Pular para o conteúdo
Imagem de jovem rapaz de óculos sorrindo com o smartphone na mão

Aplicativos para escrever: conheça os melhores para editar seu livro!

Se você é um aspirante a escritor, com certeza, deve ter procurado opções de aplicativos para escrever seu livro. Em meio à era tecnológica em que vivemos, ter bons aplicativos à nossa disposição é uma excelente maneira de facilitar o processo de colocar a sua história no papel.


Hoje, existem vários aplicativos que podem facilitar sua vida e, dentre eles, alguns que contam com recursos de edição e revisão textual, ideais para você não ter mais desculpas para colocar a sua escrita criativa em prática. Agora você pode escrever em qualquer lugar!

O que você vai encontrar nesse artigo:

Conheça os 10 melhores aplicativos para escrever seu livro!

Confira agora a nossa seleção de apps essenciais para escritores que gostam de usar a tecnologia para substituir cadernos, papéis, post its, cadernetas e outros materiais físicos que são mais suscetíveis a extravios. Confira!

1. Evernote

Sabe aquelas ideias que temos ao longo do dia, mas que, muitas vezes, esquecemos de anotar? O Evernote é o aplicativo que te ajudará a ser mais produtivo, porque nele você poderá escrever TUDO. 

E o melhor? De uma forma organizada.

No aplicativo, você pode escrever, colecionar e capturar ideias em forma de nota, bem como criar listas, digitalizar pedaços de papéis, salvar fotografias, áudios, anexar documentos etc. E, após tudo isso, você pode sincronizá-lo com outros dispositivos.

2. JotterPad

JotterPad é um aplicativo de edição de texto para Android, desenvolvido pela Two App Studio e foi projetado justamente para escritores criativos, com um editor de textos simples e perfeito para escrever livros.

A interface de escrita que eles utilizam é perfeita para o escritor mergulhar sem qualquer descrição e escrever com prazer.

Além de tudo, o app possibilita ligar todos os seus serviços no Google Drive, Dropbox e OneDrive. Portanto, você pode continuar a escrever em qualquer lugar, mesmo quando estiver offline.

3. Bibisco

Com o aplicativo de escrita Bibisco, você pode organizar seu trabalho e terminar sua história. É uma ferramenta para ajudá-lo a projetar, planejar e escrever. 

Com ele, é possível organizar capítulos, cenas, gerenciar revisões e exportar a sua obra em pdf, docx e epub. 

A ferramenta tem um diferencial que é a possibilidade de criação de mapas mentais para determinar as relações entre os elementos da história.

Também é possível visualizar sua história em uma linha do tempo e analisar a duração dos capítulos, o tempo e os locais em que os personagens aparecem.

Além disso, você consegue definir a sua meta de palavras escritas por dia e determinar um prazo para seu livro e, assim, acompanhar o progresso do seu trabalho durante os meses.

E o melhor, o Bibisco é uma plataforma multilíngue, disponível para Linux, macOS e Windows em 15 idiomas.

Você já está por dentro das principais tendências do mercado editorial para 2024? Confira depois!

4. Storyist

O Storyist é um aplicativo de escrita criativa para macOS X e iPad. Ele foi desenvolvido sob medida para romancistas e roteiristas, já que oferece processador de texto, quadro de cortiça com suporte para fichas e fotos, delineador e gerenciador de projetos.

Com o app de escrita, é possível produzir manuscritos e roteiros em um editor de textos com suporte para comentários, imagens, cabeçalhos, rodapés e folhas de estilo

E mais, o Storyist vem com modelos de manuscrito e roteiro para que você possa se concentrar na escrita, não na formatação.

Ele permite esboçar uma história usando fichas de anotações e, em seguida, refiná-la com enredo, personagens e cenário. Quando você achar que está pronto(a) para iniciar seu manuscrito, o Storyist exibe suas fichas ao lado das páginas enquanto você escreve.

5. Scrivener 

O Scrivener é um aplicativo de escrita para autores iniciantes e profissionais. Criado pela empresa Literature & Latte, ele dispõe de um sistema de manuseamento de documentos, notas e metadata.

