VISEU EDITORES Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por OIRAMC
Se você veio a esta página buscando uma resposta prática sobre como publicar um livro com a Editora Viseu, inserimos abaixo um passo a passo rápido e esclarecedor sobre nossos processos.
1º O autor envia o manuscrito original finalizado para o e-mail [email protected]
2º Nossos editores realizam a primeira avaliação relacionada ao gênero e estrutura.
3º Realizamos um plano de publicação (orçamentário) com base na análise editorial.
4º Repassamos o plano para o autor avaliar e estudar a possibilidade de evoluir conosco.
5º Em caso positivo, firmamos contrato e iniciamos as etapas editoriais que se inicia com a revisão oficial e vai até o lançamento.
Caso você tenha interesse em integrar o grupo de Autores da Editora Viseu, basta enviar seu arquivo original e finalizado para o e-mail mencionado acima em um dos formatos abaixo:
São mais de 7 mil autores publicados e mais de 2 milhão de cópias vendidas. Venha fazer parte deste grupo seleto de autores que contribuem com o universo literário.
Para quem tem dúvidas sobre editora de livros e quer entender tudo sobre como publicar um livro, garantimos que este é o melhor e mais completo conteúdo.
Elaboramos este artigo com base em muitos anos de experiência com mais de 7 mil autores, no intuito de munir você com todas as informações possíveis sobre editora de livros.
Nossa intenção é garantir segurança quanto a sua intenção ou sonho de publicar um livro, por isso, continue lendo e fique por dentro de todos os detalhes.
Neste Guia completo vamos esclarecer detalhes sobre Como publicar um livro com uma editora, bem como Como publicar um livro independente.
Além disso, vamos abordar detalhes como: quanto custa publicar um livro, ou seja, o valor dos serviços de publicação e o passo a passo que envolve as etapas de publicação.
Certamente este é o conteúdo mais completo sobre publicação de livros que você já viu.
A seguir você fica com uma seção conceitual sobre publicação que precede todo o nosso conteúdo rico sobre o universo da leitura.
Publicação de um livro é tornar pública uma obra escrita feita por um ou mais autores.
“Como publicar um livro” é um termo de pesquisa muito procurado na internet, pois a publicação exige técnicas como:
Se você chegou aqui como um escritor iniciante, ou se você até mesmo já publicou um livro com uma editora ou em plataforma online, porém ainda tem dúvidas sobre como iniciar sua escrita, esta é a seção certa para você!
Separamos alguns insights baseados em nossa experiência com mais de 7 mil autores nos últimos 13 anos de atuação no mercado editorial.
Vamos então aos insights sobre como iniciar um livro:
Conheça seu público-alvo: Para quem você pretende escrever? Este tópico é determinante, pois dependendo da sua escolha, ela vai influenciar no próximo tópico.
Escolha a linguagem: Agora que você já definiu quem fará a leitura da sua obra, é necessário investigar qual tipo de linguagem eles usam, por exemplo, linguagem formal com palavras mais complexas, ou linguagem mais informal com palavras presentes no cotidiano?
Escolha o estilo literário: Nesta etapa você escolhe gênero literário no qual você pretende escrever sua obra, ou seja, romance, ficção, suspense, autobiografia, poesia, enfim, existem dezenas de gêneros para você escolher, cada qual com sua particularidade estética.
Planeje a estrutura: Aqui você define se o seu livro será dividido em títulos, temas, capítulos, quantidade de páginas por capítulos. Enfim, todos os detalhes que organizarão o seu conteúdo a fim de que ele fique legível para a leitura do seu público.
Estabeleça metas de produção diária: Sem metas não chegamos a lugar nenhum. A maior dificuldade dos autores que já ajudamos foi justamente a falta de metas diárias para a escrita.
Nossos afazeres diários costumam bagunçar nossa criatividade, deixando nossa produção escrita à mercê dos demais compromissos, atrasando assim o sonho de publicar o primeiro livro.
Procure a editora de livros ideal: Apesar de existirem diversas possibilidades que permitem você mesmo planejar, publicar, imprimir, distribuir e divulgar sua obra, sabemos quão valioso é deixar todos esses processos nas mãos de profissionais especializados.
Existem editoras que trabalham com autores iniciantes, por tanto não desanime. Nem todas as editoras trabalham somente com figuras públicas famosas ou populares na mídia.
