – A reunião acontece
As reuniões são o coração do clube do livro. Elas podem acontecer em um local físico, como a casa de um dos membros, uma biblioteca, uma cafeteria; ou de forma virtual, usando plataformas de videoconferência, chamadas de áudio e até lives em redes sociais.
Durante a reunião, os membros discutem o livro, compartilham suas impressões, fazem perguntas e refletem sobre os temas abordados pela obra. Alguns grupos promovem debates mais estruturados, com moderadores e tópicos a serem discutidos, mas também podem ser mais livres e espontâneas, como uma conversa mesmo.
4 – Planejamento do próximo encontro
Ao final de cada reunião, o grupo geralmente decide qual será o próximo livro a ser lido e marca a data da próxima reunião. Isso começa o ciclo novamente, com uma nova leitura, um novo cronograma e um novo encontro a se esperar.
Normalmente, também é nessa fase que os clubes aceitam novos membros. Assim, eles não entram enquanto uma leitura está no meio, sem correr o risco de não conseguirem finalizar o livro a tempo para a reunião.
Por que participar de um clube do livro?
Participar de um desses grupos tem muitos benefícios, que vão além do simples entretenimento ou conhecimento que se obtém ao ler uma obra. Aqui estão alguns dos principais:
1 – Estímulo à leitura
Um dos maiores benefícios desses grupos é o estímulo à leitura. Com prazos definidos e discussões programadas, os membros são motivados a ler regularmente para poder participar das reuniões. Isso ajuda a manter o hábito de leitura e pode até mesmo combater uma ressaca literária.
2 – Desenvolvimento de senso crítico
Como é esperado que cada membro traga uma contribuição nos encontros, a leitura será realizada não só para absorver a narrativa, mas também para formar uma opinião única sobre o livro. Assim, desenvolve-se a capacidade analítica e crítica de cada membro.
3 – Aumento da compreensão textual
Participar de discussões literárias em um clube do livro permite que os membros ampliem sua compreensão das obras lidas. A capacidade de interpretação e retenção de informações vai evoluindo não só com a quantidade de livros lidos, mas também com cada discussão aprofundada.
4 – Contato com diferentes opiniões
A troca de ideias e a análise coletiva enriquecem a experiência de leitura, trazendo novas perspectivas que talvez não fossem alcançadas individualmente. Assim, promove a escuta e a empatia, aumentando o contato com diferentes realidades e ampliando a visão de mundo dos membros.
5 – Aumento na habilidade comunicativa
Discutir livros em um grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, como a capacidade de expressar ideias, argumentar e ouvir diversas opiniões. Assim, perde-se o medo de falar em público e, mais importante, cria-se confiança para falar o que se pensa.
6 – Ampliação do círculo social
Os clubes são uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas. Como todos têm um interesse pela leitura, é mais fácil estabelecer conexões e desenvolver amizades. Além disso, as reuniões frequentes ajudam a manter contato e criar uma sensação de comunidade entre os membros.
7 – Descoberta de novos livros
Participar de um clube do livro expõe os membros a uma variedade de autores e gêneros literários, muitos dos quais eles talvez não conhecessem ou escolhessem ler por conta própria. Essa diversidade literária amplia o repertório de leitura e apresenta novas possibilidades de paixões e interesses.
Como fazer meu próprio clube do livro?
Agora que você já sabe como funciona um clube do livro e quais são os benefícios de um grupo como esse, pode estar começando a querer criar seu próprio. Se a ideia parece interessante para você, aqui estão os passos para começar:
1 – Defina o propósito do seu clube
O primeiro passo para criar um clube do livro é definir o propósito e o tema do grupo. Pergunte a si mesmo: qual é o objetivo do clube? Que tipos de livros irão ler? Vai ser temático ou ter leituras mais diversas? Será um espaço mais descontraído ou mais sério?
Definir tudo isso ajuda a atrair membros com interesses semelhantes e a manter o foco do grupo. Também é nessa etapa que deve pensar no nome do seu clube, que capture toda essência do que você está planejando.
2 – Convide pessoas para serem membros
Defina se será um clube presencial ou online e comece a convidar pessoas a partir disso. Se for presencial, uma boa ideia é convidar amigos, familiares, colegas e até mesmo vizinhos que você saiba que compartilham seu interesse pela leitura. Você também pode ir a bibliotecas e divulgar presencialmente por lá!
Se for online, anuncie seu clube nas redes sociais. Você pode fazer essa divulgação em comunidades como o booktok, mas pense no número ideal de participantes para o seu modelo de clube. Afinal, essas redes podem ter muito alcance e você pode acabar com um grupo maior do que consegue gerenciar.
3 – Estabeleça regras e expectativas
Para garantir o bom funcionamento do clube, é importante estabelecer algumas regras básicas e expectativas desde o início. Decida como os livros serão escolhidos, com que frequência o grupo se reunirá e qual será o formato das discussões.
