O mundo das fanfictions (ficção de fã, traduzido) é vasto e vem se popularizando cada vez mais com o passar dos anos. Com o crescimento de comunidades de fãs nas redes sociais, muitos deles se divertem escrevendo fanfics sobre suas histórias e personagens favoritos.
Para a maioria desses fãs, as fanfics são seu primeiro contato com a escrita. Eles compartilham suas histórias dentro dessas comunidades, frequentemente alcançando um bom número de leitores. Muitos tomam gosto por escrever a partir daí, sonhando com uma carreira como autor.
Pode parecer um sonho longínquo, mas existem muitos exemplos de autores best-sellers que produziam suas próprias ficções de fã. Neste artigo, listamos 5 autores de sucesso que escreviam fanfics.
Vem com a gente e sinta-se inspirado por essas histórias!
5 autores de sucesso que escreviam fanfic
1 – E. L. James
Uma das autoras de maior sucesso comercial do mundo, E. L. James começou sua carreira escrevendo uma fanfic. A escritora, que em 2013 foi considerada a autora mais bem paga do mundo pela Forbes, obteve um sucesso estrondoso.
Erika Leonard James, nascida em 1963 no condado de Buckinghamshire na Inglaterra, era produtora de TV. Casada e com dois filhos, era seu sonho escrever desde criança, mas preferiu focar em sua carreira e família, deixando esse desejo de lado.
Foi quando a autora conheceu Crepúsculo que esse sonho foi reacendido e concretizado. A partir da obra de Stephenie Meyer, encantada pela história de amor entre o vampiro e a humana, E. L. James se sentiu inspirada para produzir sua própria história.
A autora, então, descobriu o mundo das fanfics, publicando em 2009 o que viria a se tornar o best-seller 50 tons de cinza. Sob o nickname “Snowqueens Icedragon”, a escritora publicou no site FanFiction.Net sua fanfic de Crepúsculo, chamada Master of the Universe.
Essa fanfic, um universo alternativo onde Edward é CEO de uma empresa multimilionária, estourou na internet. Mais tarde, a autora reformulou a história, retirando todas as referências à obra original para publicá-la como livro.
50 tons de cinza se tornou um verdadeiro fenômeno, sendo um dos romances eróticos mais conhecidos pelo mundo. A trilogia vendeu mais de 125 milhões de cópias ao todo, tendo sido publicado em 52 línguas.
A história também ganhou adaptação para o cinema, com o primeiro filme alcançando US$ 569,7 milhões nas bilheterias. A série erótica se tornou uma verdadeira mina de ouro para a autora.
Além da trilogia principal, E. L. James publicou mais três livros no universo de 50 tons. Esses livros exploram o ponto de vista de Christian Grey, também se tornando sucesso de vendas.
E. L. James é uma das maiores representantes das fanfics no mainstream, alcançando sucesso tremendo a partir de uma obra escrita inspirada por outra.
2 – Cassandra Clare
Cassandra Clare é um dos nomes mais relevantes na literatura de fantasia YA (Young Adult, jovem adulto). Autora best-seller com mais de 25 livros publicados, já vendeu mais de 50 milhões de exemplares pelo mundo.
Judith Lewis, seu nome verdadeiro, nasceu em 1973 na capital do Irã. Passou a infância viajando com sua família, tendo morado na Suíça, na França e na Inglaterra antes de completar 10 anos de idade.
Em meio a tantas mudanças, encontrou na literatura um conforto, levando um livro consigo para onde quer que fosse. Sua escritora favorita é Jane Austen e seu livro favorito Senhor dos Anéis, sendo que a autora produziu fanfics para os dois.
Ela começou a escrever fanfics ainda na escola: na 8ª série, criando narrativas para seus colegas de classe. Uma delas foi um romance épico baseado em uma pequena história de Jane Austen, The Beautiful Cassandra, que mais tarde inspirou seu pseudônimo.
