Pular para o conteúdo
8 erros que não deve se cometer após publicar seu livro

8 erros que não se deve cometer após publicar seu livro!

Você conhece aquele autor que fica com diversos exemplares do seu livro parados em casa e utiliza as suas redes sociais para reclamar que o povo brasileiro não consome livros, não gosta de ler e não apoia novos autores?

 

Há grandes chances desse autor estar cometendo uma série de erros na hora de vender sua obra. Possivelmente, ele não está trabalhando sua autoridade da forma correta, para ser mais conhecido e passar a ser visto como uma referência no seu nicho literário.

 

Temos certeza que você não vai querer ser esse tipo de escritor(a) e, para te ajudar, separamos uma lista de estratégias que você deve seguir após publicar seu livro. Confira!

 

Menu de Navegação

1. Pensar que assim que o livro for publicado, o trabalho acabou

A publicação de um livro, sem dúvidas, envolve muito trabalho e é uma conquista na vida do autor, porém, se objetivo for vender a obra, saiba que ainda há muito trabalho a ser feito.

 

Obviamente, cada autor tem um objetivo diferente com seu livro, mas se a ideia é ser um escritor profissional, é necessário se fazer conhecido e tornar-se uma referência no mercado. Continue a leitura e confira quais são as ações que você deve se preocupar.

2. Não ter pensado nos canais de venda para seu livro

Para vender um livro, é necessário disponibilizar canais de venda para que os leitores possam encontrar a obra. Contudo, esse é um passo que deve ser pensado antes da publicação acontecer.

 

É preciso pensar em quais plataformas e sites seu livro estará disponível para venda. Você pode disponibilizar seu livro nos principais marketplaces como: Amazon, Magalu, Mercado Livre, Shopee e outras.

 

Outra opção que você tem é publicar seu livro com uma editora e sua obra será disponibilizada no próprio site da editora com a qual você decidiu publicar. 

 

Mais uma opção que você tem é criar suas próprias páginas de venda na internet e realizar um trabalho de marketing digital para divulgação do seu livro

 

Independente das opções que você escolher, é fundamental ter canais de venda e distribuição para o público ter opções fáceis para comprar um exemplar da sua obra.

3. Não ter um site ou blog para construir sua reputação

Mais um erro que você não deve cometer é não ter um site para se conectar com seu público.

 

Manter um site ou um blog ativo em seu nome é uma maneira de disponibilizar mais do seu trabalho para seu público, possibilitando que as pessoas criem empatia pelo seu trabalho e consumam mais do que você escreve. 

 

Se gostarem do que você escreve no seu blog, é bem mais provável que se interessem por descobrir qual é o conteúdo do seu livro

 

Sem contar que essa é uma estratégia fundamental para quem quer construir autoridade digital e ser reconhecido pelo seu trabalho na web.

4. Deixar de construir uma lista de leitores

O relacionamento com o público é fundamental em qualquer área de atuação, dessa forma, é crucial para o autor ter uma lista de contatos para trocar ideias e construir uma relação profissional saudável com seu público.

 

Então, sempre busque conhecer mais quem conhece seu trabalho e consiga um contato (e-mail, WhatsApp, Telegram, redes sociais, etc.) para manter um diálogo com quem consome seu conteúdo.

5. Deixar de disponibilizar uma versão em e-book

A maioria dos autores sonham em ter seu livro publicado na versão física e isso é bastante natural, até mesmo porque as tecnologias dos dispositivos digitais ainda não conseguiram substituir o prazer da leitura de um exemplar físico.

 

Contudo, ignorar os recursos tecnológicos é um erro que muitos autores cometem. É impossível fingir que não vivemos em um mundo conectado e ter o seu livro em uma versão digital também é importante para ter uma base de leitores ainda maior.

 

Hoje em dia, com a ascensão do Kindle, um grupo grande de pessoas tem se acostumado com a leitura digital, então, é válido disponibilizar sua obra também para essa fatia do público.

6. Não participar ativamente nas redes sociais

Atualmente, as redes sociais são uma extensão do nosso ser social. Isso significa que nós existimos no mundo virtual a partir dos perfis encontrados nas principais redes do mundo.

