Pular para o conteúdo
Criar um blog de vale a pena?

Para que serve um blog de escritor? Vale a pena ter um?

Blog em 2024? Pois é! A febre dos blogs como conhecíamos nos anos 2000 pode ter passado, mas isso não significa que eles perderam seu valor. Pelo contrário: 77% das pessoas que usam a internet leem blogs, de acordo com o Social Media Today.

Embora seja uma das estratégias de marketing digital mais bem-sucedidas, muitos autores ainda pensam que o blog “morreu”. De fato, os blogs não seguem mais seu modelo antigo: hoje, são muito mais focados em conteúdo e informação de qualidade do que em ser diários pessoais.

Ter um blog de escritor com certeza é um diferencial no mercado competitivo dos livros. Não está convencido? Então vem com a gente que te mostramos para que serve um blog em 2024 e porque ainda vale a pena investir em um.

Confira as 5 razões para se ter um blog de escritor no qual publicar seus conteúdos!

1 – Espaço próprio personalizável

Um blog nada mais é do que um site no qual se publica artigos de texto. Pode abordar diferentes temas e ter o design que melhor se encaixa com você. Essa personalização oferece ao autor a possibilidade de utilizá-lo quase como um cartão de visita profissional.

Porém, ter um site próprio vai além do profissionalismo que ele traz. O blog oferece uma visão geral de quem é você como autor, a partir dos conteúdos publicados nele. 

Então, além de apresentação, o blog também atua como uma espécie de portfólio para o escritor. Não possuir esse espaço próprio na internet, seja pessoal ou profissional, é definitivamente um dos erros que um autor não deve cometer.

2 – Acervo de textos

Blogs oferecem, além de um espaço para compartilhar textos, um espaço onde guardá-los. Ter uma plataforma própria para postar seus textos permite que você os organize e armazene como desejar.

Essa organização torna posts em blogs muito fáceis de encontrar. Por isso, acabam virando materiais de referência tanto para quem os escreve quanto para quem os procura. É muito mais fácil acessar um post de blog específico do que um post de Instagram específico, por exemplo. 

Quando as pessoas buscarem por você, além de achá-lo mais facilmente, também terão acesso a tudo o que produziu. Ao oferecer conteúdo de valor para seus leitores, você fortalece sua relação com eles e aumenta as chances de ser procurado novamente!

3 – Rotina de escrita

Com um blog, vem também a responsabilidade de publicar nele. Assim, é necessário definir uma frequência de postagens, normalmente de 1-3 posts por semana. Isso faz com que você assuma o compromisso de escrever regularmente.

Você pode, por exemplo, definir que irá escrever um conto toda semana. Criando uma rotina de postagens, você se dispõe a exercitar sua escrita criativa, deixando de depender da inspiração para produzir textos.

Com comprometimento e dedicação, verá que escrever se torna um hábito. A prática e a constância facilitam o ato de escrever, transformando o tempo que você passava encarando uma página em branco em tempo para aperfeiçoar sua escrita.

4 – Autoridade e reconhecimento

Atualmente, uma presença forte no mundo digital é imprescindível para ter sucesso em qualquer carreira. Não é diferente com escritores: aqueles que são reconhecidos têm maiores oportunidades e alcançam mais leitores com suas obras.

Escrever em um blog pode aumentar muito sua autoridade e reconhecimento como autor. Ao postar constantemente conteúdo relevante e de qualidade, você mostra para o público que é realmente um especialista em sua área.

Assim, ter um blog é uma grande ferramenta para construir sua reputação. É um espaço no qual você pode se aprofundar em temas relevantes para sua comunidade, iniciar discussões e se colocar como uma voz importante dentro do seu nicho.

5 – Atrair mais leitores

Você sabia que empresas que têm blog recebem 55% mais visitas em seus sites do que aquelas que não têm? (Social Media Today). Blogs trazem grandes resultados quando o assunto é marketing digital.

Através dos blogs, marcas postam conteúdos que interessam seus clientes, conquistando cliques para suas páginas. Essas empresas fazem isso otimizando seus posts para buscadores como o Google, uma técnica de marketing digital chamada SEO (Search Engine Optimization).

Conhecendo seu público, você também pode planejar conteúdos relevantes relacionados aos termos mais pesquisados dentro do seu nicho. Desse modo, as chances do seu blog aparecer no topo dos resultados é maior, trazendo mais leitores interessados no que você tem a dizer para seu site.

Viu só como ter um blog de escritor ainda é muito relevante? Através dele, você tem um espaço próprio na internet que aumenta seu reconhecimento como autor, mantém uma rotina de escrita, atrai mais leitores e muito mais!

Confira como criar um blog e comece a construir sua identidade digital.

Até o próximo conteúdo!

Compartilhar

Outros Artigos

Saiba o que faz um editor de livros
Dicas de publicação

Editor de livros: quem é e o que faz?

A figura do editor de livros pode parecer um tanto nebulosa para muitos autores. Afinal, quem é esse profissional e o que ele faz? O

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!