Você pode, por exemplo, pedir que cada membro traga uma citação que chamou sua atenção no livro, começando a discussão a partir daí. Se o grupo for maior e conter muitos desconhecidos, também é importante indicar algumas regras de conduta, como evitar comentar spoilers antes das reuniões ou ser rude com outros membros.
4 – Marque a primeira reunião
Com os membros recrutados e as regras estabelecidas, o próximo passo é escolher o primeiro livro e marcar a data da primeira reunião. Independente de como for a escolha, lembre-se que o livro deve ser acessível a todos os membros e ter um tema interessante, para gerar uma boa discussão.
Se os encontros forem presenciais, é essencial fazer uma pesquisa dos potenciais lugares, como cafés, bibliotecas, livrarias e até casas de membros. Se acontecerem online, também é preciso definir qual plataforma (Instagram, Zoom, Discord etc) e modalidade das reuniões (áudio, vídeo, mensagem etc).
5 – Defina como será a moderação
Como fundador do clube, você pode assumir o papel de moderador nas primeiras reuniões. Isso envolve preparar algumas perguntas ou tópicos de discussão para manter a conversa fluindo, garantindo que todos tenham a oportunidade de compartilhar suas opiniões.
Se não quiser ou não se sentir capaz de fazer essa tarefa, você pode definir outro membro do clube para fazê-lo. Também é possível rotacionar a posição, dando a oportunidade a todos de conduzir a conversa.
6 – Mantenha os membros engajados
Certifique-se de pensar além das reuniões e manter o grupo engajado. Isso pode incluir enviar lembretes sobre prazos, compartilhar recursos adicionais, como curiosidades sobre o livro ou até mesmo mimos literários, e incentivar os membros a continuarem em contato entre os encontros.
Você pode, por exemplo, ter um grupo de mensagens exclusivo do seu clube, onde os membros possam interagir para além de falar sobre suas leituras. Assim, os membros criam laços profundos entre si e ficam ansiosos para se ver no próximo encontro!
7 – Esteja aberto a ajustes
À medida que o clube evolui, esteja aberto a fazer ajustes nas regras, no formato das reuniões ou no processo de seleção de livros, conforme necessário. É preciso ser flexível e fazer o que melhor se encaixa para a sua rotina e a de seus membros.
Fique atento a queixas e pergunte aos membros se têm alguma sugestão para melhorar o funcionamento do clube, estando disposto a aplicar essas considerações. Assim, todos ficam satisfeitos e o clube continua sendo um espaço agradável e estimulante para a leitura, discussão e conexão.
5 clubes de leitura gratuitos para você participar
Se você não tem o tempo ou a vontade de criar seu próprio clube, mas ainda gostaria muito de participar de um, separamos aqui 5 clubes de leitura gratuitos dos quais você pode fazer parte! Confira:
- Clubes de Leitura BibliOn: realizados pela biblioteca digital de São Paulo, são na verdade 6 clubes de leitura diferentes, indo da poesia ao infantojuvenil. São mensais e promovem uma reunião presencial e online, transmitida por zoom, com mediadores.
- Entre Romances: organizado e mediado pela influenciadora e escritora Paola Aleksandra, este é um clube online e gratuito, realizado através de lives no Instagram e um grupo no Telegram. Como o nome indica, é focado em livros de romance.
- Leia Mulheres: um projeto com escopo nacional, foi criado em 2015 com o objetivo de fomentar a leitura de livros escritos por mulheres. São encontros presenciais, realizados em diversas cidades pelo Brasil. Basta procurar se tem uma unidade na sua cidade, ler o livro e comparecer ao encontro.
- Books da Luli: organizado pela influenciadora Luisa Accorsi e sua parceira Pietra Bilek, é um clube de leitura mensal pelo Instagram. Para participar, basta entrar nas redes sociais do clube e conferir a leitura do mês.
- Clube Cidade Solitária: organizado pela escritora Thaís Campolina, o clube se reúne mensalmente em videochamada para falar sobre o livro escolhido, por vezes com a participação do autor da obra. Para receber o link da sala virtual, é preciso preencher um formulário.
Como você pode ver, clubes de leitura são uma forma fantástica de mergulhar no mundo dos livros de maneira mais profunda e interativa. Eles oferecem um espaço para discutir ideias, explorar novas perspectivas e compartilhar a paixão pela leitura com outras pessoas.
Quer seja se juntando a um clube existente ou iniciando o seu próprio, optar por participar de um clube do livro certamente enriquecerá sua vida literária e social! Esperamos que, a partir deste artigo, você tenha uma compreensão mais profunda desses grupos.
Está à procura de uma nova leitura, seja ela individual ou coletiva? Confira nossa loja da Amazon, temos novos lançamentos de autores nacionais dos mais diversos gêneros toda semana!
Continue nos acompanhando para mais conteúdos sobre literatura, entrevistas com autores, dicas de escrita e publicação e muito mais. Nos vemos no próximo conteúdo!