Era muito presente nas comunidades de fanfics, tendo se tornado conhecida principalmente dentro da comunidade de Harry Potter. Escreveu a Draco Trilogy, uma trilogia de fanfics que começou a ser publicada no site FanFiction.Net em 2000 e finalizada em 2006, que se tornou uma verdadeira febre entre os fãs.
A autora também escreveu uma fanfic de Senhor dos Anéis, The Very Secret Diaries, que ganhou bastante notoriedade por conta de seu humor. Esta foi publicada no site LiveJournal da autora.
Cassandra Clare é um exemplo de como construir sua própria história a partir de fanfics, tendo criado um universo único a partir de sua experiência escrevendo fanfics de fantasia. Em 2008, publicou Cidade dos Ossos, o primeiro livro do que se tornaria uma volumosa série.
O universo criado por Cassandra Clare em Cidade dos Ossos se expandiu, indo além da saga inicial de 6 livros. São 3 trilogias completas e duas em produção, além de 6 livros extras que se passam no mundo dos Caçadores de Sombras.
Sua obra foi adaptada duas vezes, uma como filme e outra como uma série de três temporadas. Hoje, ela ainda escreve nesse universo, com planos para finalizar a saga de quase 20 anos com uma última trilogia, com previsão de lançamento em 2025.
Ela continua a referenciar diversas mídias em seus livros, que estão repletos desde referências a animes e cultura geek até citações de obras clássicas como Um conto de duas cidades, O Paraíso Perdido e A Divina Comédia.
3 – Neil Gaiman
Autor renomado e muito premiado, Neil Gaiman é um dos defensores das fanfics como um meio legítimo de escrita, tendo ele mesmo participado da prática.
Nascido em 1960 no condado de Hampshire, na Inglaterra, o autor aprendeu a ler aos 4 anos. Leitor voraz, alguns dos livros marcantes de sua infância são O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia e Alice no País das Maravilhas.
Começou a escrever como jornalista, sendo seu primeiro livro publicado uma biografia da banda Duran Duran, em 1984. Durante sua carreira na não-ficção, realizou críticas literárias e entrevistas.
Outro de seus livros publicados nessa época foi Don’t Panic: The Official Hitchhikers Guide to the Galaxy Companion (1988). Pode-se considerar essa publicação, além de uma biografia, um livro de fã sobre a obra e vida de Douglas Adams, escritor do aclamado Guia dos Mochileiros da Galáxia, um dos 10 livros de ficção clássicos inspiradores.
Sua carreira como escritor de ficção e fantasia se iniciou nos quadrinhos, com Violent Cases, início de uma parceria duradoura e contínua com o ilustrador e quadrinista Dave McKean. A partir daí, os dois foram trabalhar para a DC Comics, produzindo diversas histórias para a renomada editora de quadrinhos.
Sandman é sua obra mais conhecida nas HQ’s, com 75 números e uma base de fãs enorme. Com Sandman, Gaiman obteve reconhecimento não só do público como da crítica, ganhando diversos prêmios, incluindo dois prêmios Hugo e um World Fantasy Award.
Além de sua atuação nos quadrinhos, Neil Gaiman também escreveu romances, contos e livros infantojuvenis. No total, são mais de 70 livros publicados pelo autor, entre eles Good Omens, Deuses Americanos e Coraline, algumas de suas obras mais populares, que ganharam adaptações para o audiovisual.
Dentre as obras premiadas do escritor, destaca-se A Study in Emerald (2003), conto que o autor descreveu como uma fanfic mashup das obras dos autores Arthur Conan Doyle e H. P. Lovecraft. A fanfic coloca o personagem Sherlock Holmes dentro do Cthulhu Mythos de Lovecraft, e rendeu a ele um prêmio Hugo em 2004.
O autor tem ainda outras obras derivativas, como The Case of Death and Honey, outra fanfic autodeclarada de Sherlock Holmes que recebeu um prêmio Locus e The Problem of Susan, um conto baseado em As Crônicas de Nárnia que foi indicado ao British Fantasy Awards.
