Pular para o conteúdo
como construir sua autoridade e ser mais reconhecido?

Como construir sua autoridade como autor e ser reconhecido?

Atualmente, é indiscutível o fato de que para se destacar mercadologicamente é preciso investir em construir sua identidade no universo digital.

 

Em um mundo totalmente conectado, acreditar que é possível ser um autor reconhecido usando os mesmos meios dos autores clássicos que amamos, como Machado de Assis, Clarice Lispector e Drummond, é se enganar e ir na contramão da evolução das relações humanas.

 

Portanto, independentemente do seu nicho literário, se você quer construir sua carreira como escritor(a) e ser bem sucedido com suas obras, precisa entender como aumentar e solidificar sua autoridade digital. Então, continue a leitura e confira as dicas valiosas que preparamos para você!

Menu de navegação

O que é autoridade digital?

Autoridade digital diz respeito à relevância, fama e prestígio que uma personalidade tem sobre um assunto e seu nome é frequentemente veiculado em diversas redes sociais e páginas da web como uma referência no tema.

 

Se eu te pedisse para me falar um nome de um médico famoso no Brasil, quem você indicaria? O Dr. Dráuzio Varella? 

 

É bem provável que essa seja a resposta da maioria das pessoas, pois, apesar do Dr. Dráuzio não ser exatamente o melhor médico do país, ele construiu uma imagem na internet e se tornou uma autoridade digital na área da medicina.

 

Claro que você pode argumentar que ele não ficou famoso na internet, já que ele já aparecia recorrentemente em vários programas de televisão de excelentes audiências, como o Fantástico da Rede Globo. 

 

Sim, mas seu nome ultrapassou as telinhas e ele aproveitou sua fama para construir sua autoridade digital. Não à toa, seu perfil oficial no Instagram (@sitedrauziovarella) tem cerca de 1,2 milhões de seguidores, enquanto sua página do TikTok (@portaldrauziovarella) já ultrapassou 551 mil fãs.

 

Outro exemplo de uma autoridade digital em seu nicho é a influencer de finanças Nathalia Arcuri, a Nath do Me Poupe! 

 

Com formação em Jornalismo e insatisfeita com a carreira de repórter, a influencer começou a se destacar no YouTube trazendo conteúdos divertidos e com informações valiosas sobre como economizar dinheiro, sair das dívidas e começar a investir. 

 

Então, ao longo dos anos, Nathalia começou a ganhar cada vez mais seguidores e conquistou um público realmente engajado, tornando-se uma referência em conteúdo sobre finanças na internet. Hoje, a Nath tem mais de 10 milhões de seguidores, somando seu canal no YouTube e seus perfis oficiais no Instagram e no TikTok.

 

Esses são apenas dois exemplos de pessoas com autoridade digital e todos os nichos tem suas referências. 

 

Então, você pode se perguntar: todas as pessoas com muitos seguidores nas redes sociais são autoridades digitais?

 

E a resposta é não. Para ser uma autoridade na web não basta ter seguidores, é preciso entregar um conteúdo de valor e ser apontado recorrentemente por sites e por outros perfis como uma referência em uma área de conhecimento. 

 

Além disso, esse assunto é ainda mais complexo e vamos te explicar melhor na sequência.

Como a autoridade digital é metrificada e por quem?

No tópico anterior trouxemos dois exemplos de personalidades que possuem autoridade digital, contudo, quem confere autoridade digital para os perfis na web?


A autoridade on-line é conferida pelos algoritmos das gigantes que dominam a internet e distribuem os conteúdos para os usuários que realizam suas pesquisas na internet: Meta, Microsoft, Apple, ByteDance (Proprietária do TikTok) e a maior entre todas elas, o Google!

São essas empresas que determinam quem são os perfis e os domínios com maior autoridade e que serão mostrados com maior frequência para usuários que estão realizando suas pesquisas na web.

 

Essa é uma lógica que segue uma via de mão dupla, pois, a intenção dessas plataformas de conteúdo digital é que os usuários passem cada vez mais tempo navegando dentro delas, por isso, o algoritmo escolhe os melhores criadores de conteúdos e os oferece para os usuários.

 

Dessa forma, ao encontrar perfis com conteúdo que lhes interesse, os usuários passarão mais tempo dentro das plataformas consumindo esses conteúdos. 

 

Desse modo, cada vez mais anúncios são ofertados e essas gigantes ganham mais dinheiro por oferecer essa visibilidade para as grandes marcas que desejam vender para mais pessoas.

 

Essa é a lógica mercadológica digital, portanto, se você quer ter uma obra na lista dos livros mais vendidos do ano, você precisa entender como a internet funciona e como fazer para se tornar mais conhecido enquanto autor(a) dentro dela.

A importância do Google para a autoridade digital

O Google é o maior buscador da atualidade, com mais de 90% de market share entre os principais motores de pesquisa da internet, por isso, ter autoridade é sinônimo de estar nas primeiras posições do Google.

