Quem nunca pensou em desistir da publicação de seu livro na metade? Acredito que a grande maioria dos escritores e você sabe que isso ocorre devido à falta de paciência e de pressa.
A produção de um livro não é de um dia para o outro e não se baseia somente em escrever a história, existe todo um passo a passo até chegar, de fato, à publicação.
1. Pare de se comparar com outros autores
A atitude mais desleal que podemos ter conosco é a tal da comparação. Nós que somos autores estamos constantemente ligados às notícias do mundo editorial.
Vemos de tudo, pessoas que escrevem livros em poucos dias, sagas em poucos meses, enfim, cada qual possui sua produtividade.
Você deve levar em consideração uma coisa, assim como você é único, a forma como você escreve também é.
Acelerar um processo de escrita com base em comparações pode fazer você perder a qualidade da sua história.
Além disso, é bom ter em mente que muitos autores já consagrados vivem da publicação de seus livros, ou seja, são autores full time.
Diferente deles, muitos de nós temos a escrita como um hobby, ou seja, conciliamos a produção escrita com nosso trabalho, afazeres domésticos, família dentre outras ocupações.
O ideal para que a sua produtividade aumente é a criação de Sprints de escrita.
2. Mais paciência para seu objetivo de publicar um livro
Dizem que ter paciência é uma virtude, mas nem todos nós temos, principalmente quando se refere a terminar o próprio livro.
Há quem não termine e há quem mal terminou de escrever e já quer lançar, bombar nas vendas e desejar milhões de leitores pedindo pelo 2º livro.
É necessário ter calma, pois o processo não é tão simples e leva tempo. Tenha paciência!
3. Menos pressa para o processo de publicação do seu livro
Não adianta ter pressa, visto que há etapas a serem cumpridas. Quem nunca ouviu aquela famosa frase “a pressa é inimiga da perfeição”.
Para começar, temos o tempo de escrita do livro, que varia de acordo com cada escritor e pode ser meses ou anos.
Finalizado, é preciso editar e revisar. É recomendado que a revisão ortográfica seja feita por um profissional que olhará com cuidado e atenção os aspectos gramaticais e ortográficos, bem como coesão.
Enquanto alguém faz a revisão, é sugerido ir pensando na identidade visual interna do livro, como capa, diagramação e tudo mais — que significa ganhar tempo.
Não podemos esquecer do registro de ISBN e outros. E, por fim, publicar.
Livro publicado = Meta alcançada
A publicação significa que você conseguiu pôr em prática a fórmula e chegou ao fim da primeira etapa. Agora é hora de se dedicar ao marketing literário da sua obra e pôr a fórmula em prática novamente:
+ Paciência – Pressa = aumento de vendas
Esperamos que essas dicas tenham ajudado você. Continue acompanhando as dicas no Blog da Editora Viseu!