Pular para o conteúdo
Dia mundial do livro

Dia Mundial do Livro: de onde veio e para onde vai

O Dia Mundial do Livro é uma data pensada para incentivar a leitura, celebrar o livro e todos que fazem parte de seu processo de publicação. É comemorado em 23 de abril, data definida pela Unesco para homenagear três grandes nomes da literatura que morreram neste dia: Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare.

Em um dia tão emblemático, que promove a reflexão acerca do impacto do livro na sociedade como um todo, comemora-se não só o livro, mas toda sua história e evolução. Dos blocos de argila aos epubs, o livro já passou por diversas transformações até chegar ao que conhecemos atualmente.

Entender a trajetória do livro é imprescindível para compreender o mercado editorial. Por isso, em nossa própria homenagem ao livro, apresentaremos aqui sua história, desde o surgimento até os dias de hoje, recheada de reinvenções. Vem com a gente e confira!

Como surgiu o livro?

A origem do livro se dá em meados de 3200 a.C., na Mesopotâmia, com os sumérios. Os primeiros livros eram gravados em tábuas de argila e depois colocados para secar ao sol. Eles continham principalmente informações contábeis, legais e administrativas, mas também poesias e lendas.

Já os egípcios escreviam em rolos de papiro, que comportavam mais informações utilizando um espaço menor. O papiro foi o maior suporte para a escrita no mundo antigo: a biblioteca de Alexandria, a maior da antiguidade, possuía mais de 700 mil rolos de papiro em seu acervo!

O livro como conhecemos

Foi apenas com a invenção do pergaminho que o livro começou a tomar a forma que conhecemos hoje. Por serem mais maleáveis, as folhas de pergaminho podiam ser dobradas, costuradas e encadernadas. Assim, ocupavam ainda menos espaço que os rolos de papiro, eram mais leves e, consequentemente, mais portáteis.

Esse formato encadernado do livro é chamado de códice, sendo que é a estrutura básica que utilizamos até hoje na impressão de livros físicos de qualidade

Com o tempo, trocou-se o pergaminho pelo papel, que era mais barato. Uma significativa transformação do livro acontece em 1455, com a histórica prensa de tipos móveis de Johannes Gutenberg, que produziu o primeiro livro impresso do mundo.

Ao industrializar a produção, tornando-a mais rápida e econômica, a prensa de Gutenberg transforma o livro em um objeto popular e comercial. Pode-se dizer que é a partir daqui que realmente nasce o mercado editorial.

O mercado editorial atual: um pé, no passado, outro, no futuro

Atualmente, a revolução digital trouxe grandes impactos para o livro. De livros digitais a plataformas de venda online e Inteligência Artificial, abre-se um leque de possibilidades para o mercado editorial atual.

Livros digitais

Com surgimento em meados da década de 90, ebooks e audiobooks vêm se popularizando cada vez mais. São práticos, acessíveis e muito portáteis, bastando um celular para que possam ser consumidos. O universo do livro digital é ainda um campo novo no mercado, em crescimento constante e pronto para ser explorado!

E-commerces

A internet não impactou somente no formato do livro, mas em como ele é comercializado. O livro físico continua como preferência dos leitores, mas a maioria das compras são feitas através de sites e aplicativos. Para se ter uma ideia, dados divulgados pela CBL relatam que 55% dos leitores preferem comprar livros online. Isso mostra novamente a preferência por soluções rápidas e práticas, cada vez mais buscadas pelos leitores.

Inteligência Artificial

As tecnologias de IA, ainda mais novas que os livros digitais e e-commerces, também prometem facilitar e automatizar os processos editoriais, sendo uma das grandes tendências do mercado. É uma ferramenta útil para editoras e autores, de modo a tornar mais prático tanto processos como revisão e design editorial, quanto a própria escrita da obra.

Olhando para a história do livro e suas evoluções, percebemos que em cada reinvenção sempre priorizou-se a portabilidade, acessibilidade e economia. Esses são preceitos que também regem o mercado atualmente, visíveis nas transformações que o mundo digital trouxe e continua a trazer para os processos editoriais.

Sabemos que navegar por tantas mudanças não é fácil. Manter-se sempre atualizado é uma forma de se adaptar e prosperar dentro das novas fases do mercado editorial. Nesse dia do livro, não perca a oportunidade de se aprofundar mais e confira esse guia completo do mercado editorial brasileiro, que traz mais informações sobre o mundo da publicação!

Compartilhar

Outros Artigos

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!