Pular para o conteúdo
marketing para autores - mulher com o celular na mão conferindo as redes sociais

Marketing para Autores: Quando e Como Divulgar meu Livro?

Falar de Marketing para autores é algo que sempre reforçamos em nossas orientações aos escritores em fase de publicação de seus livros.

Ainda que a Editora escolhida pelo o autor se encarregue de incluir seu livro no catálogo digital da editora, além de divulgar em suas redes sociais e outras mídias, o marketing para autores não pode parar aí.

Marketing nada mais é do que tornar público de uma forma vendável um produto, serviço ou performance.

Índice do Artigo

Na mente da maioria das pessoas (e nisso incluímos os autores), marketing consiste somente na divulgação do produto final acabado (o livro).

Trazendo mais para os assuntos editoriais, a maioria dos autores consideram o marketing como uma etapa específica da jornada de publicação, e é exatamente aí que mora o problema.

O Marketing do seu livro não pode ser só mais um processo, mas sim uma estratégia que se inicia antes mesmo de você começar seu manuscrito.

Tenha em mente a frase a seguir:

Você não deve se concentrar em traçar uma estratégia de marketing para o seu livro, mas sim uma estratégia de divulgação do seu perfil como autor ou autora de livros.

Pensando dessa forma, você logo deverá gerar conteúdo para preparar o seu público meses antes do lançamento do seu livro.

Aqui já respondemos uma das perguntas do título deste artigo que é QUANDO COMEÇAR? Porém precisamos ir para a parte mais complexa, que é:

COMO FAZER?

Não se preocupe, como sempre, produzimos mais um conteúdo repleto de ideias, insights e dicas para que você se sinta seguro e bem orientado.

 

Marketing Digital: o foco para divulgação de livros 

Marketing é a ciência da divulgação, e esta ciência é algo muito antigo.

Desde os primórdios o ser humano em suas negociações se valia de estratégias de vendas para atrair seus potenciais clientes (marketing).

Contudo, o conceito de marketing digital é algo bem novo, pois acompanha a evolução tecnológica, sobretudo ligada à criação do computador e o advento da internet.

Dessa forma, o conteúdo que abordaremos aqui não está relacionado ao marketing tradicional, ou seja, aquele que é visível fisicamente:

 

  • Outdoor
  • Folder
  • Flyer
  • Cartão de visita
  • Carro de som
  • Anúncio de rádio
  • Anúncio de TV
 

O marketing digital está totalmente atrelado às mídias sociais (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.) bem como aos principais buscadores de conteúdo da internet, como: Google, Bing, Yahoo, etc).

E você, já domina essa questão de produção de conteúdo para mídias sociais?

 

Por que devo apostar nas mídias sociais para minha estratégia de marketing?

A resposta é simples. Você precisa atingir o público exatamente onde ele se encontra. Vamos a  um exemplo hipotético:

Se você é um vendedor de insumos agrícolas, por exemplo, certamente não irá vender seus produtos em centros urbanos, obviamente porque seus potenciais clientes são donos de chácaras, sítios e fazendas.

Da mesma forma, você tem como público-alvo os leitores de livros, e essas pessoas são dos mais variados segmentos.

Certamente a esmagadora maioria possui um smartphone e um perfil se quer em alguma rede social.

Logo, nada melhor do que atingir este público em plena rede online, produzindo conteúdo interessante para que eles percebam a relevância do seu trabalho.

Como criar uma estratégia para divulgação do meu livro e de meu perfil como autor?

Agora que você entende a importância do marketing digital bem como de ter uma presença online relevante, vamos a algumas dicas que separamos para que você comece a aplicar hoje mesmo.

 

Sua rede social não é mais sua

Como assim? Quer dizer que perdemos o direito de ter uma rede social pessoal? Não, você certamente é livre para ter seus perfis pessoais nas mais variadas plataformas.

Contudo, ao divulgar um produto, você precisa entender que seu público precisa se identificar com quem você é.

E quando se trata de redes sociais, você é aquilo que você posta.

É por isso que você precisa avaliar dois contextos:

  1. Ou você utiliza suas redes pessoais para iniciar uma estratégia de divulgação do seu livro
  2. Ou você deixa seu perfil pessoal para publicar conteúdos de sua intimidade, criando outro perfil para assuntos profissionais ligados ao seu livro.
 