Neil Gaiman é muito ativo nas redes sociais, interagindo frequentemente com fãs e deixando claro sua apreciação pelo entusiasmo daqueles que criam suas próprias versões de histórias. É um autor que já defendeu a escrita de ficção de fãs mais de uma vez, colocando-se totalmente a favor das fanfics como alguém que recebeu prêmios por escrevê-las.
4 – Clara Alves
Clara Alves é uma jovem escritora brasileira que começou sua carreira no mundo das fanfics. Autora best-seller, suas primeiras histórias foram publicadas na internet.
A autora nasceu em 1993, no Rio de Janeiro. É formada em jornalismo pela UERJ, tendo atuado no mercado editorial por 4 anos antes de se dedicar totalmente à escrita. Com 8 anos de idade, começou a escrever histórias.
Aos 14 anos, descobriu os sites de fanfic, que a motivaram a publicar pela primeira vez uma de suas histórias online, através do Orkut. Foi aí que realmente começou sua jornada com a escrita como profissão. A partir da publicação online, a autora realmente sentiu o que é ser uma escritora com leitores que a acompanhavam.
Clara Alves conseguiu maior notoriedade no Wattpad, uma das plataformas de fanfics mais conhecidas e utilizadas. Lá, continuou publicando suas histórias para um número crescente de pessoas, construindo um público sólido.
No Wattpad, conseguiu mais de 250 mil leituras com sua história Além da amizade. Ganhou o prêmio Wattys em 2016 e em 2019. Muitas das histórias postadas na plataforma foram posteriormente publicadas como livro pela autora de maneira independente.
A autora lançou Conectadas em 2019, mas o livro só viraria um fenômeno em 2020, quando estourou na onda do BookTok. O livro de romance entre duas garotas gamers conquistou jovens brasileiros, vendendo mais de 100 mil exemplares.
A temática de representatividade ecoou em muitos leitores, que se enxergaram nas personagens. Clara Alves se considera uma autora LGBTQIA+, sendo ela mesma bissexual, e escreve seus livros com esse público em mente.
Seu segundo livro, Romance Real (2022), carrega um quê de fanfic. O outro best-seller da autora relembra muito fanfics de One Direction, sendo que a protagonista da história é até mesmo fã da banda.
O alcance de Clara Alves, que iniciou nos grupos e plataformas de fanfics, continua crescendo. Conectadas acaba de ganhar uma edição comemorativa de 5 anos e Romance Real foi traduzido para o inglês, tendo data de lançamento prevista para junho de 2024 nos EUA sob o título London On My Mind.
5 – Letícia Höfke
A autora Letícia Höfke, publicada pela Editora Viseu, também começou sua carreira como escritora de fanfics.
Nascida em 1997, no Rio de Janeiro, a autora é formada em Jornalismo pela PUC-Rio. Na infância, mudou-se para a terra de sua mãe, São Luís, no Maranhão. Voltou para sua cidade natal para fazer sua graduação.
Desde a infância, Letícia é apaixonada por literatura e o interesse pelos livros despertou a vontade de criá-los. Além de escritora de ficção, atua como redatora e, atualmente, faz faculdade de direito.
Aos 11 anos, ela começou sua carreira nas fanfics. Eventualmente, migrou para escrever histórias originais até finalmente publicar o primeiro livro, Truque de Mágica, de sua trilogia de mesmo nome pela Editora Viseu.
Ela já publicou três livros, sendo eles Truque de Mágica, Teoria do Caos e O Arcano Treze, este último a conclusão da trilogia de fantasia, lançado em 2024.
Escrever fanfics pode abrir muitas portas para autores iniciantes. Seja através da interação com a comunidade ou simplesmente pela experiência de escrever de forma criativa regularmente, não são poucos os benefícios dessa prática.
Aqui, você conferiu 5 exemplos de autores que alcançaram sucesso a partir das fanfics. Esperamos que as histórias sejam uma inspiração para você continuar escrevendo, seja uma fanfic ou sua própria história original.
Quer se aventurar ainda mais no mundo da escrita? Descubra e desenvolva seu tipo de escrita.