Pular para o conteúdo
Crowdfunding: como pode viabilizar seu projeto de livro?

Crowdfunding: como pode viabilizar seu projeto de livro?

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o conceito de crowdfunding, popularmente conhecido como “vaquinha on-line”. Mas é preciso entender que esse financiamento colaborativo pode ir além das doações em prol de uma causa e pode ser feito de diversas maneiras.

 

O objetivo de um crowdfunding extrapola o conceito de vaquinha, pois seu objetivo final é trazer algum retorno para a sociedade de forma geral e não somente um benefício para o grupo que contribuiu ou para quem recebeu o financiamento.

 

Desse modo, para que alguém possa iniciar um financiamento coletivo, essa pessoa deve, primeiramente, ter um projeto de relevância social, cultural ou econômica que chame a atenção de possíveis interessados na causa.

 

Assim, o nascimento, a criação e o desenvolvimento de uma obra pode ser todo pensado com esse objetivo: impactar um grupo de pessoas positivamente.

 

Você pensou em viabilizar seu livro por meio de um crowdfunding? Sabe o que é o crowdfunding? Continue com a gente e confira quais são as possibilidades para você fazer acontecer!

O que é Crowdfunding?

Definido como um financiamento coletivo para arrecadação de fundos para transformar um projeto em realidade, o modelo de arrecadação por meio do crowdfunding é iniciado em alguma plataforma na internet. 

O projeto  deve ter sua causa muito bem definida para que as pessoas possam saber exatamente para o que e em que estão contribuindo.

 

Dessa forma, qualquer pessoa pode mobilizar um projeto de crowdfunding e qualquer pessoa pode contribuir para o financiamento, basta que as informações necessárias cheguem até ela. 

 

Então, se você tem uma obra engavetada ou está trabalhando em uma no atual momento e ainda não sabe se terá recursos para realizar a publicação, esse tipo de financiamento coletivo pode, sim, ser uma boa alternativa para a sua realização pessoal de se tornar um escritor.

Tipos de Crowdfunding

Os financiamentos colaborativos são divididos em alguns tipos e existem exemplos que deram muito certo. Confira quais são os tipos de crowdfunding:

Crowdfunding Pontual

Esse tipo de financiamento coletivo acontece uma única vez e tem uma meta a ser alcançada. Assim que a meta financeira for atingida para a execução do projeto, o financiamento é encerrado com sucesso. 

 

Dessa maneira, os idealizadores definem uma meta, divulgam seus projetos e esperam as doações do público. O lançamento de uma obra artística é um ótimo exemplo  de crowdfunding pontual: livro, produção audiovisual, álbum ou clipe musical, etc

 

Por exemplo, o livro do ex-casal Max Fercondini e Amanda Ricther, “América Sob Rodas” foi financiado através do crowndfunding. O título foi lançado em 2017 e, na época, entrou na lista dos mais vendidos da Revista Veja, na categoria de não-ficção.

Crowdfunding Recorrente

Existe também o crowdfunding recorrente que funciona como uma assinatura em que os financiadores contribuem mensalmente para o projeto continuar existindo. 

 

A ideia é manter um projeto vivo por meio de pessoas que se interessam e se beneficiam deles. 

 

Podcasts e canais no YouTube são os exemplos mais comuns, afinal, produzir tem custos e as pessoas que gostam de consumir esse tipo de mídia podem contribuir para que esses produtos continuem a ser lançados periodicamente.

Crowdfunding Solidário

Como o próprio nome diz, o objetivo desse tipo de financiamento coletivo é exclusivamente a doação para ajudar alguma causa. 

 

Dessa forma, a comoção e a vontade de ajudar acaba sendo a grande motivadora da doação que muitas vezes é feita para pessoas que estão passando por alguma situação de necessidade.

Principais plataformas de Crowdfunding

Atualmente, existem diversas plataformas de financiamento coletivo disponíveis na internet e todas elas seguem uma dinâmica em comum: caso o projeto não arrecade o valor mínimo no tempo estipulado, o dinheiro é devolvido para as pessoas que contribuíram.

 

E isso é totalmente possível de ser realizado, pois o valor das doações é atualizado em tempo real no próprio site da plataforma, na página do projeto em questão. 

 

As plataformas também ganham uma porcentagem e tem taxas de 5% a 15% de comissão em cima dos projetos para se manterem existindo e viabilizar suas ações. Confira, agora, as plataformas de crowdfunding mais famosas:

  1. Catarse

Com a missão de dar vida a projetos criativos, o Catarse foi o primeiro site brasileiro de crowdfunding, lançado em 17 de janeiro de 2011.

 

Atualmente, 21.235 projetos já foram financiados pela plataforma dos mais variados segmentos: artistas, músicos, jornalistas, cientistas, pesquisadores, designers, gamers, empreendedores, ativistas e escritores.

 

Estima-se que já foram arrecadados mais de R$239 milhões para projetos  realizados por meio de doações de 1.092.130 pessoas que já apoiaram pelo menos um projeto no Catarse. 

  1. Kickante

Lançada em 2013, a Kickante é fruto da paixão pela cultura, causas sociais e empreendedorismo dos seus idealizadores. O objetivo da empresa é ajudar a realizar sonhos e contribuir ativamente para a sociedade.