 

Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, YouTube, LinkedIn são exemplos de redes importantes que você deve se fazer presente e postar conteúdos interessantes para interagir com seu público.

 

Faça publicações e busque entender qual é o tipo de conteúdo que mais gera engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos, etc.) para postar conteúdos que sejam mais relevantes para quem se conecta com você por meio das redes sociais.

 

Além dessas redes mais tradicionais, também busque se manter ativo em plataformas sociais específicas para autores, como o Skoob, o Medium e o Wattpad

 

Essas redes permitem que você compartilhe e consuma conteúdos interessantes para quem se interessa pelo universo literário e, consequentemente, é uma oportunidade de aumentar sua rede de contatos e sua autoridade na web.

Aproveite e confira o que é a onda BookTok e use-a nas suas estratégias nas redes.

7. Não investir esforços em marketing digital

Outro erro que você não deve cometer após publicar seu livro é não conhecer as estratégias de marketing digital.

 

Atualmente, investir esforços em estratégias para construir uma relevância em torno do seu nome no digital é fundamental para vender seus originais. 

 

O velho ditado “quem não é visto, não é lembrado” se encaixa perfeitamente para descrever a importância de manter ativo e relevante nas mídias sociais.

 

Ainda não sabe como implementar uma estratégia digital para vender seus livros? Baixe o nosso Guia de Marketing para Autores e aproveite o conteúdo para guiar seus passos nessa jornada!

8. Ignorar o que é SEO, relevância e autoridade

Você sabe como funcionam os mecanismos de buscas mais famosos da internet? Sabe como o Google escolhe os links que aparecerão nos resultados de pesquisas feitas pelos usuários?

 

Então, se você respondeu “não” para essas perguntas, é importante que você estude mais sobre SEO (Search Engine Optimization) e comece a trabalhar os termos que são importantes para o seu trabalho.

 

A missão do Google (o maior buscador do mundo) é entregar sempre os melhores resultados para satisfazer as buscas dos seus usuários e, para isso, ele se baseia em palavras-chave. 

 

Ou seja, o Google usa os termos digitados em sua barra de pesquisa para elencar os conteúdos (páginas da web) que mais irão de encontra com o que o usuário quer encontrar. 

 

Vamos supor que você seja autor de um livro sobre nutrição chamado “Como se alimentar bem no século XXI” e você quer vender seu livro para o público que se interesse por esse tipo de conteúdo. 

 

A partir daí, você deve se colocar no lugar do seu público e se perguntar “como eu pesquisaria no Google se quisesse encontrar o meu livro?” e começar a elaborar conteúdos para responder possíveis dúvidas dos usuários.

 

Você pode estar se perguntando: “tá, mas como eu faço isso?”. 

 

Nossa sugestão é: faça conteúdos de valor e publique no seu blog/site, compartilhe dicas de nutrição nas suas redes sociais e, assim, o Google começará a enxergar sua autoridade no assunto e poderá começar a mostrar suas páginas entre os resultados relevantes para os usuários.

 

Mas saiba que ninguém constrói autoridade em um nicho do dia para a noite, esse trabalho deve ser sólido e constante até que o buscador do Google entenda que você é uma figura que sempre busca entregar conteúdos de valor para os usuários.

 

Dessa forma, você estará agindo de acordo com a missão do Google: entregar sempre a melhor solução possível para uma pesquisa feita por uma pessoa que recorre ao Google como fonte de informação confiável.

 

E o benefício para você, enquanto autor, é que será bem mais fácil vender seu livro se você for visto como uma autoridade no assunto pelo Google, proprietário do maior mecanismo de busca do mundo.

 

Quer se aprofundar ainda mais nesse assunto? Aproveite e acesse nosso conteúdo sobre como construir sua autoridade como autor e ser mais conhecido

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe o link com seus amigos e ajude outros autores a construir uma estratégia sólida para vender seus livros!

Compartilhar

Outros Artigos

Protagonista: saiba por que ele é fundamental para sua história
Dicas de escrita

Protagonista: como fazer seu personagem principal brilhar

A criação de personagens é uma grande dificuldade entre autores. Muitas são as questões às quais se atentar: verossimilhança, profundidade, falas, personalidade… Esses pontos se

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!