Porém, se você escolher a opção 1, fique ciente de que você precisa moderar seu perfil para que o conteúdo não afaste um público que poderia estar tendo interesse em comprar sua obra.

Vamos a outro exemplo prático?

Imagine que você é um escritor de ficção científica. Certamente seu público é bem grande e bem variado, ou seja, pessoas de diversas classes sociais, gêneros e hábitos diferentes.

Porém, misturado ao conteúdo que você posta sobre seu livro, você também publica suas opiniões pessoais sobre:

  • Veganismo
  • Política
  • Religião
  • Futebol, etc.
 

Dependendo da postura que você assume, você pode afastar pessoas que não concordam com sua opinião, logo, você vai estar perdendo oportunidades de vendas.

Temas principalmente ligados a causas sociais ou grupos de militância são altamente sensíveis, e a internet está cheia de exemplos de pessoas que perderam grandes oportunidades por causa da forma como emitiram suas opiniões pessoais.

Com base nisso, a dica é:

Tenha cautela com a forma como você aborda os temas que você costuma postar, porque agora, a rede não é mais sua, ela é do seu livro e do seu perfil como autor.

Crie uma linha editorial para o seu marketing

Você possivelmente deve estar se perguntando: “O que é uma linha editorial?”. Linha editorial é a divisão de temas sobre os quais você irá postar.

Todo planejamento racional e consistente deve contar com uma linha editorial bem definida para que as publicações possam fluir em temas que se correspondam.

Digamos que você tenha uma loja de celulares e você precisa criar uma linha editorial para seu Instagram.

 

Linha editorial:

  1. Publicações Institucionais (Sobre a empresa, quem somos, onde estamos, o que fazemos)
  2. Publicações de clima interno (dia a dia dos trabalhadores da empresa, desafios nas vendas, como funciona o dia a dia de trabalho)
  3. Publicações de prova social (Depoimentos de clientes)
  4. Publicações de engajamento (Memes e outros conteúdos de humor que possam estar ligados ao assunto da empresa)
  5. Publicações de prevenção (Cuidados com o celular, boas práticas de higiene do dispositivo, etc).
 

Acima você vê um pequeno exemplo de uma linha editorial com 5 temas, ou seja, com base nessa linha, você precisará criar conteúdos para ter uma publicação orientada.

Como você é um autor, vamos dar algumas dicas de uma boa linha editorial:

 

  1. Publicações sobre seu dia a dia com a escrita (posts sobre os desafios de escrever um livro ao longo do dia ou em tempos livres, bloqueios de criatividade)
  2. Publicações sobre escrever melhor (posts sobre dicas que você seguiu para se tornar  um autor, dicas de português, dicas de interpretação de texto)
  3. Publicações sobre seu lado pessoal como autor (Como tudo começou, o que motivou você a escrever um livro, quais fatos importantes da vida te trouxeram até aqui)
  4. Publicações de detalhes do seu livro (posts sobre o tema que você está escrevendo, posts de trechos relevantes)
  5. Publicações sobre o lançamento (se você já tem data, separe alguns posts para preparar o seu público para acompanhar o lançamento da obra. Posts com contagem regressiva são uma ótima ideia)
  6. Publicações pós-publicação do livro (posts sobre seus livros nas prateleiras e marketplaces, reposts de pessoas que compraram o seu livro, reposts de depoimentos de pessoas impactadas por sua obra)
 

Viu quantos temas diferentes você pode ter em sua linha editorial? Se você utilizar esses e outros tipos de publicações, certamente terá um conteúdo orientado e bem planejado.

 

Identidade visual para o seu marketing digital

A estética é algo que traz autoridade para um perfil digital, seja qual for a plataforma.

Neste momento você precisa sair do âmbito da escrita e partir para uma visão mais voltada ao Design dos posts.

Procure estabelecer um padrão de uso de imagens, cores, fontes, gráficos, ícones, dentre outros elementos visuais que façam parte da sua identidade.

As pessoas precisam olhar um conteúdo que você posta e logo perceberem que ele pertence à sua rede social.

 

Marca, logotipo ou assinatura

Ainda dentro deste assunto sobre questões visuais, uma boa alternativa para que você firme na mente das pessoas o seu conteúdo é a criação de uma marca (logotipo), com sua assinatura.

