Pular para o conteúdo
Leitura beta e leitura alfa o que é

Leitor beta e leitor alfa: o que são?

A leitura beta e a leitura alfa são algumas das muitas etapas pelas quais um livro passa antes de ser publicado. Oferecidas pelos chamados leitores beta e leitores alfa, essas pessoas ajudam o escritor a encontrar pontos de melhoria em seu livro.

Apesar de serem cruciais para que uma obra atinja seu potencial máximo, muitos autores ignoram ou até mesmo desconhecem esses processos. Em comparação com os processos de revisão e diagramação, por exemplo, são menos difundidas no mercado editorial.

Pensando nisso, este artigo apresenta com detalhes a leitura beta e alfa, como elas funcionam e onde encontrar esses leitores. Vem com a gente e confira!

Leitor beta e leitor alfa: o que são?

O que é um leitor beta?

Um leitor beta é o primeiro leitor do texto finalizado de uma obra. Ele realiza uma leitura aprofundada, oferecendo feedback sincero sobre o livro como um todo.

São pessoas que têm liberdade para dar sua opinião sobre aspectos narrativos ou apontar como melhorar o desenvolvimento de personagens do livro. Dialogam com o autor sobre as partes que acharam confusas, rígidas e com furos da história.

Além dos pontos negativos, esses leitores também indicam os pontos fortes do livro. Personagens, diálogos, cenas e frases que se destacaram positivamente para os betas são grandes norteadores. Assim, o autor sabe onde investir e o que realmente funciona em sua obra. 

Atenção: a função de um leitor beta não é ser fã de um escritor e elogiar seu livro descabidamente. São leitores que olham para a obra como um consumidor final, oferecendo comentários sobre o que identificaram na obra em geral a partir desse olhar.

Por isso, é importante escolher bem o leitor beta. Deve ser uma pessoa disposta a ajudar, ativa e, principalmente, parte do seu público-alvo. O objetivo dessa leitura é oferecer uma primeira impressão crítica do texto finalizado.

E o que é um leitor alfa?

Leitores alfa são similares a leitores beta, mas ainda mais desconhecidos e incomuns. Esses leitores acompanham a obra desde os primeiros rascunhos do escritor, de uma maneira mais próxima e envolvida.

Diferente dos leitores beta, que pegam um texto finalizado para ler, os leitores alfa lêem o livro capítulo por capítulo. Muitas vezes, realizam a leitura de várias versões do mesmo capítulo, sugerindo melhorias e tecendo comentários sobre o andamento da história enquanto o autor a escreve.

A etapa da leitura alfa também irá apontar problemas na narrativa, mas de uma maneira mais específica. Normalmente, leitores alfa sabem o objetivo da história, conhecem os personagens e sabem todo o enredo de antemão. Assim, podem identificar se o autor está se desviando do caminho planejado e alertá-lo para que mantenha o curso.

Leitores alfa também servem como um incentivo para que o autor continue escrevendo. Afinal, todo autor quer ser lido. Ter alguém para ler e conversar sobre sua obra já nos primeiros estágios da escrita pode ser muito motivador!

Se o leitor alfa tiver experiência com escrita, ainda melhor, visto que poderá propor soluções e novos caminhos para o escritor. Um leitor alfa pode até mesmo ajudar o autor a criar um título marcante para sua obra, tamanha a influência que pode ter em um livro.

A escolha do leitor alfa deve ser ainda mais criteriosa do que a do leitor beta. Além de fazer parte do público alvo do livro, essa pessoa deve ser de extrema confiança do autor, pois lidará com seus primeiros rascunhos.

Diferenças entre leitura alfa, leitura beta, leitura crítica e revisão

As leituras alfa e beta podem parecer semelhantes entre si. Não só isso: podem ser confundidas com outros processos pelos quais o texto passa, como a leitura crítica e a revisão.

