Pular para o conteúdo
5 dicas sobre como fazer uma sinopse - na ilustração há um número 5 sobre um livro aberto

5 Dicas sobre como fazer uma Sinopse de livro [GUIA COMPLETO]

Vamos primeiramente a: o que significa Sinopse? De acordo com o dicionário online Priberam, a definição de Sinopse é: “Relance de olhos pelo todo de uma ciência ou de um estudo”. Ou seja, logo na própria semântica da palavra você já compreende que se trata de algo breve (relance), rápido, de fácil acesso e de conhecimento objetivo.

Fazer uma sinopse então pode parecer fácil, já que leva menos tempo para se escrever uma síntese de um livro do que o próprio livro em si, certo? 

Errado! É necessário ter um conjunto de técnicas para saber como fazer uma boa sinopse, pois além da capa de um livro, a sinopse tem a finalidade de capturar a atenção do futuro leitor, levando-o a optar (ou não) pela leitura, ou até mesmo pela aquisição da obra.

Índice do Artigo

Tanto tempo é empregado na escrita de um livro e, por outro lado, tão pouco tempo se leva para se escrever uma sinopse, porém é justamente este pequeno texto que precisa de gatilhos mentais suficientes para converter a pessoa em um leitor.

Pensando nos desafios relacionados à construção de uma sinopse, desenvolvemos este conteúdo completo com tudo o que você precisa saber para fazer uma sinopse.

Continue lendo para que ao sair deste artigo você se sinta seguro para escrever e avaliar qualquer sinopse, seja do seu livro ou de outros autores.

O que é Sinopse?

Sinopse de livro é um gênero textual que consiste em um texto curto, usado para descrever com brevidade o conteúdo de um livro, filme ou qualquer outra produção artística, ressaltando seus pontos fortes com a finalidade de convencer o leitor sobre a qualidade da obra. 

Independentemente da peça artística (filme ou livro), a sinopse terá o mesmo caráter de escrita, ou seja, precisará ser um texto curto que ressalte os pontos altos, baixos, bem como as características conflituosas do personagem principal, coadjuvantes ou antagonistas.

O que é Sinopse de livro?

Sinopse de livro é um texto curto geralmente impresso na contracapa cujo propósito é convencer o leitor sobre a relevância da obra. A sinopse de um livro tem a finalidade de situar o leitor no tempo, lugar e na psicologia do personagem principal bem como os conflitos que ele enfrenta na obra.

Qual a diferença entre Resenha, Resumo e Sinopse?

A Resenha é um texto que pode ser curto ou longo com a finalidade de fornecer a opinião do leitor sobre um livro, ou seja, a pessoa que escreve a resenha expõe suas impressões pessoais sobre o livro, de acordo com suas vivências e seus filtros mentais pessoais. Não há certo ou errado, há somente a opinião da pessoa, seja ela negativa ou positiva.

Já o Resumo, consiste na abreviação do livro, ou seja, a pessoa que escreve um resumo precisa focar em relatos curtos do livro de modo linear, para apresentar a história de um jeito adaptado que contemple o entendimento do leitor sobre o começo, o meio e o fim do livro, podendo revelar inclusive detalhes do desfecho da obra.

Quanto à Síntese, ela se trata de um texto curto dotado de gatilhos mentais com a finalidade de fisgar a atenção do leitor, convidando-o à leitura integral do livro. A Síntese não se atém em revelar os detalhes do livro, e ela tem uma característica principal que é não revelar o desfecho, já que o objetivo é justamente levar o leitor a encontrá-lo por si só.

Como fazer uma sinopse?

Nesta seção vamos muito além de apenas dar dicas. Queremos mostrar na prática como estruturar uma sinopse. Para isso, suponhamos que o texto abaixo seja uma Sinopse de livro de Ficção.

Modelo fictício de Sinopse de livro

Você já se imaginou tendo a possibilidade de passar por um portão no fundo de um jardim velho e cada vez que você volta, tem a chance de voltar em uma década diferente (passado ou futuro)?

Jack passou pelo portão do jardim em direção à floresta escura por causa de algumas vozes intrigantes que o chamavam. 

Mal sabia ele que ao voltar pelo portão ele seria transportado pelo tempo há 60 anos atrás, podendo conhecer seus antepassados.

Depois de descobrir como regular o tempo, Jack tem experiências incríveis, podendo retroceder até 400 anos na história.

Mas será que as ações feitas no passado vão trazer consequências para seu futuro? Jack será o mesmo? Sua vida vai poder tomar o mesmo rumo, ou ele poderá alterá-lo?

Descubra nessa jornada o valor das escolhas e entenda de uma vez por todas qual o segredo para manipular as consequências da vida.

Parágrafo 01: Aqui você situa o leitor no contexto da obra, e tenta levá-lo a imaginar-se na experiência do personagem principal.

Parágrafo 02: Aqui você estabelece uma imagem de como ocorre o conflito principal da obra, ou seja, a cena que leva o personagem ao inimaginável.