Essa marca você poderá utilizar em todas as imagens para fins de registro de que tal conteúdo é originalmente seu.

Uma marca ou assinatura traz mais impacto e seriedade ao seu conteúdo, além de evitar que outras pessoas se apropriem dos seus posts.

 

Crie conteúdos com frequência

Após criar sua rede social específica para divulgar sua obra ou após adequar seu perfil pessoal para o mesmo propósito, você precisa ter em mente algo muito importante:

Se você não manter a frequência de publicação, certamente seu conteúdo não será entregue às pessoas

Isso é uma questão de algoritmo, ou seja, a inteligência artificial que as redes sociais utilizam para entregar seu conteúdo a pessoas que possam ter interesse.

As mídias sociais “aprovam” perfis que entregam um conteúdo de qualidade aos seguidores, dessa forma, se você postar uma vez por semana, ou apenas uma vez por mês, você não obterá a visibilidade que você precisa para que as pessoas conheçam seu trabalho.

Sabemos que diante de tantos afazeres aliados aos momentos que você precisa parar tudo e se dedicar ao seu livro, não é fácil ser um grande produtor de conteúdo para mídias sociais devido ao tempo, por isso queremos dar essa dica de ouro a seguir:

Planeje e produza seus conteúdos e deixe-os em “estoque”, ou seja, acumule conteúdos e deixe-os sem publicar.

Após ter um volume considerável, por exemplo, conteúdo para 3 meses de publicação, você passa a programar os posts para que sejam publicados de forma automática (existem ferramentas para isso).

Dessa forma, você não precisará se dedicar exclusivamente à produção de conteúdo todos os dias, ou seja, você produz um alto volume de conteúdo e deixa que a “máquina” trabalhe por você.

 

Interaja com seus seguidores

Isso já vai na contramão da dica anterior. Neste caso, não é interessante que você utilize ferramentas automáticas que interajam com seus seguidores.

O ideal é que você separe um tempo todos os dias para:

 

  • Curtir publicações de outras pessoas
  • Seguir pessoas
  • Responder comentários
  • Publicar Stories
  • Visualizar Stories de outras pessoas
  • Postar comentários nas publicações de quem você passou a seguir
 

Dessa forma você cria vínculos reais com as pessoas que você pretende se relacionar.

Uma ótima dica para conseguir leitores qualificados para o seu livro é:

Entre em perfis de autores que possuem livros do mesmo gênero que o seu. Acesse as publicações desses autores e siga as pessoas que interagem com ele.

Certamente são pessoas voltadas à prática de leitura, logo, podem ser potenciais leitores da sua obra.

 

Crie seu site para alavancar seu marketing e pré-venda

O seu site deve ser o cartão de visitas da sua obra. Atualmente, se você pesquisar qualquer autor renomado, ele provavelmente tem um site com detalhes sobre si mesmo e sobre seus livros publicados

Um site bem elaborado é o complemento do seu trabalho com mídias digitais, você pode inclusive criar posts que levem as pessoas nas redes levando as pessoas a acessarem seu site.

Para pré-venda, o site é essencial, pois você pode criar um formulário de cadastro para as pessoas que querem garantir sua cópia antes mesmo do lançamento oficial do livro.

Além disso, ter um site traz autoridade para o seu perfil como autor. Contudo, assim como nas mídias sociais, o ideal é que seu site possua conteúdos frequente para que seu público acompanhe sua carreira e as novidades que você vive dia a dia.

 

Conclusão

Pensar em marketing para autores é pensar em uma estrutura de divulgação que crie engajamento com as pessoas, e isso deve ser feito meses antes da publicação do livro.

Você deve usar os artifícios da internet para conduzir os seus leitores na expectativa do lançamento do seu livro.

As dicas e insights que abordamos aqui podem ser iniciadas hoje se você quiser. 

Se você pensa em escrever um livro ou se já está em fase de publicação, não perca tempo.

Comece a criar autoridade do seu perfil como autor para atrair seu público.

E você? Qual sua opinião em relação ao marketing para autores? O que você acha essencial na hora de traçar uma estratégia de divulgação?

Compartilhar

Outros Artigos

PUBLIQUE SEU LIVRO
Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!

REDES SOCIAIS

VISEU EDITORES Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por OIRAMC