O consumo de livros digitais vem se popularizando por todo mundo. O número de vendas de ebooks cresceu em 81% de 2019 para 2020, conforme uma pesquisa divulgada pela CBL e o SNEL, continuando a crescer a cada ano.
Observando esses números, torna-se clara a necessidade dos escritores se colocarem no mercado crescente dos livros digitais. Porém apesar de diversos autores desejarem publicar e vender suas obras como ebooks, muitos não sabem como.
Pensando nisso, este artigo traz 6 passos para você criar um ebook passando por todas as etapas, desde o conteúdo até a formatação e divulgação do seu livro digital. Continue a leitura e confira!
Como criar um ebook: 6 passos fáceis de colocar em prática
1 – Saiba qual seu público-alvo
De acordo com a BusinessWire, o mercado de livros digitais ainda deve crescer 28% até 2026. Nesse mercado crescente, é importante ter em vista o que seu leitor espera de um ebook.
A grande maioria dos compradores de ebook (68%, conforme pesquisa divulgada pela CBL e o SNEL) escolhe o livro digital por conta do seu preço. Os gêneros de livros digitais mais comprados são não-ficção e ficção, sendo que a maioria das pessoas busca crescimento pessoal e lazer nas leituras, de acordo com a mesma pesquisa.
Sendo assim, antes de criar seu ebook é importante pensar bem no seu público-alvo. Quais são seus interesses em um livro digital? Por onde compram e onde leem esses livros? A partir dessas respostas, você consegue definir se, como e quando produzirá seu ebook.
Talvez seu público não queira gastar dinheiro com um livro digital, por exemplo. Nesse caso, você pode oferecer os primeiros capítulos da sua história gratuitamente como ebook. Os ebooks podem ser, além de um formato no qual publicar seu livro, uma grande ferramenta de divulgação.
Estude seu público-alvo, seus costumes e expectativas. Um bom jeito de fazer isso é descobrindo seu nicho literário. Sabendo exatamente que tipo de livro você escreve, fica mais fácil saber o tipo de leitor que o consome.
Além disso, é imprescindível conhecer seu público para guiar todo o planejamento do ebook. Questões como formato, fonte, escolhas de imagens, organização do texto e distribuição devem ser decididos sempre com seu leitor em mente.
2 – Pense no seu conteúdo
Para muitos autores, o conteúdo do ebook será igual ao do seu livro impresso, tendo a mesma obra publicada em dois formatos diferentes.
Essa é uma forma aconselhável de utilizar o ebook, pois democratiza a distribuição da sua história com um custo reduzido. Também traz acessibilidade, permitindo que você alcance um número maior e mais diverso de leitores.
Mas os ebooks têm um potencial que vai muito além disso, tornando-se uma forma de apresentar conteúdos extras para seu público. Podem ser um modo de complementar o universo do seu livro e envolver ainda mais o leitor. Alguns exemplos de materiais extras que você pode criar são:
- Mapas interativos
- Guias de pronúncia
- Fichas de personagens
- Capítulos extras
- Checklists
- Playlists
Além de expandir o universo do seu livro, você pode utilizar os ebooks para conquistar novos leitores e construir sua autoridade como autor. É uma prática muito usada no marketing digital, conhecida por trazer credibilidade e captar novos clientes para uma marca.
2.1 – Como escrever um ebook para marketing digital?
Neste caso, você precisará estruturar seu conteúdo do zero. A partir da pesquisa de público-alvo realizada anteriormente, defina um tema para seu ebook.
Esse tema deve ser de interesse para o público, mas também ser algo sobre o que você consiga escrever com propriedade. Para ser considerado autoridade em uma área, é preciso entender bem o nicho e ter algo de valioso para oferecer à comunidade.
Com o tema definido, inicie sua pesquisa. O ebook deve ser um material de conteúdo rico e aprofundado, portanto, essa é uma etapa fundamental. Entenda a fundo os temas que pretende abordar através de livros, podcasts, vídeos e sites.
Com a pesquisa feita, é hora de estruturar seu conteúdo. Complemente os conhecimentos que adquiriu na pesquisa com sua própria expertise e ponto de vista, criando um ebook único e com informações de valor para seus leitores.
Técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e buscas de palavras-chave podem ser muito úteis para entender e planejar o conteúdo de um ebook desse tipo. A partir dessas técnicas, você terá noção das informações mais buscadas por seu público e que tipo de conteúdo melhor responde essas buscas.
