Pular para o conteúdo
Yuri Maia - Autor do livro TDAH Descomplicado - Editora Viseu

Entrevista com o autor Yuri Maia: Conheça sua trajetória como escritor

É sempre uma honra para nós como casa editorial podermos salientar o visível sucesso de nossos autores.

Por este motivo, realizamos com o autor Yuri Maia, escritor do livro TDAH Descomplicado, uma breve entrevista sobre sua trajetória como autor, dentre outros detalhes sobre o tema que é tão pertinente na atualidade.

Yuri Maia - TDAH Descomplicado - Autor e Influenciador
Clique na imagem para acessar o livro na Loja Viseu

No mundo dos autores e escritores, é essencial encontrar referências que inspirem e orientem aqueles que desejam embarcar na jornada da escrita. 

Yuri Maia é um desses talentos excepcionais, reconhecido não apenas por sua obra inovadora TDAH Descomplicado” (TOP 10 da Amazon no gênero Medicina & Saúde)  publicado pela Editora Viseu, mas também por sua grande visibilidade e influência no YouTube.

Um pouco mais sobre o autor Yuri Maia

Yuri Maia é um autor multifacetado que se destaca no campo da saúde mental, com foco especial no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH.

Além de ser reconhecido por sua obra aclamada “TDAH Descomplicado”, ele expande sua influência por meio de sua presença marcante com MILHÕES de visualizações no YouTube.

Com seu canal, ele compartilha conteúdos valiosos e educativos sobre o TDAH, estabelecendo-se como uma referência confiável e uma voz de autoridade no assunto.

O livro “TDAH Descomplicado”, traz a expertise de Yuri Maia de forma aprofundada, proporcionando uma abordagem abrangente e acessível sobre o tema. 

Sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e empática o torna uma figura inspiradora para aqueles que desejam escrever sobre o TDAH ou explorar outros temas relacionados à saúde mental.

Vamos então à entrevista com o autor Yuri Maia?

_____________________________

Editora Viseu pergunta: Yuri, o TDAH é um assunto tão relevante na atualidade, pois tem desvendado detalhes comportamentais não só de crianças, como muitos pensam, mas também dos adultos. Você tem recebido relatos de adultos que a partir da sua obra tiveram mais clareza sobre o TDAH? 

Yuri Maia: Certamente! Embora o livro seja direcionado aos pais que têm filhos com TDAH, muitos identificaram situações vividas na infância, adolescência e até início da fase adulta. 

Não apenas isso, o livro trouxe uma perspectiva que muitos não estavam se atentando, acerca de entender os sinais do TDAH, como conduzir um tratamento mais adequado, e como vencer os desafios que, embora tenham se iniciado na infância, permanecem até a fase adulta.

O livro é um instrumento de auto entendimento sobre TDAH, acima de tudo!

Editora Viseu pergunta:  Diante da sensibilidade na capacidade de manter o foco (atenção), como é ser um escritor com TDAH? Conte mais sobre como funciona o seu processo criativo.

Yuri Maia: Esta obra foi um grande desafio! Principalmente sobre a capacidade de fazer acontecer, algo que é motivo de tanta queixa entre as pessoas que têm o transtorno.

Faz pelo menos 5 anos que estou pretendendo escrevê-lo e publicá-lo. Porém, quando parei de fazer as coisas pelas vias tradicionais, tive mais empatia comigo e minhas dificuldades e busquei ajuda, a coisa funcionou.

Contei com ajuda de uma grande amiga e escritora, Manoela Serra que, após vários meses, muitas conversas e centenas de horas de áudio, ela me ajudou a transcrever minhas palavras para o papel. Não foi fácil!

Participamos juntos ativamente de todo o processo, principalmente nos momentos de revisão, que foi outro desafio!

Reler o meu livro, página por página, também não é muito fácil para quem tem o transtorno. Mas consegui fazer no meu ritmo e revisar tudo.

Hoje o sonho tornou-se realidade e o segundo livro já está a caminho.

Editora Viseu pergunta: A obra teve uma boa saída desde o começo, muito pelo sucesso que também é veiculado no seu canal, que possui muitos inscritos e milhões de views. Você esperava essa repercussão, e como foi sua reação ao ver tantas pessoas se identificando com este tema?

Yuri Maia - CANAL TDAH DESCOMPLICADO

Clique na imagem para conhecer o canal do escritor Yuri Maia

Yuri Maia:Não tive expectativas! Fiquei tão focado em ver a obra nascer, após tanta luta, que ter o livro físico em mãos era tudo que eu queria naquele momento.

O livro está bem posicionado nas lojas on-line, e isso é maravilhoso! Fico feliz que as pessoas estejam se identificando, principalmente ajudando os pais que possuem filhos com TDAH, o objetivo principal do livro.

Não é um livro muito técnico, é um livro que conta histórias reais e traz exemplos transformadores. Acredito que é isso que as famílias querem, identificação com suas realidades em seus lares com suas famílias, além de trazer dicas práticas e objetivas de como conduzir seus filhos e superar as dificuldades em casa. Isso o livro tem feito muito bem!

Editora Viseu pergunta: Ao escrever livros, é muito comum os autores terem insights de outros temas que dariam outros livros. Você teve esses insights? Quais temas você gostaria de delimitar em uma nova obra?

Yuri Maia:  Com certeza tive! Já tenho mais três livros em mente, praticamente roteirizados.

