Pular para o conteúdo
Maiores editoras do Brasil: o que elas têm em comum?

O que faz uma editora ser uma das maiores do Brasil?

Para um autor em busca de publicação, é importante saber o tamanho do espaço que uma editora tem dentro do mercado dos livros. Afinal, o mercado editorial do Brasil é diversificado e amplo. Entre seus agentes, estão inúmeras editoras, cada uma com um nível de impacto no mercado. 

Diversos fatores podem informar o nível de influência de uma editora. O gênero literário, segmento e até mesmo tipo de contrato podem ser indicadores da importância de uma casa editorial. Diante de tantas variáveis, como saber de fato o que a faz ser uma das maiores do país? 

Carregar esse título envolve uma combinação de fatores que vai além do simples volume de livros publicados. Neste artigo, mostraremos a você o que realmente faz uma empresa ser reconhecida como uma das maiores editoras do Brasil. Confira!

Qualidade das publicações

A qualidade das publicações é um fator crucial que distingue essas empresas. Isso inclui não apenas a qualidade do conteúdo, mas também a qualidade da edição, revisão, diagramação e impressão dos livros.

Uma equipe de profissionais capacitados e experientes é um pré-requisito para uma grande editora. O conhecimento sobre o mercado editorial traz as noções técnicas necessárias para criar um projeto editorial não só esteticamente bonito, como funcional e em conformidade com o seu nicho literário.

Ao analisar uma casa editorial, preste atenção às obras publicadas por ela. A capa do livro é agradável? A diagramação promove uma leitura confortável e fluida? Você percebe algum erro de gramática ou ortografia? Em que tipo de papel o livro foi impresso? É uma impressão de qualidade?

Essas são algumas coisas às quais se atentar para definir se a publicação de um livro é de qualidade ou não. As maiores empresas desse ramo unem a qualidade de suas obras à quantidade que produzem, trazendo ao mercado um grande número de livros, mas mantendo um padrão elevado de publicação.

Diversidade do catálogo

A diversidade do catálogo é outra característica fundamental. Publicar uma ampla gama de gêneros e estilos literários traz um público maior e mais amplo. Isso inclui literatura infantil, juvenil, ficção, não-ficção, biografias, acadêmicos, poesias, negócios, crônicas, ensaios, desenvolvimento pessoal, romances e muito mais.

Um catálogo grande e cheio de diversidade de obras, gêneros, temas e autores é um retrato mais fiel do panorama literário brasileiro. Potencializa diferentes vozes e histórias, fomentando a produção literária e cultural do país.

No catálogo, busque livros do gênero que quer publicar, mas também cheque se existem variados tipos de publicação. A versatilidade é uma das características das maiores editoras do Brasil, assim como ter um grande número de obras publicadas.

A partir de uma análise do tipo de obra que a empresa publica, você consegue perceber a linha editorial que ela segue, se a editora tem histórico de apoiar autores emergentes e se promove a diversidade de vozes e perspectivas em seus projetos.

Inovação

A inovação é essencial para se manter relevante em um mercado competitivo. As maiores do meio adotam novas tecnologias e tendências para melhorar a experiência de leitura, como e-books, audiobooks, plataformas digitais de leitura e marketing inovador.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela CBL e o SNEL, as vendas de ebooks cresceram em 81% de 2019 para 2020, por exemplo. Sendo assim, saber como fazer um ebook é indicador de uma editora com grande potencial de crescimento no mercado.

Veja se no catálogo da editora os livros também são disponibilizados digitalmente, tanto em ebook quanto audiobook. A adoção de tecnologias digitais e interativas não apenas amplia o alcance das publicações, mas também proporciona aos leitores novas maneiras de se envolverem com os livros.

Além disso, a inovação no marketing e na distribuição permite que novos públicos sejam atingidos, explorando diferentes mercados. Procure editoras com planos de marketing e divulgação bem planejados, que atinjam diferentes mídias.

Alguns exemplos são a publicação de matérias, entrevistas com autores e produção de materiais promocionais como book trailers, além de divulgação nas redes sociais da editora.

Presença no mercado

Uma forte presença no mercado é um dos mais importantes indicadores do tamanho de uma casa editorial. Isso inclui distribuição eficaz, parcerias com livrarias e plataformas online e uma rede de contatos bem estabelecida com autores e mídias tradicionais. 

Editoras com uma presença significativa no mercado conseguem colocar seus livros nas mãos dos leitores de maneira eficiente e abrangente. Parcerias com as principais livrarias e uma rede de distribuição eficaz são marcos de uma presença no mercado significativa.

A capacidade de alcançar uma ampla rede de distribuição garante que os livros sejam acessíveis em diversos pontos de venda, tanto físicos quanto digitais. Além disso, uma presença forte no mercado facilita a negociação de direitos autorais e a tradução de obras para outros idiomas, expandindo ainda mais o alcance das publicações.