É importante lembrar aqui que esses são apenas insights.
Se você quer de fato entender detalhadamente quais as etapas para a publicação de um livro, fique conosco, pois nas seções seguintes separamos um conteúdo exclusivo para tratar sobre cada etapa.
Elaboramos aqui 6 passos para você entender quais as etapas para publicação de um livro.
Certamente você sabe que cada editora possui uma forma de trabalhar com novos autores.
Existem sim editoras que apenas trabalham como figuras públicas, ou seja, influenciadores com certa popularidade ou pessoas famosas.
Contudo, nem todas as editoras trabalham neste formato.
Assim como a Editora Viseu, outras editoras também apostam em novos autores, ou seja, pessoas que estão nos diferentes grupos de escritores, que são:
Se você pertence a um desses grupos e deseja lançar a sua obra, continue lendo esta seção que mostraremos exatamente como publicar um livro com uma editora.
Primeiramente, a Editora precisa entender qual o objetivo da sua obra.
Geralmente, só o fato de você já se enquadrar em um dos grupos mencionados acima, significa que você já tem um direcionamento sobre o que escrever e para quem escrever.
Nesta etapa a editora fará uma análise sobre o gênero literário de acordo com sua intenção.
Lembrando de uma etapa muito importante:
É necessário chegar neste estágio já com seu original pronto (escrito) ou em fase de encerramento, a fim de que a editora possa fazer uma análise consistente do seu material.
Nesta etapa, após esclarecer sobre suas intenções e o gênero literário no qual você pretende publicar sua primeira obra, a Editora pede o envio do arquivo que contenha a versão original da sua obra.
Este documento, geralmente conhecido no meio literário como “original” ou manuscrito.
O original precisa estar totalmente acabado, pois os especialistas em revisão literárias das Editoras de Livros somente conseguem ter uma dimensão da estrutura da obra após sua finalização.
Poucas editoras de livros baseiam suas análises em partes fragmentadas da obra, por isso prepare-se para realizar o envio dos originais de modo integral.
As editoras que trabalham com novos autores possuem diferentes pacotes de serviços para publicação.
Dessa forma, a editora de livros analisa o tamanho da obra, e realiza seu orçamento com base no tempo investido em:
Esta é a fase prática da publicação de livros a partir de uma editora.
O aprimoramento do texto diz respeito a uma análise densa do estilo de escrita, gramática e adequação da linguagem para o público alvo.
Não basta apenas revisar questões gramaticais, deixando de lado detalhes estéticos ligados ao gênero literário.
Imagine por exemplo uma editora publicar um livro de poemas, onde na metade os poemas viram um conto, alterando a estrutura do gênero.
Por reforçamos a necessidade de realizar uma revisão de texto profissional com pessoas que são especialistas em analisar literatura.
Quanto a capa de livro e o miolo, também se faz necessário dispor de profissionais especializados em diagramação de livros.
Desenhar uma capa vai muito além de colocar uma imagem que represente a obra, alinhada a uma fonte (tipografia) específica.
Existe uma série de técnicas para avaliar uma obra e planejar uma capa.
Isso mostra ao público de forma inteligente a proposta do livro, e ao mesmo tempo, chama a atenção com detalhes visuais baseados em gatilhos mentais.
De nada adianta uma obra bem escrita com uma capa invejável, e não ter um plano traçado para divulgação do livro em uma larga escala a fim de atingir o público-alvo.
Uma editora de livros consistente organiza pré-vendas, eventos online ou presenciais para divulgação do livro, além da inclusão no catálogo da editora.
Por terem um alcance nacional, as editoras de livros possuem parcerias com as principais livrarias de todo o Brasil.
São livrarias localizadas em diversas cidades, facilitando assim a distribuição da versão física do livro.
Além disso, a partir da integração com os diversos marketplaces, as editoras de livros realizam venda, facilitando a popularização do autor.
Publicar um livro pode custar a partir de R$ 4.500,00.
Tudo depende de como você pretende publicar. Vamos exemplificar com base em duas formas de publicação sendo elas:
Se você pretende fazer uma publicação de livro independente, ou seja, sem passar por uma editora de livros, o valor pode variar muito.
Isso acontece porque, neste caso, você mesmo deverá pesquisar os prestadores de serviços que farão trabalhos como:
Cuidado com Curso para Escritores (Não Confiável)!
Fazemos um adendo a este conteúdo chamando a sua atenção para este fato muito importante.
