Nascida em Laje do Muriaé, interior do Rio de Janeiro, a autora Thaize Goulart compartilha sua jornada transformadora de autodescoberta e resiliência. Ao enfrentar desafios pessoais e se reconectar com sua fé, ela encontrou a motivação para contar sua história e impactar positivamente a vida de seus leitores.
Em sua autobiografia, Thaize entrelaça suas experiências de vida com a temática da fé, oferecendo uma mensagem poderosa de esperança e superação. Acompanhe esta entrevista para conhecer mais sobre suas inspirações, desafios e a profunda mensagem que ela deseja transmitir através de suas palavras.
1.Para começar, poderia nos contar um pouco sobre você e sua jornada como autora?
Thaize Goulart: Meu nome é Thaize, nasci em 26/05/1981, na cidade de Laje do Muriaé, interior do Rio de Janeiro.
A minha jornada como autora se iniciou quando eu passei a olhar a vida sem me vitimizar, sem ter pena de mim mesma. Passei a olhar tudo à minha volta entendendo que todas as circunstâncias, sejam elas positivas ou negativas, cooperavam para o meu crescimento como ser humano e me moldavam.
Entendi que em momento algum estive sozinha, existe um Deus Eterno e Criador que assim como um pai que ama e corrige os filhos, Ele também o faz e se utiliza das circunstâncias difíceis da vida.
Quando passei a ver as coisas a partir desta perspectiva, perdi o medo e busquei ser autora da minha própria história e então me tornei autora de músicas e agora autora de livros.
2. O que a inspirou a escrever o livro?
Thaize Goulart: Desde o momento em que destemida ousei partilhar as experiências vivenciadas por mim, consegui compreender na reação de muitas pessoas o quanto podia cooperar positivamente na vida delas. Daí veio a inspiração para escrever o livro.
3. Como a sua experiência pessoal se reflete nos temas abordados no livro?
Thaize Goulart: O livro é a minha autobiografia em que procuro atrelar a minha experiência de vida à temática de “Vencendo os Limites Através da Fé “.
4.Pode nos contar um pouco sobre o processo criativo por trás deste livro?
Thaize Goulart: Na minha cabeça eu já havia decidido que queria escrever um livro, já havia definido o tema e que seria a minha autobiografia. Já estava lendo bastante sobre este gênero literário e de como devia escrever.
Definindo que o meu livro seria a minha autobiografia, comecei a rascunhar como eu iria construir e se iria dividir em capítulos. Procurei expor os momentos mais marcantes da minha história, então comecei a escrever.
Por conta dos compromissos e por ser mãe de três crianças, demorei três anos para concluir a escrita do livro. Com o livro pronto bateu uma insegurança e me perguntava se devia publicar. Enfim, decidi enviar para a Editora Viseu.
5.Quais foram suas principais referências criativas para escrever o livro?
Thaize Goulart: A minha principal referência criativa foi a Bíblia Sagrada.
6.Existe algum trecho do livro que você gostaria de citar?
Thaize Goulart: A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.
7.Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao escrever o livro?
Thaize Goulart: O principal desafio enfrentado por mim, na escrita do livro, foi constatar que eu era capaz de escrever.
8.Como você espera que seu livro impacte os leitores?
Thaize Goulart: Espero que o livro possa impactar a fé daqueles que já não creem e que de uma forma sobrenatural a fé destes possa ser nutrida.
9.Existe uma mensagem principal que você deseja transmitir?
Thaize Goulart: A fé não tem como base a razão. A razão não pode atingir a clareza da fé, logo, uma argumentação eficiente seria capaz de acompanhar e atestar.
10.Há algum personagem ou história no livro que você considere particularmente significativo?
Thaize Goulart: Há um personagem no livro em quem a minha fé está fundamentada é o Eterno, o criador, aquele que dá a vida a todos os seres e Ele é tão existente e presente quanto qualquer outro ser.
Não há ideia ou pensamento que possa abarcar a plenitude de Deus, entretanto, ainda assim, é possível ter acesso ao sobrenatural do Eterno.
11.Como você acredita que a Literatura pode contribuir para a vida dos leitores?
Thaize Goulart: A literatura é uma ferramenta de comunicabilidade onde o diálogo se faz presente transmitindo conhecimento , conduzindo o leitor a mundos imaginários, provocando prazer e auxiliando o entendimento da realidade.
12. Além da literatura, quais são suas fontes de inspiração para escrever?
Thaize Goulart: A música e a natureza são as minhas fontes de inspiração.
13.O que a literatura e a escrita significam para você?
Thaize Goulart: A literatura e a escrita estão totalmente entrelaçadas, pois a literatura se utiliza da letra “palavra” para criar.
14.Quais são seus planos futuros como escritor? Há novos projetos em desenvolvimento?
Thaize Goulart: Pretendo escrever outros livros e já tenho em mente alguns temas. Ainda não estou escrevendo.
15.Que conselho você daria para alguém que está começando a escrever seu primeiro livro?
Thaize Goulart:Leia, a literatura é a melhor maneira de analisar o que faz um bom livro.