Geralmente, os autores, quando começam a escrever uma história, se deparam com alguns contratempos — muita informação/detalhe ou falta disso — e isso pode se tornar um obstáculo no processo criativo.
A melhor saída, sempre, é aprender a colocar em ordem os pensamentos, assim, é possível escrever uma história coesa.
Para organizar as informações, aí vão algumas dicas:
Brainstorming da história
Técnica consistente em criar uma lista de ideias sobre a temática do livro, apontando tudo o que conseguimos pensar sobre determinado tópico. É a oportunidade de colocar no papel todas as ideias sobre a história, antes de tentar enquadrá-la em um livro.
O brainstorming funciona através da associação livre de ideias, dispensando o pensamento crítico e a edição.
Questionamentos
Técnica de questionar tudo aquilo que colocará na história, pode fazer com que as respostas ajudem no desenrolar da escrita, como: quais são os sentimentos que quero despertar no leitor? O que os personagens desejam? Qual efeito a cena deve ter sobre os leitores?
Mapa Mental da história
Técnica consistente em criar um diagrama com a temática central da história e, a partir daí, expandi-lo, adicionando ideias, palavras, ações, cores e características que permitirão estruturar os elementos da história.
Plano da história
Técnica consistente em definir o plano de partida da história, a partir de: quem, o quê, onde, quando, como, por quê, em quantas cenas, quantos capítulos e diálogos.
E, com as respostas definidas, o autor começa a escrever e consegue corrigir possíveis falhas logo no início.
Estas são algumas técnicas que podem ajudar a organizar o excesso ou a escassez das informações da sua história e a publicar um bom livro.
Se você já usou alguma destas técnicas, conte-nos!
Continue acompanhando as dicas no Blog da Editora Viseu.