3 – Defina o formato
Os livros digitais contam com diversos formatos no mercado. Entender qual deles faz mais sentido para você, seu conteúdo e seu público é de extrema importância para que seu ebook seja um sucesso.
Os formatos de ebook mais comuns são:
- Epub
- Mobi
- AZW
Um dos aspectos mais impactantes na escolha do formato é se o layout será fixo ou fluido. Ebooks em formato fluido são responsivos, adequando o texto aos dispositivos de leitura, já os em formato fixo, não.
Arquivos em layout fluido têm maior acessibilidade, pois usualmente permitem que o leitor altere tamanho de fonte e contraste. Por conta de sua fluidez, são mais flexíveis e ideais para ebooks que possuem muito texto.
Se o ebook conter muitas imagens ou um design mais elaborado, porém, essa característica se torna uma desvantagem. O arquivo pode quebrar o texto em lugares inesperados, não obedecendo o layout e ficando desconfigurado
Para esses ebooks, é recomendável utilizar formatos de layout fixo, que não se adequam aos dispositivos. O livro aparece para o leitor exatamente como foi formatado, não permitindo alterações e preservando o design, posicionamento de imagens, fonte etc.
O mais importante nessa escolha é levar em consideração o que seu público-alvo espera de um ebook. Pesquise quais são os formatos mais lidos e em quais dispositivos seus leitores preferem realizar a leitura para só então tomar a decisão.
4 – Faça a diagramação do seu ebook
Com conteúdo pronto e formato definido, é hora de transformar seu documento do Word em um ebook. Para isso, o texto do seu livro digital será diagramado e uma capa será criada.
Muitos autores contratam profissionais para realizar esses serviços, porém é possível fazer a diagramação do ebook sozinho. Se este for o seu caso, existem algumas coisas às quais você deve se atentar:
4.1 – Software
A escolha do software de edição impacta diretamente na criação do seu ebook. Os dois programas mais indicados são o InDesign e o Canva.
O Adobe InDesign é um programa mais profissional, portanto, mais difícil de dominar. Tem ferramentas voltadas especificamente para a diagramação de textos, permitindo um controle maior de detalhes como justificação, hifenização, paginação e exportação.
Por ser um software voltado para profissionais, não é recomendado para autores que não tenham alguma noção de design ou que nunca mexeram com programas da Adobe anteriormente.
Já o Canva é um programa online e gratuito, muito fácil de usar. É pensado para pessoas iniciantes ou sem experiência em design e pode ser acessado tanto em computadores quanto em tablets e celulares.
Apesar de não permitir tanto controle quanto o InDesign, é o programa recomendado para pessoas com pouca ou nenhuma experiência com softwares de edição. Embora não tenha tantos recursos quanto o InDesign, é possível alcançar um resultado satisfatório com essa ferramenta.
4.2 – Tipografia
A escolha da tipografia é de extrema importância para a diagramação de um livro. A fonte deve ser legível e clara, com um bom tamanho e o espaçamento das entrelinhas confortável para leitura.
Evite fontes rebuscadas, manuscritas ou decorativas para o corpo do seu texto. Reserve o uso dessas fontes mais decorativas para títulos de capítulos e a criação da capa do livro.
Para livros digitais, é recomendado utilizar fontes sem serifa. Essas são fontes pensadas para o meio digital, tornando a leitura de seu ebook mais agradável. Veja a diferença de fontes com serifa e sem serifa abaixo:
Atenção: não se esqueça de escolher uma família de fontes que comporte grafismos da língua portuguesa como acentos e ç. Também é importante verificar se há pelo menos as variantes negrito e itálico, sendo preferível que mais variações além dessas estejam disponíveis.
4.3 – Margem e alinhamento
Além de um bom entrelinhamento, as margens são fundamentais na diagramação de um ebook. Elas oferecem um espaço em branco que serve como respiro para a página, evitando que o leitor se canse durante a leitura.
Já um bom alinhamento ajuda a guiar os olhos do leitor pela página, proporcionando uma leitura fluida e sem quebras do seu ebook. Normalmente, textos são diagramados com alinhamento justificado, mas para livros digitais também se utiliza muito um alinhamento não-justificado à esquerda.
A padronização das páginas através do alinhamento e da margem permitem que o foco do leitor vá para o texto. Ebooks desformatados, com pulos repentinos entre páginas, textos desalinhados e margens estreitas podem dificultar a legibilidade e ser até mesmo frustrantes para o leitor.
4.4 – Uso de imagens
O uso de imagens pode beneficiar muito um ebook. Trazem leveza para a leitura, quebrando o texto e facilitando a compreensão de informações.