Pesquise as parcerias da editora com outras empresas e plataformas de distribuição. Procure por ela nas principais livrarias e marketplaces do país. Assim, saberá o nível de influência que ela tem no mercado editorial.

Relação com autores

Manter boas relações com autores é fundamental. Isso inclui oferecer todo o suporte necessário durante o processo de edição, publicação e promoção dos livros. 

Esse suporte pode abarcar desde orientação editorial até ajuda na divulgação e nas estratégias de marketing do livro, além de contratos transparentes.

Autores que se sentem valorizados e bem tratados tendem a estabelecer parcerias de longo prazo, contribuindo para publicações consistentes e de alta qualidade. Assim, a editora mantém seu número de escritores, apenas adicionando novos talentos ao seu catálogo.

Para averiguar isso, você pode conversar com outros autores publicados pela editora para saber sobre suas experiências. Plataformas como o ReclameAqui e avaliações no Google podem ser de grande ajuda. Verifique também se existe um suporte em marketing e divulgação para os autores.

Números

Quando se fala em termos como “maior”, naturalmente esperam-se números que justifiquem a escolha dessa palavra. Apesar de não ser o único fator determinante, números são importantes para medir o tamanho de qualquer instituição.

Atente-se ao número de anos de experiência da empresa no meio editorial. Grandes editoras são construídas ao longo do tempo. A probabilidade de alguma com 2 ou 3 anos ter um tamanho significativo no mercado é pequena.

Além dos anos de experiência, verifique o número de obras em seu catálogo. O número de uma grande casa editorial certamente estará dentro dos milhares, refletindo seu tamanho dentro do mundo literário.

Por fim, outro número importante é a quantidade de obras vendidas. Publicar muitos livros e não vender nenhum de nada adianta. Um grande número de cópias comercializadas é um bom indicador de tamanho e relevância. 

Editora Viseu: uma das maiores editoras de novos autores do Brasil

Agora que já sabe como apontar o tamanho de uma editora através dessas características, daremos um exemplo prático com uma das maiores editoras de novos autores do Brasil: a Editora Viseu.

Qualidade das publicações

Os livros publicados pela Viseu são feitos por profissionais qualificados e especializados no mercado editorial. Todos os processos são realizados com atenção e cuidado, desde a revisão até a diagramação e capa do livro. Além disso, contamos com uma gráfica especializada, que entrega impressões de qualidade e oferece opções de acabamento.

Diversidade do catálogo

A Editora Viseu conta com um catálogo diversificado, com obras de diversos gêneros literários, abrangendo ficção, não-ficção, infantis, autobiografias, ciência, autoajuda, poesia, psicologia, religiosos, acadêmicos, crônicas, viagens, economia, eróticos, gastronomia, artes, história, romance, fantasia, ficção científica, entre outros.

Inovação

Em seu plano de publicação, a Viseu oferece a possibilidade de ebook e de audiobook para seus autores. Além disso, também disponibiliza um plano de marketing robusto, que conta com matérias e entrevistas publicadas, produção de vídeos e divulgação em redes sociais.

Presença no mercado

A Editora Viseu tem parceria com as maiores livrarias e plataformas de venda online do mercado, como a Amazon, Google Livros, Submarino, Magalu, Livraria da Travessa, Livrarias Curitiba, Martins Fontes Paulista, entre outras.

Relação com autores

Os escritores da Viseu recebem toda a atenção e suporte necessários. Com uma nota de 4,7 no Google e uma pontuação de 9.0/10 no ReclameAqui, considerada ótima, mantém uma boa relação com seus autores. Além disso, existem diversos depoimentos sobre a Editora Viseu disponíveis para serem lidos.

Números

Com mais de 12 anos de história, mais de 7.000 autores publicados e mais de 2,5 milhões de cópias vendidas pelo Brasil e pelo mundo, a Editora Viseu tem números expressivos, que demonstram o espaço que conquistou no mercado editorial.

Neste artigo, elencamos e demonstramos as características que fazem uma editora se tornar uma das maiores do Brasil. Esperamos que, com essa leitura, você saiba identificar o tamanho de uma editora a partir não só dos seus números, mas também seu nível de inovação, relação com os autores, diversidade no catálogo, dentre outros fatores importantes.

Se você está buscando publicar seu livro com uma das maiores editoras do Brasil, não deixe de entrar em contato conosco para descobrir como funciona o processo de publicação na Editora Viseu. Seu livro publicado pode estar mais próximo do que imagina!

Aqui no Blog da Viseu, publicamos regularmente conteúdos sobre o mercado editorial, dicas de escrita, entrevistas com autores e muito mais. Continue nos acompanhando e explore ainda mais o universo dos livros.

Compartilhar

Outros Artigos

Protagonista: saiba por que ele é fundamental para sua história
Dicas de escrita

Protagonista: como fazer seu personagem principal brilhar

A criação de personagens é uma grande dificuldade entre autores. Muitas são as questões às quais se atentar: verossimilhança, profundidade, falas, personalidade… Esses pontos se

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!