Parágrafo 03: Dê detalhes intrigantes sobre o conflito para que o leitor se transporte para o contexto.

Parágrafo 04: Mostre as atitudes do personagem, sejam elas boas ou más, para que o leitor entenda a direção do enredo

Parágrafo 05: Fase de indagação: Faça perguntas sobre o enredo para que o leitor acompanhe você nas dúvidas, e tenha curiosidade para saná-las.

Parágrafo 06: Encerre a sinopse sem revelar o desfecho, e coloque uma pitada de conclusão para que o leitor descubra quais sentimentos ele vai ter ao ler sobre o desenvolvimento do personagem.

E aí? Você ficou com vontade de ler este livro? Afinal, quem nunca pensou em voltar ao passado e refazer situações, matar saudade de pessoas ou quem sabe mudar detalhes que pudessem trazer boas consequências no futuro?

Se você quiser, pode usar este modelo de estrutura de síntese para escrever a sinopse do seu livro de ficção.

Caso você seja autor de livros de outros gêneros literários, você pode utilizar a mesma estrutura, porém, ao invés de ressaltar personagens fictícios, ressalte pontos, lugares, sentimentos ou pessoas relevantes mencionadas na sua obra.

Agora que você viu um modelo e aprendeu sobre os gatilhos mentais, vamos explorar melhor as dicas para que você encerre este artigo apto e com todas as ferramentas práticas para escrever e avaliar sinopses.

1. Conquiste o leitor com sua história a partir de poucas linhas escritas

Certamente já ficou claro para você que a Sinopse é um texto sintético, ou seja, curto. Não há um número exato de palavras, caracteres ou parágrafos ideal para a estrutura de uma síntese de livro ideal, porém uma regra é máxima: a síntese precisa caber em uma página única.

Se o seu leitor precisa virar a página para continuar tendo insights sobre o teor da sua obra, isso significa que sua síntese pode estar perto de virar um resumo da obra.

Se o seu texto for curto e conseguir fisgar a atenção das pessoas a ponto de convertê-las em possíveis leitores, você vai estar cumprindo com o verdadeiro papel da síntese.

2. A primeira metade da sinopse precisa ter gatilhos de isca

Assim como exemplificamos anteriormente em nosso modelo de síntese de livro, os primeiros parágrafos da síntese precisam situar o leitor no contexto da obra, se possível no tempo e espaço que servem de pano de fundo para o seu enredo.

Se você colocar informações muito complexas, ou ficar elogiando sua própria obra, poderá correr o risco de o leitor não evoluir com a leitura da síntese, e por consequência, não evoluir com a aquisição da obra para a leitura.

3. Faça o leitor ter curiosidade sobre o personagem principal e seus conflitos

Um dos recursos que mais causa sucesso em uma leitura é o da identificação do leitor com o personagem da obra, isto é, quando o próprio leitor se transporta para as situações vividas pelo personagem. 


Neste processo de identificação, o leitor cria um vínculo com o personagem, torcendo pelo seu sucesso, vivendo assim cada etapa do desenvolvimento da persona.

Pensando nisso, ressalte os pontos da personalidade, ou de atitudes do personagem que possam chamar a atenção do leitor. Tudo o que é inusitado, aguça a curiosidade, portanto, foque nos pontos altos do seu personagem e coloque na sua síntese.

4. Apresente o conflito principal sem dar detalhes o desfecho

Essa é uma fase crucial do processo de gatilhos mentais. Toda obra tem seu clímax, ou seja, seu ponto mais alto, e é aí que mora o desafio na hora de mencionar o clímax da obra em sua síntese, pois você vai precisar falar do conflito, sem levar o leitor a sugerir a solução encontrada pelo personagem.

Seja estratégico neste momento. Procure apresentar o conflito por meio de perguntas, ou seja, como se você fosse um leitor com dúvidas sobre como o personagem resolveu o conflito. Através das perguntas, você leva seu leitor a interagir com a obra, sem exatamente ter acesso às respostas.

5. O que se deve evitar ao fazer uma sinopse?

Convencer o leitor a partir de uma síntese requer de você atenção para não cair no convencimento baseado em elogios da sua própria obra.

Listamos aqui uma série de frases que você deve evitar:

  • Essa obra é incrível…
  • Você vai ficar fascinado…
  • Não deixe de ler…
  • essa é a melhor ficção de todos os tempos…
  • você vai ficar encantado com o personagem…

Lembre-se: a sinopse não é a promessa de um livro incrível, mas sim um “teaser” (provocação) para que o leitor tenha interesse na obra completa.

E você, costuma ser atraído por um livro a partir de uma Sinopse? Deixe nos comentários aquilo que você acha essencial na síntese de um livro.

Compartilhar

Outros Artigos

Dicas de escrita

Como escrever um romance [GUIA COMPLETO]

Você sabia que, segundo pesquisas recentes, o gênero de romance representa um dos segmentos mais lucrativos do mercado editorial global? Com uma receita anual que

PUBLIQUE SEU LIVRO
Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!