Um ebook com figuras se torna mais fluido, atrativo e interessante para o leitor. Através de fotos, ilustrações e gráficos, você pode chamar mais atenção para determinadas partes do material, ilustrar pontos importantes e trazer um respiro para o leitor.
Os ebooks possibilitam o uso de imagens de forma mais livre. Diferente de livros impressos, não há custos adicionais com impressão colorida ou preocupação com aumento do número de páginas.
Atenção: alguns suportes, como o kindle, não rodam imagens coloridas. Alguns formatos também podem desformatar suas imagens se não houver cuidado, portanto, é necessário configurar bem seus arquivos para evitar erros de formatação.
4.5 – Uso de interatividade
Para realmente explorar todas as possibilidades que o livro digital oferece, você deve tentar aplicar elementos interativos ao criar seu ebook.
Hiperlinks que levam para sites são uma das formas mais simples. Você pode, ao final do seu ebook, colocar links para suas redes sociais, por exemplo. Outra forma de fazer isso é colocando links nas referências.
Mas a interatividade de um livro digital pode ir muito além disso. Ferramentas de edição como o InDesign permitem a inserção de botões, formulários e até mesmo de vídeos em livros digitais.
Você pode, por exemplo, fazer uma música começar a tocar em determinado momento do livro, criar índices interativos e botões que fazem aparecer ou desaparecer algo na tela. São inúmeras possibilidades de interatividade para o leitor.
Utilizar a interatividade é uma ótima maneira de engajar pequenos leitores. Com as crianças cada vez mais no mundo digital, é preciso levar os livros até esse ambiente de uma maneira interessante e envolvente. Se você deseja publicar livros infantis, os ebooks são uma ótima opção.
Porém, não são todos os formatos e suportes que acomodam todos esses elementos interativos. Antes de publicar seu ebook interativo, faça testes nos formatos e suportes para ter certeza de que a interatividade funciona como deveria.
5 – Disponibilize seu ebook
Agora que seu ebook está formatado e pronto para circulação, você deve pensar onde irá hospedá-lo.
Existem diversas plataformas digitais nas quais você pode disponibilizar seu ebook:
- Amazon
- Hotmart
- Monetizze
- Kobo Writing Life
- Eduzz
- FlipHTML5
Outra opção é criar uma página dentro de seu próprio site para disponibilizar seus livros digitais. Caso esteja utilizando o ebooks como ferramenta para marketing digital, é nesta página que você solicita o email de seus leitores, para continuar as comunicações.
Escolha a plataforma que melhor se adeque aos seus objetivos e público-alvo. Assim, as pessoas poderão encontrar seu ebook com mais facilidade.
6 – Divulgue seu ebook
Com seu livro digital disponível e pronto para ser lido, é hora de informar isso às pessoas.
A divulgação do ebook é de extrema importância para que ele alcance o seu público. Você deve dar mais enfoque aos canais nos quais seu público está mais presente, para que seu conteúdo seja entregue àqueles que realmente se interessam por ele.
As redes sociais são uma ótima ferramenta para divulgação do seu ebook. Informe seus seguidores do novo conteúdo disponível, faça vídeos e lives de divulgação, indo além de posts estáticos.
Outra forma é através do email marketing, caso você já tenha capturado emails através de outro ebook. Envie emails informando esse público do lançamento e convidando-os a conhecer seu novo conteúdo. Por serem pessoas que já têm uma conexão com você e seu trabalho, a probabilidade de se interessarem por seu ebook é maior.
Você também pode firmar parcerias com outros produtores de conteúdo como blogs e influenciadores digitais. Caso esteja vendendo o ebook, pode até mesmo combinar uma porcentagem para esses profissionais a cada venda oriunda dos sites e perfis deles.
Se deseja mesmo alcançar um público maior, considere separar uma parte do orçamento do ebook para impulsionar os posts de divulgação. O investimento em links patrocinados que levam direto ao seu material podem gerar um resultado expressivo nos downloads e vendas.
Como você pode ver, criar um ebook é um processo de vários passos, que demanda muita atenção e estudo. Esperamos que, com este artigo, essas etapas tenham se tornado menos complicadas e mais acessíveis para você.
Quer saber como alcançar ainda mais pessoas com seus livros, sejam eles digitais ou não? Acesse nosso Guia de Marketing para Autores! Nele, você encontra dicas de marketing digital, construção de reputação e muito mais.
Até o próximo conteúdo!