Pular para o conteúdo
Enemies to lovers: tudo sobre esse tipo de romance

O que é enemies to lovers? Saiba o significado e exemplos

No mundo dos romances, existem alguns recursos narrativos recorrentes, muito utilizados e conhecidos. Cada um desses recursos tem sua própria característica e expectativas, sendo chamados de tropes literárias. Uma das mais procuradas por leitores atualmente é o enemies to lovers.

Esse termo em inglês define uma dinâmica envolvente, de grandes emoções, que marca presença tanto em livros como em filmes e séries. Apesar disso, por se tratar de uma expressão estrangeira, ainda gera algumas confusões entre autores e leitores.

Se você sempre viu esse termo rodando pela internet, mas nunca entendeu bem seu significado, este é o post para você! Neste artigo, apresentaremos exatamente o que é o enemies to lovers, citando exemplos e as diferenças entre essa e outras tropes similares.

Fique com a gente e confira!

O que é enemies to lovers? Saiba o significado e exemplos

O que significa enemies to lovers?

O termo “enemies to lovers” vem do inglês, sendo traduzido literalmente para “de inimigos a amantes”. Um modo mais abrasileirado de se referir a esse tipo de obra é “romance cão e gato”, ou ainda “entre tapas e beijos”.

Nessas histórias, como o nome bem indica, o casal inicia a trama como inimigos, ou seja, em uma relação de animosidade, antagonismo e ódio. As razões para a desavença entre os dois podem ser das mais variadas, indo desde um simples mal-entendido até conflitos mais graves, como estar de lados contrários em uma guerra.

O importante é estabelecer cedo essa relação de oposição entre os dois personagens. Conforme eles vão se aproximando, no entanto, todos esses sentimentos intensos de ódio e antipatia vão se transformando em atração e, eventualmente, em uma grande paixão.

Essas narrativas prendem leitores devido a suas altas doses de tensão. Os diálogos em livros desse tipo costumam ser dinâmicos e envolventes, cheios de implicâncias entre os personagens principais. Isso tudo gera um bate-bola muito divertido de ler!

Além disso, uma história enemies to lovers é ideal para mostrar o desenvolvimento de personagens, que crescem e mudam junto aos seus sentimentos no decorrer da história. Embora seja mais comum em livros de romance, também pode ser visto em livros clássicos, livros de fantasia e até mesmo em algumas das histórias de quadrinhos mais conhecidas.

Exemplos de enemies to lovers

Agora que você já sabe o que configura essa trope, aqui estão alguns exemplos para ajudar você a visualizar como ela funciona na prática:

Lucy (Lucy Hale) e Joshua (Austin Stowell) em O Jogo de Amor - Ódio
O Jogo do Amor - Ódio (2021) | Foto: Reprodução/IMDb

O Jogo do Amor – Ódio, de Sally Thorne

Lucy e Joshua são colegas de trabalho em uma editora, e se odeiam. Ele se incomoda com o jeito expressivo dela, ela não suporta a feição rígida e apática dele. Quando a possibilidade de uma promoção entra em jogo, a guerra não-declarada entre eles apenas se acentua.

Um clássico exemplo de inimigos para amantes, essa comédia romântica explora a relação entre esses dois profissionais rivais. No decorrer da narrativa, a tensão entre os dois só vai aumentando, revelando sentimentos mais complexos do que apenas implicância e desgosto.

Sr. Darcy (Matthew Macfadyen) e Elizabeth Bennet (Keira Knightley) em Orgulho e Preconceito
Orgulho e Preconceito (2005) | Foto: Reprodução/IMDb

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Publicado em 1813, é conhecida como a obra que popularizou esse tipo de história na literatura. Mergulhamos na aristocracia britânica do século XVII para testemunhar a relação entre a espirituosa Elizabeth Bennet e o misterioso Sr. Darcy.

Elizabeth julga Darcy pelas fofocas que ouviu sobre ele, e por seu jeito mais ríspido e recluso. Já Darcy é orgulhoso demais para se envolver com uma mulher abaixo de sua classe social. As faíscas entre os dois vão aos poucos alimentando um fogo difícil de conter nesse clássico enemies to lovers.

Alex (Taylor Zakhar Perez) e Henry (Nicholas Galitzine) em Vermelho, Branco e Sangue Azul
Vermelho, Branco e Sangue Azul (2023) | Foto: Reprodução/IMDb

Vermelho, Branco e Sangue Azul, de Casey McQuinston

Este romance LGBTQIA+ é outro exemplo da trope em ação, em uma narrativa que parece inspirada pelo mundo das fanfics. Na trama, Alex, filho da presidente dos Estados Unidos da América, nutre uma grande animosidade por Henry, príncipe da Inglaterra.