Existem muitos conteúdos espalhados pela internet que prometem uma orientação sobre como publicar um livro independente, ensinando passo a passo e esclarecendo dúvidas.
Existe sim a possibilidade de lançamento de livro de modo independente, porém você precisa entender algo.
Além de você pagar pelo conteúdo do curso, você vai precisar dispor de muito tempo para:
O que esses cursos não te contam é que você pode sim pagar muito mais caro por uma produção independente, do que uma publicação de livro com editora.
Além disso, pelo fato de você não ser um profissional do ramo editorial, corre o risco de não conseguir garantir a qualidade do seu livro no fim das contas.
Uma publicação de livro com editoras de livros que apostam em autores estreantes partem de um valor médio de R$ 3.600,00 reais.
As variações ocorrem dependendo do tamanho da sua obra, dentre outros detalhes técnicos para sua elaboração.
A vantagem da publicação de livros com uma editora é que o autor que contrata os serviços e apenas se concentra em escrever e aprovar a revisão e capa de seu livro.
Dessa forma, todo o trabalho técnico, bem como questões de impressão, distribuição e marketing ficam pela responsabilidade da própria editora de livros.
Por serem empresas idôneas que lidam com milhares de autores já publicados, as editoras de livros dispõem de contratos de prestação de serviços.
Esses documentos garantem ao escritor uma maior segurança quanto à manipulação de seus originais bem como clareza em questões financeiras.
Para Publicar um livro com a Editora Viseu, você apenas precisa enviar seu arquivo original na íntegra para o e-mail [email protected].
A partir deste processo, nosso time de especialistas irá avaliar seu livro a partir de diversos prismas:
Depois dessa revisão, a Editora Viseu realiza a formação de uma proposta de valores que pode partir de R$ 3.600,00.
Tudo depende do tamanho do livro e da dimensão da produção (cópias), distribuição e divulgação (estratégias de Marketing) exigida pelo autor.
A Editora Viseu nasceu há 13 anos a partir da percepção do mercado literário de novos autores.
As grandes editoras (ou editoras tradicionais) apostavam somente em figuras públicas e autores consagrados no mercado literário.
Enquanto isso, a Editora Viseu decidiu apostar em escritores estreantes que tinham grandes ideias e que desejavam lançá-las ao universo dos leitores.
Em pouco tempo de atuação no mercado, a Editora Viseu conquistou parceiros ao longo de sua jornada.
Priorizamos sempre profissionais especializados que entreguem qualidade acima de tudo.
Foram mais de 7.000 autores publicados na última década.
Pessoas que escrevem sobre temas variados, em diversos gêneros literários, distribuídos nas principais livrarias do país.
Além disso, possuímos integrações com os principais Marketplaces da atualidade, facilitando a distribuição virtual.
Um autor da Viseu recebe todo o suporte para sua publicação.
Acompanhamos desde a revisão, que vai além de aspectos gramaticais, até a distribuição nos marketplaces e livrarias.
Se você deseja realizar o sonho, ou apenas cumprir o objetivo de lançar um livro com a Editora Viseu, clique abaixo.
Assim você fará um contato inicial com nosso time. Receba todas as orientações que você precisa para a publicação do seu livro.
ISBN é a sigla para International Standard Book Number, um registro mundial que identifica livros e softwares de todas as partes do planeta.
Este sistema visa a criação de um código capaz de identificar: o país, título da obra, edição e editora.
Abaixo está um exemplo de ISBN:
ISBN 978 – 88 – 333 – 0800 – 6
Um código de ISBN possui ao todo 13 dígitos, sendo que os 3 primeiros dígitos passaram a ser obrigatórios a partir de 2007.
A partir de então, passou-se a identificar que a produção em questão se trata de um livro, conforme explicado abaixo:
978 – Prefixo Bookland – Identifica que a obra é um livro
85 – Group Country Identifier – Identifica o país/idioma
332 – Publisher Identifier – Identifica a Editora (publicadora da obra)
0800 – Title Identifier – Identifica o título da obra
6 – ISBN: Check Digit – Identifica o dígito de controle, eliminando a chance de duplicação
O registro de ISBN custa R$ 22,00, porém para registrar seu código, é necessário ter um cadastro como autor cujo valor está na casa dos R$ 270,00 (Valor único).