Apesar de todas essas etapas focarem no texto de uma obra, são processos diferentes, feitos por pessoas diferentes e em momentos diferentes da produção do livro. Aqui, explicamos essas diferenças:

Leitura alfa

  • Acompanha o autor desde os primeiros rascunhos do livro
  • Lê o texto não finalizado e por partes
  • Oferece comentários específicos, sugere caminhos e sabe o enredo da história
  • Normalmente, não é feita por um profissional e não é paga

Leitura beta

  • Primeiro leitor do texto finalizado
  • Tem o olhar de um consumidor final
  • Oferece comentários gerais sobre a obra e personagens, apontando pontos negativos e positivos de maneira crítica
  • Normalmente, não é feita por um profissional e não é paga

Leitura crítica

  • Análise técnica do texto finalizado
  • Noção profunda de gênero literário e mercado editorial
  • Olha a narrativa, com técnicas para construção de personagens e estrutura
  • Realizada por um profissional qualificado, com formação e experiência, é paga

Revisão de texto

  • Corrige o texto finalizado
  • Foca em corrigir aspectos gramaticais e de sintaxe do texto
  • Não olha para questões narrativas como estrutura e construção de personagens
  • Realizada por um profissional qualificado, com formação e experiência, é paga

Uma das maiores diferenças entre a leitura alfa, a leitura beta, a leitura crítica e a revisão de texto é o fato de que as duas últimas são pagas. Isso porque são feitas por profissionais da área, que estudaram e têm experiência com literatura e o mercado editorial.

Alguns leitores beta e alfa também cobram para realizar a leitura do material. Esses leitores normalmente têm experiência extensa, mas nenhum estudo formal. Portanto, é importante sempre averiguar portfólio e qualificação antes de firmar qualquer contrato.

A grande maioria de leitores beta e alfa oferecem esse tipo de leitura gratuitamente. São pessoas dispostas e proativas, normalmente leitores assíduos, que voluntariam seu tempo para auxiliar autores. Mas como encontrar essas pessoas?

Onde encontrar leitores alfa e beta

Leitores alfa e beta podem parecer até utópicos para alguns escritores. Mas eles existem, e há duas formas principais de encontrá-los:

Amigos e familiares

Como esse tipo de leitura não exige profissionalização, uma boa opção para autores é pedir a amigos e familiares que leiam seu texto de maneira crítica. A possibilidade do autor se sentir mais confortável mostrando seu manuscrito a conhecidos também é maior.

Nesse caso, deve-se deixar claro que o escritor não levará as críticas para o coração. Algumas pessoas podem ter receio de compartilhar suas opiniões sinceras por medo de ferir os sentimentos de um amigo ou familiar próximo.

É importante ter em mente que as melhores pessoas para ser leitores beta e alfa devem ser, além de próximas, bons leitores.

Pessoas próximas são boas candidatas, mas além dessa proximidade também devem ter um senso crítico afiado. Assim, podem realmente ajudar o autor com seus comentários.

Comunidades literárias

Além de um campo fértil para construir sua autoridade como autor, as redes sociais são um local muito propício para encontrar pessoas dispostas a realizar esse tipo de leitura.

Membros de comunidades literárias online já são leitores ou escritores experientes, e a probabilidade de aceitarem fazer uma leitura beta ou alfa é grande. Muitos se colocam disponíveis até mesmo nas biografias de seus perfis.

Existem até mesmo alguns grupos em redes sociais voltados especificamente para quem está procurando esses tipos de leitores. Escritores muitas vezes são leitores betas uns dos outros nesses grupos, trocando feedback por feedback.

Atenção: é recomendável que autores não enviem seus textos logo de cara para pessoas desconhecidas. É bom lembrar que leitores beta e principalmente alfa devem ser confiáveis, visto que receberão uma cópia de um texto não publicado, desprotegido de direito autoral.

Algumas das redes sociais que possuem comunidades desse tipo são o Facebook, Telegram, Instagram e Wattpad.

Envie seu livro para uma avaliação gratuita

Apesar de muito importantes para o desenvolvimento de um livro, tanto a leitura alfa quanto a beta não substituem o olhar de um profissional. É importante ter alguém qualificado, com uma visão voltada para o mercado editorial.

A Editora Viseu oferece uma avaliação sem custo para autores. Se sua obra já está finalizada e você está buscando um feedback profissional gratuito para sua obra, entre em contato conosco e nos envie seu material!

Nossos editores retornarão com um feedback detalhado e uma proposta de publicação para seu livro.

Neste artigo, você descobriu o que são leitores alfa e beta, sua importância para o desenvolvimento do livro e como se conectar com essas pessoas.

A partir desta leitura, esperamos que consiga encontrar caminhos mais claros para refinar sua escrita.

Nos vemos no próximo conteúdo!

Compartilhar

Outros Artigos

Saiba o que faz um editor de livros
Dicas de publicação

Editor de livros: quem é e o que faz?

A figura do editor de livros pode parecer um tanto nebulosa para muitos autores. Afinal, quem é esse profissional e o que ele faz? O

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!