Em um evento real, os dois acabam se envolvendo em uma briga, que gera um escândalo internacional. Para evitar um desastre diplomático, são obrigados por suas famílias a fingir que são grandes amigos. Conforme vão se conhecendo, no entanto, algo além da amizade começa a florescer entre eles.

Anthony (Jonathan Bailey) e Kate (Simone Ashley) na segunda temporada de Bridgerton
Bridgerton, segunda temporada (2022) | Foto: Reprodução/IMDb

O visconde que me amava, de Julia Quinn

Nesse romance de época, o visconde rico Anthony Bridgerton está à procura de uma esposa, decidindo-se por Edwina Sheffield. Para casar com Edwina, entretanto, ele precisará passar por Kate Sheffield, sua irmã mais velha.

Por conta da reputação do visconde, Kate desgosta de Anthony e desaprova o casamento. Ele, por outro lado, também não atura sua intromissão. A tensão entre os dois vai ficando cada vez maior nessa trama que deu origem à segunda temporada da série Bridgertons, na Netflix.

Patrick (Heath Ledger) e Kate (Julia Stiles) em 10 coisas que eu odeio em você
10 coisas que eu odeio em você (1999) | Foto: Reprodução/IMDb

10 coisas que eu odeio em você, baseado em Shakespeare

Este filme é um dos exemplos mais conhecidos de enemies to lovers. É baseado em A Megera Domada, de Shakespeare, traduzindo sua história para a contemporaneidade. A trama gira em torno de Bianca, uma menina popular, e Kat, sua irmã mais velha antipática.

Na trama, Bianca é proibida por seu pai de namorar até que Kat também namore. Um garoto interessado em Bianca, então, suborna o infame Patrick a convidar sua irmã para sair. Aí se inicia uma relação cheia de troca de farpas e tensão, até que os dois começam a perceber que se encaixam melhor do que qualquer um esperava.

Ilustração da capa de Mar Revolto
Mar Revolto (2024) | Foto: Editora Viseu

Mar Revolto, de Bruna Nogueira

Outra obra de época, nessa história acompanhamos Elizabeth Evans, que deseja encontrar o amor verdadeiro e viver feliz, como seus pais. No entanto, ela está noiva do misterioso e ranzinza William, conde de Sussex, a quem odeia com todas as forças.

Quando o conde retorna de suas viagens, Elizabeth se vê presa a sua companhia. Will deve enfrentar o passado e sua noiva relutante, duas coisas da qual fugiu com suas constantes viagens. Elizabeth, por outro lado, percebe aos poucos que o homem com quem prometeu que nunca se casaria não é tão ruim quanto ela achava.

O livro acima foi publicado pela Editora Viseu. Também quer publicar seu livro conosco? Saiba mais sobre nosso processo de publicação e seja também uma autora Viseu!

Haters to lovers, rivals to lovers e friends to lovers

Dentro do mundo das tropes literárias relacionadas a enemies to lovers, existem ainda algumas variações. Confira as diferenças entre elas:

  • Enemies to lovers (de inimigos a amantes): termo mais amplo, utilizado para denominar casais que iniciam como inimigos e vão desenvolvendo sentimentos românticos um pelo outro no decorrer da trama
  • Haters to lovers (de “odiadores” a amantes): termo mais específico, para casais que começam a história odiando um ao outro, normalmente causado por algum mal-entendido ou pré-julgamento
  • Rivals to lovers (de rivais a amantes): utilizado para se referir a histórias onde o casal não só começa como inimigos, mas como rivais, ou seja, lutam contra o outro para alcançar o mesmo objetivo, seja profissional, esportivo, artístico ou acadêmico
  • Friends to lovers (de amigos a amantes): antônimo do enemies to lovers, nesse tipo de história o casal inicia como bons amigos, descobrindo sentimentos além da amizade no decorrer da história

Existem, ainda, algumas variações que misturam as tropes, como friends to enemies to lovers (de amigos a inimigos a amantes), enemies to friends to lovers (de inimigos a amigos a amantes) e até mesmo lovers to enemies (de amantes a inimigos).

Como você pode ver, histórias de inimigos a amantes são uma das mais envolventes e procuradas no mundo dos romances. A partir dessa leitura, esperamos que você saiba um pouco mais sobre essa trope literária.

Está em busca da sua próxima leitura? Não deixe de conferir a seção de romance de nossa loja da Amazon! Lá, temos muitos livros apaixonantes para você.

Continue acompanhando o Blog da Viseu para mais recomendações de leitura, informações sobre o mercado editorial e entrevistas com autores. Nos vemos no próximo conteúdo!

Compartilhar

Outros Artigos

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!