Não, porém você precisa entender um fator importante:
Se você pretende vender somente no seu site ou no site da editora, “Não!” você não precisa necessariamente ter um código ISBN.
Contudo, para distribuir a sua obra nas principais livrarias, o código se faz necessário.
Isso significa dizer que o ISBN auxilia na amplitude do seu alcance comercial.
O lado bom de publicar seu livro com uma editora é que ela esclarece todos detalhes burocráticos.
A Editora orienta o autor. Dessa forma a pessoa não perde tempo pesquisando e correndo riscos registrar equivocadamente.
Criamos esta seção para falar em termos práticos o que você precisa fazer para iniciar um livro consistente.
Esta seção para você que tem um real potencial para ser publicado por uma editora de livros.
Confira então nossos 10 dicas essenciais para criação do seu primeiro livro:
Acima de tudo, você precisa escrever o seu livro em uma linguagem clara e fácil aos seus leitores.
Muitos escritores encaram dificuldades quando o assunto é escrever adequadamente.
Por mais que as editoras de livros contem com profissionais da área de revisão, você pode correr um certo risco.
Se você não enviar o seu projeto original com uma construção de escrita razoavelmente boa, pode não passar a mensagem exata ao revisor.
Deixamos aqui algumas referências de sites que ensinam gramática de uma forma fácil, e que podem contribuir para o seu conhecimento literário:
Antes de começar a escrever, é importante você conhecer uma das primícias básicas do processo de comunicação:
Conheça seu interlocutor, ou seja, conheça o perfil das pessoas que irão ler seu livro.
Uma forma prática de você conhecer seu público é através de fóruns virtuais ou discussões da internet sobre livros do mesmo gênero que o seu.
Por exemplo, se você pretende escrever uma trilogia de ficção sobre magia, procure por obras similares às suas e veja o que as pessoas comentam.
Veja onde elas conversam sobre os livros, quais suas impressões sobre as obras, enfim, todos os detalhes possíveis de quem lê ficção.
Além disso, você pode estabelecer uma meta para ler um número x de obras similares às suas.
Assim você vai perceber qual tipo de linguagem os autores geralmente usam para escrever ao seu público.
A etapa do planejamento de escrita varia muito conforme sua disponibilidade de tempo.
Com base nisso, disciplina é a palavra-chave neste contexto, pois muitos autores, mesmo tendo grandes ideias, não planejam seus livros.
Stephen King, um renomado autor da atualidade afirma em uma de suas entrevistas que se desafia a escrever pelo menos 6 páginas por dia.
Além desse exercício melhorar seu senso criativo por causa da criação constante, você pode terminar um livro em poucos meses.
Avalie seu dia, estabeleça um horário para que você possa se isolar de seus afazeres.
Comece a cronometrar e contar a quantidade de palavras ou páginas que você consegue desenvolver ao longo do tempo proposto.
A partir disso, estabeleça uma meta diária e procure segui-la à risca para garantir sua performance.
Essa é uma dica valiosa sobretudo para quem escreve textos em gêneros narrativos como contos, romances e ficções em geral.
O personagem principal, os coadjuvantes e os antagonistas são figuras essenciais em qualquer narrativa.
Criar um personagem é uma tarefa totalmente psicológica que exige de você um desenho não só “físico”.
Não basta somente descrever a aparência do seu personagem. Crie traços de personalidades que darão essência à sua criação.
Quando você constrói bem um personagem, você faz seu público se apaixonar por ele, ou da mesma forma odiá-lo.
O poder está em suas mãos!
Se você tem dúvidas sobre como construir um bom personagem, mapeando todas as suas características, a Editora Viseu criou este eBook:
Essa dica é essencial para obras biográficas ou autobiográficas.
Para que o leitor acompanhe de forma gradativa a sua trajetória e os acontecimentos da sua vida, é importante estabelecer um planejamento de linearidade, ou seja, da ordem dos acontecimentos.
Procure fazer uma Linha do Tempo (Timeline) na qual você estabelece a data, os acontecimentos e as pessoas que participam do contexto que você descrever.
Dessa forma você não cai no risco de descrever situações que ocorreram em tempos diversos, levando o leitor a se confundir enquanto lê o seu livro.
Capitular um livro é uma forma de estabelecer um padrão de organização da leitura para o seu leitor.
É assim que você cria uma espécie de “fases” da sua linha do tempo para conduzir o leitor às etapas da sua história.