 

A plataforma oferece diversas facilidades tanto para autores de projetos quanto para os financiadores, que podem parcelar suas doações ou mesmo fazer um Pix no valor mínimo de 5 reais

A Kickante já ajudou milhares de pessoas a realizarem seus sonhos, dentre eles, muitos escritores de livros.

  1. Padrim

O Padrim é mais uma plataforma de financiamento coletivo que nasceu da paixão pela produção de conteúdo online. 

O site oferece uma forma de conectar os produtores de conteúdo com seus fãs por meio do crowdfunding recorrente, sendo uma forma ideal para manter os projetos sustentáveis a longo prazo.

  1. Indiegogo

Essa é uma plataforma de financiamento coletivo internacional pioneira nos EUA, fundada em 2008 por Danae Ringelmann, Slava Rubin, e Eric Schell na Califórnia. 

O site divide os projetos em categorias, como tecnologia, música, livros, cinema, design, jogos, fotografia, entre outras. Ao acessar uma delas, é apresentada uma lista de projetos ao usuário para ele escolher quais deseja contribuir.

  1. Patreon

Mais uma plataforma de financiamento coletivo lançada em 2013, o Patreon é uma das melhores plataformas do gênero Crowdfunding Recorrente. 

 

O Patreon oferece um caminho direto entre os criadores e seus fãs por meio de bate-papos em grupo em tempo real, mensagens diretas e até mesmo diretamente por e-mail.

 

É possível se conectar de forma profunda e diretamente com sua comunidade real de pessoas com interesses em comum.

  1. APOIA.se

Mais uma plataforma de financiamento colaborativo brasileira que já ajudou milhares de projetos é o APOIA.se

 

Uma plataforma simples de se cadastrar e com possibilidade de doações a partir de 1 real, o APOIA.se se destaca por ter uma equipe de suporte especializada que orienta tanto os autores de projetos quanto seus financiadores para garantir o sucesso das campanhas de crowdfunding.

  1. Benfeitoria

A Benfeitoria foi a primeira plataforma a inovar e não cobrar um valor fixo de comissão, deixando livre para os criadores dos projetos decidirem a quantia que querem oferecer de comissão para a plataforma. 

 

Além disso, a plataforma foi a primeira a aceitar pedidos não financeiros, reinventando a forma como criadores e seu público produzem e consomem arte. A Benfeitoria foi criada para valorizar a criatividade humana, o cuidado coletivo e o impulsionamento colaborativo.

Como os autores podem utilizar o crowdfunding para publicar seu livro?

O primeiro passo é estudar as plataformas de financiamento coletivo e escolher a que melhor atende seu projeto. E, então, entender qual é o orçamento necessário para a publicação do seu livro e, por fim, criar uma campanha com uma meta a ser atingida em um prazo determinado.

 

Além disso, você deve contar a sua história e o que te levou até ali, afinal, as pessoas irão contribuir com o seu livro se elas se solidarizarem e se identificarem com seu projeto de vida.

 

Após criar sua campanha de crowdfunding para a publicação do seu livro, é importante saber que você precisará trabalhar intensamente na divulgação dela, pois as pessoas precisam saber da existência do seu projeto para poderem apoiá-lo. 

 

Veja algumas formas para divulgar sua campanha:

Crie publicações nas redes sociais

Hoje em dia, sabemos a importância das redes sociais para o impulsionamento de conteúdos, então, invista seu tempo em criar postagens para a divulgação da sua campanha de crowdfunding.

 

Vale gravar Stories, Reels, fazer publicações estáticas e aproveitar todos os recursos que essas ferramentas oferecem.

Troque divulgação com outros influenciadores

Caso você já seja uma pessoa ativa nas redes sociais e costuma conversar com seus seguidores e web amigos, aproveite para trocar conteúdo com outros usuários que também tenham o perfil influenciador.

 

Divulgue projetos e conteúdos para outras pessoas e, em troca, elas divulgam a sua campanha de crowdfunding.

Divulgue também pelo bom e velho boca a boca

Como sabemos, as redes sociais oferecem um excelente alcance de pessoas, visto que não há limitação de distância: uma pessoa que está em outro continente pode ver suas publicações e contribuir com sua campanha.

 

Mas o boca a boca sempre foi e ainda é bastante útil na hora de divulgar um projeto. Procure por eventos literários na sua região e tente conseguir um espaço para divulgar seu projeto de crowdfunding. 

 

Universidades e faculdades promovem diversos eventos todos os anos, então, essa pode ser uma estratégia para fazer sua divulgação. Se possível, faça uma panfletagem com informações do seu livro, das suas redes sociais e da sua página de crowdfunding

 

E aí, preparado(a) para lançar sua campanha e tirar seu sonho do papel ainda neste ano? Esperamos que tenha apreciado esse conteúdo. Aproveite que está em nosso blog e confira nosso Guia Completo do Mercado Editorial Brasileiro!

Compartilhar

Outros Artigos

Descubra o que é healing fiction
Dica de leitura

Healing Fiction: Conheça Esse Sucesso Editorial

Descubra o que é Healing Fiction e como essa abordagem literária pode transformar emoções em narrativas com poder de cura e autoconhecimento. O conceito de

como criar um diário de leitura
Dica de leitura

Diário de leitura: 5 passos para criar o seu

O diário de leitura nos permite registrar impressões sobre os livros, refletir melhor sobre as leituras e refinar a prática literária. Dessa forma, se você

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!