 

Atualmente, há ferramentas que foram desenvolvidas justamente para metrificar a autoridade de um domínio na internet, além de estudar como funcionam os motores de buscas e classificar os sites que mais possuem relevância na internet.

 

As principais ferramentas da atualidade são o Ahrefs e o Semrush. As principais funcionalidades dessas ferramentas nos trazem dados reais sobre os termos mais buscados, os sites mais bem posicionados e a autoridade que um domínio possui na internet.

 

Contudo, para aproveitar todos os recursos que essas ferramentas oferecem, é preciso pagar pela assinatura. Existem outros concorrentes em ascensão, mas também é importante saber que existem ferramentas gratuitas do Google que você pode utilizar para entender o desempenho do seu site: o GA4 e o Google Search Console

 

Essas são as principais ferramentas utilizadas pelas maiores agências de marketing digital para metrificar o desempenho dos seus clientes e também para encontrar as palavras-chave que devem ser utilizadas nos conteúdos que serão postados nos domínios dos seus clientes.

 

Esses dados são fundamentais para a construção de conteúdos que performarão bem e alcançarão as primeiras posições dos resultados do Google. 

 

Contudo, para uma página do seu site ou blog ranquear nas primeiras posições para os termos com maiores incidência de busca, além de um conteúdo completo, bem estruturado e otimizado em termos de SEO (Search Engine Optimization), o seu domínio necessita ter uma boa nota de autoridade.

 

Afinal, o Google prioriza entregar os conteúdos de domínios com alta autoridade digital para seus usuários e julga que os sites com maior autoridade possuem as melhores respostas para as dúvidas digitadas em campo de busca.

Como funciona a nota de autoridade de sites?

Já que estamos falando sobre o Google e como ele decide o ranking para as palavras-chave buscadas em seu buscador, é importante também entender como são dadas as notas de autoridades para um domínio.

 

O Semrush e o Hrefs, por exemplo, determinam que as notas de autoridade vão de 0 a 100 e utilizam as seguintes métricas para determinar o nível de autoridade de um site:

  • Tempo de atividade do domínio: há quanto anos consecutivos o domínio está no ar;

  • Reputação do site: verifica se existe uma marca ou um nome reconhecido no mercado por sua atuação;

  • Quantidade de backlinks: quantidade de vezes que o site foi citado e linkado por outros sites da web;

  • Relevância dos backlinks: quanto maior for a autoridade do site que linkar o uma das páginas do seu domínio, maior será a credibilidade que esse backlink terá, consequentemente, terá um aumento na nota de autoridade;

  • Padrão temporal: frequência que o site gera novos conteúdos para o público;

  • Estrutura correta do site: refere-se a estrutura de links e páginas de um domínio;

  • Velocidade de carregamento: refere-se a velocidade que as páginas do site são carregadas completamente para o usuário.


Esses são os principais fatores que atribuem nota de autoridade a um domínio, os quais são fundamentais para o Google considerar mostrá-lo entre os primeiros resultados para as buscas de alta concorrência.

5 passos para construir sua autoridade como autor(a)

Depois dessa longa explicação sobre o que é e como metrificar a autoridade digital de perfil ou de um domínio na internet, vamos aos passos que você deve executar para construir a sua autoridade como autor(a).

1. Escolha um nicho literário para se especializar

Para ser visto como uma referência em um nicho de mercado, é preciso se especializar nessa área. Nesse sentido, a primeira dica que temos para você é: se reconheça enquanto autor(a)!

Dessa forma, você terá um direcionamento para onde seguir, por exemplo, se tornar uma referência em livros de ficção, um expert em psicologia ou um especialista em nutrição esportiva.


Independentemente da área que escolher, é importante investir no assunto que você mais se identifica, pois, dessa forma, será mais natural gerar conteúdos de valor para seu público.

2. Tenha seus perfis profissionais nas redes sociais

Hoje em dia, para crescer no universo digital, é necessário manter perfis ativos nas redes sociais. Isso significa que não basta apenas ter uma conta na plataforma, mas sim alimentá-la com conteúdo relevante. 

 

A frequência de postagem é um dos fatores mais importantes para que seu perfil seja sugerido para outros usuários nas redes sociais.

 

Então, saiba que você precisará estabelecer uma frequência de publicação em seus perfis e dedicar tempo para garantir que não haja interrupções nos dias planejados para publicações.

 

Além disso, é recomendável atuar em diversas redes sociais, pois isso amplia sua visibilidade e pode resultar em um aumento no número de seguidores.

3. Tenha um blog para postar seus textos

Ter um blog para postar seus conteúdos, permitindo uma abordagem mais detalhada dentro de um tema é fundamental para demonstrar expertise e construir sua reputação como especialista na área.