Nesta etapa de capitulação, sua obra precisa estar consistentemente encaminhada.
Você já precisa ter muitas páginas escritas a fim de dividir seu livro em capítulos, nomeá-los e assim organizar sua obra.
Dizer que um livro não se julga pela capa está certo e errado ao mesmo tempo.
Óbvio. O que realmente importa em um livro é seu conteúdo.
Porém, em termos comerciais, a capa é determinante para que seu público se encante por seu livro.
Você já passou por uma situação onde uma imagem ou outdoor fez você parar tudo por chamar sua atenção?
Da mesma forma, a capa de um livro é, na maioria das vezes, o primeiro contato que o público tem com sua obra.
É por este motivo que uma boa capa deve ser um dos objetivos do seu planejamento.
Criar uma capa requer do seu criador uma série de questionamentos
A partir deste estudo, você evita investir em um design que não represente fielmente o estilo do seu livro.
Além disso, um design precisa combinar com o estilo do público-alvo que consome obras do mesmo gênero literário que o seu.
Contar com uma Editora de Livros é ideal para quem quer deixar toda essa parte de planejamento nas mãos de profissionais especializados.
Uma editora é composta por designers com qualificação, especialistas em livros, ou seja, Designers Capistas.
Na mesma linha do Design, a diagramação diz respeito ao aspecto interno do livro, desde a paginação, até questões estéticas.
São detalhes como:
Além desses, muitos outros fatores técnicos compõem o aspecto do texto.
Diagramar um livro vai muito além do que encontrar profissionais que lidam bem com editores de textos.
Não basta somente ser capaz de alinhar a relação entre texto e imagem.
É necessário dominar os diferentes estilos de livros a fim de planejar a diagramação.
Para isso, as Editoras de livros possuem profissionais especialistas em diagramação, garantindo assim a qualidade na obra final.
A fase da impressão do livro obviamente vem depois de todo o processo criativo do texto, capa e diagramação.
Esta é uma das fases mais delicadas, pois a falta de qualidade e profissionalismo na impressão pode levar sua obra ao fracasso.
A dificuldade para quem quer publicar um livro de modo independente é encontrar uma gráfica parceira especialista em livros e com bom custo benefício.
Há gráficas de diversos segmentos no mercado, dentre elas:
O grande problema é quando essas gráficas de outros segmentos assumem projetos de livros na intenção de ampliar seu portfólio de produtos.
Pelo fato de não terem especialidade no assunto, elas cometem erros com maior facilidade.
Além disso, as Editoras de Livros possuem parcerias com gráficas enviando para elas serviços com maior constância.
Isso faz com que o custo do serviço acaba seja bem menor do que um serviço de modo independente.
Neste contexto você observa mais uma vez a vantagem de publicar seu livro com uma editora.
Para quem publica de modo independente (sem uma Editora), esta etapa se torna mais um grande desafio.
Isso acontece, pois após lançar seu livro e imprimir a tiragem inicial de cópias, você precisa vender esses títulos.
O mercado editorial conta com livrarias e editoras cujo fluxo de vendas acontece de forma muito fluida.
Essas empresas garantem entre si fidelização no fornecimento de livros.
Distribuir seu título em livrarias de modo independente requer de você um processo de relacionamento comercial.
Além disso você vai precisar também de um controle do andamento das vendas e de fornecimento.
Neste quesito, mais uma vez a presença de uma editora se faz relevante.
A própria editora dispõe de um time voltado ao relacionamento com as principais livrarias do país e marketplaces mais populares.
Marketing, como você bem sabe, é uma prática milenar que consiste em encantar pessoas e vender produtos.
Ele apenas mudou sua forma de veiculação ao longo dos séculos, chegando ao patamar atual: marketing digital.
Atualmente qualquer pessoa, negócio ou serviço que queira ter certa visibilidade no mercado precisa ter uma presença virtual.
Só assim poderá se estabelecer no mercado que cada vez mais se encontra competitivo.
No mercado literário essa realidade não é diferente:
“quem não é visto, não é lembrado”
Este ditado popular retrata exatamente a dor de muitos autores, que mesmo possuindo um livro brilhante, não conseguem se estabelecer no mercado.
Isso ocorre, pois esses autores carecem de táticas de marketing para lançamento digital de suas obras.
Pensando nessa dor, preparamos algumas seções para explicar como você pode iniciar sua presença digital para impulsionar seu livro.