O próximo livro será sobre os desafios da vida adulta do TDAH. Sabemos que vai muito além de desatenção ou falta de foco, mas entra em questões de relacionamentos, amizades, postura no mercado de trabalho, tratamento correto, autoconhecimento e psicoeducação.

A pessoa com o transtorno que consegue dominar essas áreas, conseguirá ter uma vida muito mais tranquila e próspera!

O próximo livro será um divisor de águas sobre o tema TDAH no Brasil!

Editora Viseu pergunta:  É muito comum a criação de memes para engajar as pessoas nos mais variados temas, e com o TDAH não é diferente. Você acha que a relativização da seriedade deste tema pode comprometer o entendimento real do assunto? O que te preocupa na forma como o TDAH é tratado pelas pessoas, sobretudo nas mídias?

Yuri Maia: Vejo este tema com bastante cautela. Se por um lado as brincadeiras e memes podem aliviar o estresse diário e as dificuldades reais que o transtorno pode causar, por outro lado pode haver sim uma banalização dos sintomas do TDAH. Esquecer a chave do carro, ou atrasar o pagamento de alguns boletos não é TDAH!

Portanto, acredito sim que existe o risco de estigmas pelo excesso de brincadeiras e memes nos últimos anos, além da dificuldade dos profissionais da saúde em identificar corretamente quem tem ou não o transtorno.

Muitos influenciadores fazem um trabalho sério acerca do TDAH, e eles são essenciais! Seu alcance orgânico e proximidade com público são muito fortes! Porém existe uma parcela de pessoas que não faz um trabalho muito responsável, inclusive médicos, psicólogos e psicopedagogos que falam muita bobagem acerca do tema pela internet.

É de grande ajuda que os portais e influenciadores continuem divulgando conteúdo científico, ou empírico quando for o caso, deixando claro quando se tratar de experiências pessoais.

Editora Viseu pergunta: Quem é o Yuri Maia após publicar um conteúdo tão esclarecedor que lhe rende tantos retornos dos leitores, agradecendo pela sua exposição pessoal, e contando sobre como foram ajudados pelo seu conteúdo?

Yuri Maia: Acredito que sou alguém que está reescrevendo a própria história. Durante décadas tive a “certeza“ de que eu seria um fracasso, uma pessoa medíocre, alguém pouco confiável para fazer tarefas ou ajudar as pessoas de alguma forma.

Porém, quem diria, o próprio agente estava me causando tantos dissabores foi a ponte que levou a um Yuri realizador e que realmente consegue me ajudar e contribuir para o mundo. 

É exatamente essa sensação que desejo a todas as pessoas com TDAH no mundo. Plena confiança em si mesmos!

Editora Viseu pergunta: De onde veio a ideia de compilar todo seu conhecimento e suas experiências em um livro? Como aconteceu este start? E quem foram as pessoas que te incentivaram nessa jornada?

Yuri Maia: Todo livro é uma ferramenta poderosa e barata de transmitir conhecimento. Ao todo devo ter feito mais de 2000 vídeos, mas fica a pergunta: alguém já conseguiu assistir todos eles? Eu duvido!

A ideia de fazer um livro é democratizar este conteúdo e histórias, além de criar um “manual transformador” de leitura rápida e leve. O leitor poderá aplicar os exemplos do livro imediatamente.

Meus grandes incentivadores foram minha própria família. Em especial, minha esposa Carolina.

Editora Viseu pergunta: Como foi o processo de publicação com a editora Viseu, diante da ansiedade em submeter o seu original e esperar pela publicação do livro nas plataformas digitais?

Yuri Maia: O processo foi bem tranquilo, a Editora Viseu aceitou meu projeto e em seguida fui acompanhado pela equipe, através de tratativas via e-mail, durante todas as etapas.

Primeiro o projeto foi aprovado, depois passou pela revisão de texto e adequação, depois para a aprovação da capa e ajustes finais. Tudo foi feito com muito acolhimento pela equipe, estão de parabéns, iremos realizar outras obras juntos.

Editora Viseu pergunta: O retorno do público, e todas as reações expostas no Youtube, ou via e-mail, ou até mesmo em palestras e podcasts geraram alguma ideia para um novo projeto?

Yuri Maia:  Sim! O TDAH adulto ainda é negligenciado no Brasil. Nossas dores são reais e elas não diminuem com o passar da idade, na realidade se não for tratado com cuidado, podem piorar.

Um livro com a temática adulta, de TDAH para TDAH, se faz necessário e urgente no Brasil. Essa será minha próxima missão!

_____________________________

Assim encerramos este tempo valioso onde pudemos conhecer os bastidores criativos dessa obra que tem dado início a uma revolução neste tema no cenário nacional.

Equipe Viseu agradece ao autor Yuri Maia pelo compartilhamento de detalhes e visões pessoais sobre TDAH e também sobre sua performance como autor.

Certamente, esta obra e as outras que estão em projeto, virão para reforçar ainda mais a autoridade do Yuri quanto ao tema, levando-o a outros patamares de influência.

Compartilhar

Outros Artigos

PUBLIQUE SEU LIVRO

Informe seus dados
para iniciar sua jornada
de publicação.
Um de nossos Consultores Editoriais
entrará em contato com você para
conversar melhor e explicar como
você pode publicar o seu livro!