 

Contudo, é importante compreender que tornar um blog conhecido começando do zero pode levar vários meses de trabalho duro. E a mesma lógica das redes sociais vale também para o blog: produza conteúdo relevante e mantenha uma frequência de publicação.

 

Se optar por realizar duas postagens por semana, procure não falhar. Assim, você mostra para o algoritmo do Google que seu site tem sempre um conteúdo fresco para oferecer para os usuários. 

 

E não desanime se, no início, seu blog não receber muitas visitas, pois é normal que sites novos demorem mais para ganhar visibilidade no ranking do Google, especialmente devido aos fatores de autoridade mencionados anteriormente.

 

Enquanto seu blog não recebe visitas orgânicas, aproveite para divulgar os conteúdos que escrever nas suas redes sociais. Isso fortalecerá sua presença digital, pois os algoritmos associarão seu blog às suas redes sociais e vice-versa.

4. Aprenda as técnicas de SEO

Escrever conteúdo relevante, embasado em informações confiáveis e fontes de referência é fundamental para se destacar em qualquer área de conhecimento.

 

Mas fazer isso sem aplicar fundamentos de SEO é uma ótima maneira de desperdiçar a chance do seu conteúdo ranquear e aparecer para mais usuários organicamente.

 

Portanto, é fundamental conhecer as premissas básicas para criar um conteúdo com potencial de ranqueamento no Google:

  • Escreva um conteúdo original: não faça cópias de outros sites, pois o Google sabe quando um conteúdo trata-se de um plágio, afinal, todos os sites estão em seu banco de dados;

  • Elabore conteúdos completos: não tenha receio de escrever conteúdos longos, pois são exatamente esses que o Google valoriza;

  • Trabalhe com palavras-chave: utilize os termos-chave ao longo dos seus textos, pois, eles são fundamentais para os motores de busca;

  • Pense na escaneabilidade do seu texto: esse termo refere-se à adequação de um conteúdo para a leitura digital. Dê preferência para parágrafos curtos (no máximo 3 linhas) e utilize negritos estratégicos para salientar informações importantes;

  • Insira links no seu texto: não esqueça de colocar links no seu conteúdo, preferencialmente linkando outros conteúdos do seu blog ou para suas redes sociais.

 

E, nesse momento, você pode estar se perguntando: como vou saber quais são as palavras-chave sem acesso às ferramentas pagas?

 

Se você não tem dinheiro para investir em uma ferramenta de SEO, você pode usar sua dedução e o próprio Google para encontrar suas palavras-chave.

 

Vamos supor que você queira escrever um texto sobre os elementos fundamentais de uma narrativa. Pense em como você pesquisaria se quisesse ler um texto sobre esse tema. 

 

Depois, abra pelo menos os 5 primeiros resultados orgânicos (ignore os anúncios pagos) e analise como esses conteúdos foram estruturados e quais são os subtítulos que os autores do texto optaram por responder.

 

Ali estarão os termos-chave e as perguntas que você precisará responder no seu conteúdo. Realize uma análise minuciosa e busque superar a qualidade desses conteúdos melhores ranqueados. 

 

Por exemplo, se o primeiro colocado tem uma média de 1.200 palavras e é estruturado em 5 subtítulos, seu conteúdo deve superá-lo. Nesse sentido, faça um conteúdo de, no mínimo, 1.500 palavras e 7 subtítulos.

5. Aproveite os gaps da concorrência

Em qualquer área de atuação, é fundamental analisar a concorrência e estabelecer um benchmarking para direcionar sua atuação.

 

Vamos supor que você queira se tornar uma referência em narrativas de ficção, é preciso analisar quem são as referências atuais e escolher um deles para ser o seu benchmarking (isso significa que você vai trabalhar até igualar ou superar o escolhido).

 

Ao analisar as páginas dos concorrentes, você terá uma ideia de quais são os conteúdos fundamentais que deve abordar em seu blog e também identificar quais são os temas importantes dentro do seu nicho que ainda não foram abordados pela concorrência. 

 

Por exemplo, ao selecionar um tema específico, para o qual não há resultados relevantes no Google, você pode criar um conteúdo completo para o seu blog.


Dessa forma, você está investindo em um gap deixado por seus concorrentes, aumentando as chances do seu texto ranquear para determinadas pesquisas.

 

Construir autoridade digital demanda bastante trabalho e não acontece do dia para a noite, tampouco de um mês para o outro. No entanto, é um investimento que vale a pena se você quer ser reconhecido e bem sucedido na sua área de atuação.

 

O caminho é longo, mas trabalhando com assertividade, suas chances de consolidação no mercado digital são maiores e você pode se tornar uma referência.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Aproveite que está em nosso blog e faça o download gratuito do nosso Guia de Marketing para Autores e tenha em mãos um conteúdo valioso para colocar seu plano em prática. Até logo!

 

Compartilhar

Outros Artigos

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!