Atualmente as pessoas se guiam muito pelas recomendações virtuais.
Desde a escolha de um hotel, ou até mesmo para saber se um tênis é confortável, os usuários analisam avaliações.
A pontuações atribuída pelas pessoas e o nível de satisfação de quem já adquiriu tal produto ou serviço é muito relevante.
Com o seu livro não é diferente. Uma das melhores formas de popularizar sua obra é por meio das resenhas de pessoas reais.
Caso você esteja se perguntando o que é resenha, nós explicamos aqui.
Resenha é um gênero textual no qual o escritor redige um texto curto e descritivo a respeito de uma peça artística.
Você pode encontra resenhas de um conto, um livro, uma peça teatral ou até mesmo músicas e filmes.
A resenha crítica tem o papel de oferecer informações especiais sobre quais os pontos fortes e fracos da produção.
Uma dica de ouro para impulsionar as resenhas é:
Separe um número x de cópias do seu livro e entregue para pessoas especiais que publiquem resenhas descritivas.
A resenha pode convencer os leitores de que sua obra é boa, independente do tipo de resenha: curta, ou completa.
Se o seu livro já estiver na Amazon, ou em algum Marketplace, peça que as pessoas realizem por lá suas observações.
Assim, outras pessoas irão avaliar as recomendações e optar por adquirir seu livro.
Atualmente, ter um site tornou-se essencial para o universo dos autores.
Experimente outra hora digitar o nome de qualquer autor de grande sucesso na atualidade no Google.
Se você fizer isso, certamente você se dará conta de que ele(a) tem um site, onde posta conteúdos frequentes.
Até mesmo autores que não estão mais vivos como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector ou Manuel Bandeira têm sites na internet.
Através do site você pode criar um página de lançamento para livro, trabalhando no design para atrair as pessoas e levá-las a seguir suas publicações.
Além disso, você pode lançar pré-venda das cópias do livro, levando o público a garantir suas cópias antes mesmo do lançamento oficial.
O site também é uma ótima ferramenta para manter seus leitores “alimentados” sobre o seu dia a dia como escritor.
Você pode criar dentro do seu site uma seção de Blog ou News onde você pode postar:
São muitas as linhas editoriais que você pode usar para atrair novos leitores.
O ideal é que você invista em um site antes mesmo da produção do seu livro.
Agindo assim, você vai poder utilizar seu site como ferramenta de pré-venda de livro e de pré-lançamento de livro.
Atualmente, o Instagram é um destaque como a rede social de maior engajamento.
As pessoas que buscam entretenimento gratuito e que usam a rede como etapa de compra de produtos estão lá agora mesmo.
Em relação aos livros, isso não é diferente. Saiba aqui como o Instagram pode ajudar na divulgação do seu livro.
O mercado das mídias sociais é volátil, ou seja, enquanto lançamos este artigo, o Instagram é uma rede social de destaque.
Essa realidade, contudo, pode virar totalmente, como aconteceu com o próprio Facebook.
Com base nisso, você como autor tem que ficar sempre antenado à novidades midiáticas.
Esteja sempre presente nas plataformas que mais engajam as pessoas, afinal, é exatamente ali que está o seu público alvo.
Mas, não basta apenas ter um perfil, você até pode fazer uma descrição interessante e publicar algumas fotos, mas isso não é suficiente.
Você precisa alimentá-lo com conteúdo de valor para atrair seu público.
O Instagram possui diversos recursos de comunicação como a publicação no Feed, Stories, Reels, IGTV (vídeos longos) e conteúdo de parcerias.
Procure utilizar todos os recursos da rede e, principalmente, manter uma frequência de publicações.
Se você ainda não tem um perfil, precisa fazê-lo imediatamente.
Estude técnicas de publicação e engajamento do público, e utilize essa rede para construir a sua autoridade como autor de livros.
Se você escreve sobre profissões, técnicas de mercado ou qualquer área de conhecimento científico, o LinkedIn é um “mar de possibilidades” para você.
O LinkedIn engaja as pessoas por assuntos relacionados à profissão e ao mundo corporativo.
Com base nisso, você pode criar conexões com as pessoas, escolhendo-as por área de atuação profissional.
Pesquise por pessoas cuja atuação no mercado profissional tem a ver com o conteúdo do seu livro.
