Em meios às crises no mercado editorial, os autores têm recebido cada dia mais “nãos” das editoras tradicionais. Assim, um caminho encontrado por eles foi o de optar pelas editoras de autopublicação para auxiliarem na publicação de seus livros.
Diferentemente das editoras tradicionais, que participam desde as decisões do conteúdo até os lucros com a venda, as editoras de autopublicação apenas oferecem seus serviços e cabe ao autor decidir o quer contratar e o que não.
A Editora Viseu, por exemplo, oferece aos autores os serviços de copidesque, revisão, construção do projeto gráfico, marketing e distribuição da obra, além de publicar e distribuir o livro físico e o e-book em todas as plataformas de venda.
O que você vai encontrar neste artigo:
Por onde começar?
Original
O primeiro passo é finalizar o seu livro. Dessa forma, ao finalizá-lo, envie-o para que possam lê-lo e analisar o conteúdo. O envio pode ser feito via e-mail, mesmo canal por onde a editora dará um feedback para o autor.
Pacotes
Após ter aprovação do projeto, a editora apresentará os pacotes de autopublicação e cabe ao autor decidir o melhor para a sua obra.
Projeto
Por fim, acompanhar o andamento do seu projeto e pensar no lançamento do livro e marketing.
Há ainda quem não conheça o trabalho dessas editoras, mas conseguimos apontar a principal diferença entre elas: o foco. As editoras tradicionais querem apenas vender livros e as de autopublicação querem publicá-los e concretizar os sonhos dos autores independentes.