O app é ideal para todos os tipos de escritores, pois ele simplesmente fornece tudo que o usuário precisa para começar e terminar a sua obra. Feito sob medida para projetos de escrita longos, o Scrivener permite que você componha seu texto em qualquer ordem, em seções grandes ou pequenas, conforme desejar

Tem uma ótima ideia, mas não sabe onde ela se encaixa? Escreva quando a inspiração surgir e encontre um lugar para ela mais tarde, evoluindo seu manuscrito organicamente, ideia por ideia.

No Scrivener, tudo o que você escreve é integrado em um esboço de projeto bem intuitivo de usar. Portanto, é possível trabalhar seu manuscrito com uma visão geral, mover os capítulos arrastando e soltando.

6. FocusWriter

O FocusWriter é uma ferramenta de edição de texto que inclui estatísticas em tempo real de palavras, parágrafos, organização com guias e a possibilidade de estabelecer metas diárias.

O aplicativo oferece um ambiente de escrita simples e sem distrações. Ele utiliza uma interface que oculta suas funcionalidades que você acessa movendo o mouse para as bordas da tela, ideal para que você possa mergulhar totalmente no seu texto. 

Disponível para Linux e Windows, o FocusWriter tem versões para vários idiomas.

7. Manuskript

O Manuskript é uma ferramenta perfeita para quem gosta de organizar e planejar tudo antes de escrever.

Esse app é ideal para executar o método Snowflake, o qual pode ajudar a transformar sua ideia em um livro. O Manuskript conduz a produção em um passo a passo e fazendo perguntas para fazer você se aprofundar na história.

Ao escrever, faça anotações sobre cada personagem, enredo, evento e lugar de sua história e evolua na sua obra.

8. yWriter

Criado por um escritor que sentia a necessidade de organizar seus capítulos, ideias, personagens, histórias, o yWriter te permite criar pastas separadas para seus projetos individuais.

Você também pode criar seções distintas para seus personagens, cenários, diálogos e cenas. Além disso, a ferramenta oferece um assistente de projeto que é bastante útil para pessoas que são novas na escrita com apps.

E mais, você pode acompanhar as mudanças no seu livro por um sistema de versões. O yWriter está disponível para Windows e Android.

9. Ulysses

O app Ulysses foi feito especialmente para quem usa Mac, iPad e iPhone.  Ela conta com recursos poderosos e uma experiência de escrita agradável. Assim, se mostra bem completa para pessoas que gostam de escrever bastante.

Os recursos foram desenvolvidos para aumentar a produtividade dos escritores com uma interface livre de distrações que mantém você no fluxo de escrita.

Além disso, o app possui revisor integrado e assistente de edição para a verificação gramatical e de estilo, ou seja, o Ulysses te ajuda a evitar erros. 

Ele está disponível para mais de 20 idiomas, oferece sugestões de letras maiúsculas, pontuação, semântica, redundância, estilo e muito mais.

10. Kit Scenarist

O aplicativo Kit Scenarist foi desenvolvido para a escrita de roteiros de cinema, televisão e teatro, então, é ideal para escritores que possuem estas aspirações.

Nele, é possível salvar informações sobre o script, nomes, logline, sinopse, e também preencher a página de título do script. Além disso, você pode gerenciar listas de personagens e cenários, criar novos, adicionar descrições e fotos, renomear e organizar tudo facilmente.

Você pode, ainda, formatar sua obra de acordo com os padrões da indústria cinematográfica, e exportá-la em vários formatos, como PDF, DOCX, FDX, etc. O app está disponível para Windows, Linux e macOS.

Todas essas ferramentas oferecem recursos poderosos para ajudar você a planejar, escrever e revisar seu livro de forma organizada e intuitiva para você avançar no seu processo de escrita criativa e entregar seu manuscrito pronto para uma editora de confiança.

Aliás, você conhece todo o processo para publicar um livro? Acesse nosso guia completo e saiba tudo sobre como publicar uma obra!

Com todos esses vários aplicativos que você pode adotar na sua rotina, não tem desculpa para não escrever seu livro, não é mesmo?

E, para ficar por dentro de tudo que acontece no mercado editorial, continue acompanhando todas as publicações do nosso blog!

Compartilhar

Outros Artigos

PUBLIQUE SEU LIVRO
Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!