Dessa forma você tem mais chances de agregar conhecimento a pessoas que correspondem ao que você escreve.
Mencionamos aqui algumas das principais redes, porém sabemos que existem várias outras no mercado digital, por isso, fique sempre atento às novidades tecnológicas, inscrevendo-se em fóruns, newsletters e boletins de notícias do ramo da tecnologia.
Redes como Facebook, Pinterest, Tik Tok dentre outras, são opções de engajamento que você também pode utilizar para atrair pessoas ao conteúdo do seu livro, ou até mesmo para segui-lo como autor.
Não adie sua presença digital. É através dela que a popularização do seu livro pode acontecer, tomando proporções que você não pode subestimar.
É possível sim realizar a publicação de livros de modo independente, ou seja, sem passar pelo crivo profissional de uma editora de livros.
Contudo, quem assume esta responsabilidade, deve se preparar para uma série de etapas e processos estressantes que podem interferir na sua experiência como escritor.
Como já foi mencionado em seções anteriores, as diversas etapas para criação de um livro compreendem:
Para cada um desses itens, o autor precisará contar com profissionais independentes que cobram por demanda de prestação de serviços.
Além do custo, e de todo o processo de monitoramento que você precisa fazer para garantir a conclusão de cada etapa, você ainda pode correr o risco de não obter um serviço de qualidade, ou no prazo que você deseja.
Muitos autores buscam este tipo de publicação independente no intuito de terem custos reduzidos, por conta da falsa ideia de que apenas existem editoras que apostam somente em autores famosos e que geram grandes tiragens de seus livros.
Contudo, já esclarecemos aqui que isso não é uma verdade absoluta, uma vez que possuem diversas Editoras de Livros que apostam em novos talentos.
Se você pretende publicar um livro independente, prepare-se para se conectar com profissionais como:
Com o aumento na demanda de leitores de conteúdos digitais, a publicação de eBooks (livros digitais) está mais popular, levando alguns autores a abandonarem o universo físico dos livros palpáveis.
A vantagem de publicar um livro de forma totalmente virtual é o fato de não arcar com custos de impressão, já que não há necessidade do livro físico.
A desvantagem é que a possibilidade de cópias (pirataria) acaba sendo mais fácil em larga escala, já que a internet é cheia de “especialistas” em disponibilizar gratuitamente conteúdos de diversos autores.
Existem marketplaces preparados para veicular obras 100% digitais, ou seja, você pode sim publicar seu eBook e receber por isso.
Apenas não vai atingir aquele público específico que não abre mão de ter um livro em mãos para ler fora do ambiente virtual.
Apesar de parecer mais fácil pelo fato de não envolver impressão, engana-se quem acha que a produção de um bom eBook não requer a mesma ‘devoção’ no processo de produção.
Todo o processo de revisão textual, diagramação e capa são feitos da mesma forma como na versão física.
Se você preza por uma experiência de qualidade para os seus leitores, vai necessitar de profissionais parceiros para realizarem cada etapa, desde a revisão inicial até a distribuição nos marketplaces.
É importante lembrar que este conteúdo é para quem pretende lançar um eBook, ou seja, quem optou por lançar um livro de forma 100% digital (sem necessidade de impressão).
Criamos aqui um passo a passo processual de como realizar upload do seu livro no Marketplace da Amazon:
A partir dessa ação de publicação no site da Amazon, cabe a você organizar as estratégias de divulgação do link correspondente ao seu livro nesta plataforma.
Sim, a parte da publicação é só o início de uma grande jornada de conquista do seu público, afinal, assim como você, milhares de outros autores independentes fizeram o mesmo processo para publicarem suas obras em um grande MarketPlace.
Esperamos que este conteúdo venha a esclarecer todas as suas dúvidas. Independentemente se você já iniciou sua escrita, ou ainda está no âmbito das ideias ou dos sonhos, saiba que você não deve se subestimar.
Sua obra pode sim ser o próximo Best Seller, tudo depende de como você se posiciona e de como se torna relevante no mundo virtual.
A Editora Viseu produz frequentemente conteúdos voltados para novos escritores e autores que já publicaram, com dicas de escrita, resenhas críticas, dicas de marketing para escritores, bem como news sobre o mercado editorial.
Acesse nosso Blog, ou inscreva-se em nossa Newsletter para receber em seu e-mail todas as novidades que lançamos semanalmente.
SUPORTE
MENU