É bem provável que os livros infantis tenham surgido para fazer com que as crianças e até mesmo nós, adultos, possamos nos desligar por alguns instantes da realidade e, assim, viajar pelos desenhos e cores da história.
Ainda que a literatura infantil vá muito além de entreter, que é o que já sabemos, as ilustrações e fantasias conseguem criar momentos lúdicos que ajudam na alfabetização e passam a ter um papel ainda mais importante na narrativa.
Universidades discursam sobre a importância dos livros infantis na formação de novos leitores e no desenvolvimento cognitivo da criança, porém poucos apontam o cuidado envolvido na produção editorial desses livros.
O que você vai encontrar neste artigo: Você vai descobrir quais são as principais etapas do processo editorial de publicação de um livro infantil.
O que você vai encontrar neste artigo:
Afinal, como publicar seu livro infantil?
Começar e finalizar uma obra infantil, sem dúvidas, dá muito trabalho para os autores. Afinal, estamos falando de uma produção literária complexa, elaborada especialmente para um público que está em fase de aprendizagem e desenvolvimento.
Por isso, a escrita de um livro infantil deve ter elementos que envolvam o leitor, além de contribuir para a formação desse espectador, trazendo diversão e ensinamentos valiosos.
A boa notícia para se empenhar nessa bela missão é que, atualmente, é muito mais acessível concretizar a publicação de uma obra literária.
Se antigamente, a publicação de um título era um sonho distante, hoje, as editoras especializadas em novos autores são responsáveis por trazer a possibilidade de publicar sua obra em alta qualidade e com preço mais acessível, já que há mais opções para essa concretização.
E, se você nunca publicou um livro e quer saber quais são as etapas para a publicação, fique até o final do texto, pois vamos te contar tudo!
Etapas de publicação de um livro infantil
O mercado editorial cresceu e existem mais editoras para a realização de publicação de obras diversas, então, os autores têm mais poder de escolha.
Editoras menores cresceram rapidamente e se especializaram em impulsionar novos autores no mercado, fazendo novos títulos chegarem rapidamente ao público.
Uma boa maneira de publicar um livro é realizar uma pesquisa sobre os diferentes formatos de publicação. Ao estudar todas as possibilidades, você tem mais segurança na hora de fazer a melhor escolha para o seu projeto literário.
Com tantas opções disponíveis, é relativamente fácil aprender e descobrir o tipo de publicação ideal para seu livro. Agora vamos conhecer melhor cada etapa:
1. Registro de direitos autorais
A primeira etapa que você deve se atentar é o registro dos direitos autorais. Afinal, é esse protocolo que trará a segurança jurídica para a carreira do autor, evitando a perda dos direitos sobre a publicação que o autor tanto lutou para conseguir.
Portanto, sugerimos que você providencie o registro logo após a finalização da sua obra.
Uma das instituições que pode realizar o registro é a Biblioteca Nacional, que faz esse tipo de trabalho desde 1898 e ainda arquiva um exemplar do livro para posteridade.
Os direitos autorais também podem ser feitos na Câmara Brasileira do Livro (CBL) ou até mesmo em empresas particulares, que trabalham com a regulamentação dos direitos autorais de obras em geral.
É válido saber que existe uma taxa que o autor deve custear para o registro da sua obra.
2. Escolha da forma de publicação
Como já mencionamos, há várias formas de publicação no mercado editorial atual. E o autor deverá optar por aquela que seja mais viável para o momento da sua carreira.
Autores têm a opção de publicação desde o contato com grandes grupos editoriais e até mesmo a autopublicação.
Contudo, nenhum desses caminhos costuma ser tão fácil, pois os tradicionais grupos editoriais focam seus esforços na publicação de autores consagrados, já que estão consolidados no mercado.
E a autopublicação pode ser um caminho viável, já que praticamente qualquer pessoa com conhecimentos intermediários de ferramentas on-line consegue gerar um e-book no formato PDF.
Entretanto, se optar por essa opção é você quem cuidará de tudo: escrita, ilustração, diagramação, revisão, impulsionamento, impressão e distribuição (caso deseje). Sem dúvidas, uma jornada árdua!
No entanto, há um caminho que pode ser uma excelente opção para você, caso seja um autor em ascensão e ainda não tenha feito uma publicação, que é a parceria com uma editora especializada em novos autores.
Essa é uma das melhores formas para escritores que querem publicar sua obra com uma qualidade profissional, sem precisar fazer tudo sozinho e sem ultrapassar seu orçamento.
Há, ainda, caminhos alternativos para tirar seu sonho de publicar um livro infantil do papel, os quais são: o Crowdfunding (iniciativa de financiamento coletivo), incentivos e patrocínios culturais públicos (caso sua cidade tenha essa possibilidade) e concursos e prêmios literários (quando a premiação é a publicação da obra vencedora).
3. Ilustração de livro infantil
Histórias infantis recordam ilustrações, desenhos, pois, afinal de contas, as histórias não são contadas apenas com palavras. Muitas vezes, as crianças só entram na história quando se deparam com uma boa ilustração.
Os desenhos têm um papel fundamental na compreensão do contexto e na retenção da atenção da criança durante a leitura.
Por isso, é de extrema importância contar com um ilustrador que consiga retratar a essência da história em imagens de alta qualidade e nem sempre é fácil encontrar esse profissional.
Portanto, é válido pesquisar bem os trabalhos dos ilustradores que você entrar em contato, visto que cada ilustrador costuma ter um estilo e trabalha com uma técnica diferente.
4. Diagramação de livro infantil
Temos o texto, as ilustrações, agora é hora de harmonizar isso dentro do livro. Esse é o papel do diagramador. Há quem acredite que seja uma tarefa fácil, mas nem sempre é.
Esse profissional precisa pensar na fonte, na quantidade de texto por página, na posição da ilustração na folha e no tamanho da margem, pois esse conjunto todo é que fará com que o livro fique visualmente agradável.
5. Revisão de Prova
Antes de publicar um livro, essa etapa é fundamental, pois é durante a revisão de prova que é possível encontrar erros e problemas visuais.
Ela acontece sempre depois da diagramação. Assim, visa corrigir erros de negritos, itálicos e padronização de fontes, mas também equívocos entre sumário e páginas indicadas, trechos ausentes no conteúdo do texto, erros em cabeçalhos e rodapés, etc.
6. Papel do livro infantil
Tenho mesmo que me preocupar com o papel? Óbvio, dependendo da gramatura da folha, na hora da impressão, as imagens podem vazar para a próxima e estragar a obra.
Sempre converse com a editora ou com a gráfica que irá fazer a impressão dos seus livros.
7. Formato E-book
Não se esqueça de que os livros infantis que serão convertidos para o formato e-book precisam estar com o mesmo layout utilizado para o físico, mantendo o design da página.
Há quem queira transformar as ilustrações em animações e aumentar a interatividade com as crianças, isso também é possível. Apenas se atente em manter o mesmo aspecto do livro físico no e-book.
Percebeu que dá um pouco de trabalho, né? Mas o resultado é incrível e mais ainda é o encanto que será transmitido às crianças.
Tem o sonho de publicar um livro infantil e precisa de ajuda? Nós podemos te ajudar, envie um e-mail e te auxiliamos melhor!
Aproveite e confira nosso guia sobre como publicar um livro e continue acompanhando as dicas no Blog da Editora Viseu.