Entrevistamos o Dr. Rafael Angelim, e conhecemos mais sobre sua trajetória como autor e sobre os motivos que o levaram a se conectar com seu público através de seus livros.
Falar sobre obras motivacionais também é nossa especialidade. Nossa casa editorial acredita muito no poder desses livros, pois eles proporcionam aos leitores muito mais do que apenas uma experiência de leitura. As obras motivacionais têm impacto direto na mudança de vida das pessoas.
Antes da entrevista, vamos conhecer um pouco mais sobre a vida e as obras do Médico e Autor Rafael Angelim.
Quem é o Dr. Rafael Angelim?
O Dr. Rafael Angelim é um profissional de destaque no campo da medicina, especializado em endocrinologia e comprometido com a promoção da saúde preventiva e da qualidade de vida. Sua sólida formação acadêmica na Universidade do Oeste Paulista e pós-graduação no Instituto Superior de Medicina, aliada à sua paixão por ajudar as pessoas a alcançarem seu melhor potencial, o tornaram uma referência no campo da performance esportiva, emagrecimento e longevidade.
Livros publicados pelo Dr. Rafael Angelim
Além de sua atuação clínica, o Dr. Rafael também é um autor prolífico e inspirador, com uma coleção de três obras publicadas pela Editora Viseu.
Seu primeiro livro, intitulado “Novos Hábitos de Vida com Dr. Rafael Angelim“, é um guia abrangente que oferece orientações valiosas para a adoção de hábitos saudáveis e sustentáveis, auxiliando os leitores a transformar suas vidas e alcançar um equilíbrio físico e mental.
Em seguida, o Dr. Rafael lançou “Saúde Mental no Trabalho com Dr. Rafael Angelim“, uma obra que aborda uma questão cada vez mais relevante no mundo moderno. Neste livro, o autor explora os desafios enfrentados no ambiente de trabalho e apresenta estratégias eficazes para promover a saúde mental, lidar com o estresse e encontrar um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.
Seu terceiro livro, “Guia de Motivação Pessoal com Dr. Rafael Angelim“, é um verdadeiro manual de motivação e superação. Com uma abordagem envolvente e prática, o Dr. Rafael compartilha insights e técnicas poderosas para impulsionar a motivação intrínseca, estabelecer metas claras e alcançar o sucesso pessoal e profissional.
Nesta entrevista exclusiva, você terá a oportunidade de conhecer mais sobre a carreira brilhante do Dr. Rafael Angelim, um pouco sobre sua visão a respeito de saúde e bem-estar, além de descobrir insights valiosos presentes em suas obras.
Entrevista da Editora Viseu com o Dr. Rafael Angelim
Editora Viseu pergunta: Como surgiu a ideia de transformar o seu conhecimento e a sua experiência em um livro? Algum profissional da sua área ou de outra área lhe inspirou?
Dr. Rafael Angelim: Desde a minha adolescência, sobretudo durante meus anos no colegial e, depois, na faculdade, fui interessado pelo magistério, sempre li muito e estudei muito não só sobre medicina, mas também outras áreas, como economia e administração.
Com o advento das redes sociais e da possibilidade de exposição “escrita” de nossas ideias, eu criei um certo gosto por escrever e publicar artigos e opiniões, sobretudo, sobre a medicina.
A partir daí, para um livro, foi simples: criei uma estratégia, procurei contato com algumas editoras e outros autores e fui lapidando a ideia até chegar à Editora Viseu, que me acolheu super bem e topou o desafio do “Novos Hábitos de Vida” que é minha primeira obra.
Editora Viseu pergunta: E quanto ao retorno das pessoas à sua obra, como foi a reação delas ao ter contato com seu conteúdo?
Dr. Rafael Angelim: O retorno, na verdade, é o que me move a produzir novos conteúdos e novas obras. Nunca imaginei que seria tão bem aceito pelos amigos e pacientes e o feedback sempre é bem positivo.
Editora Viseu pergunta: Você atua em uma área que possui tantas camadas de conhecimento, enfim, a medicina em si é uma área que não para de crescer. Como foi selecionar um tema para abordar? Você encontrou dificuldades neste período de planejamento?
Dr. Rafael Angelim: Na verdade, escolher o tema sobre os livros nunca foi um grande desafio, pois eu busco escrever sobre o que converso e explico para os pacientes no consultório. Embora, por formação, eu seja um médico que atue com saúde preventiva, longevidade e tratamentos para sobrepeso e obesidade, no dia-a-dia da clínica nós acabamos sendo, informalmente, conselheiros dos pacientes e conversamos sobre diversos assuntos, como relacionamento, finanças, família, etc e, por isso, abordar esses assuntos nos livros nunca foi um problema para mim.
Editora Viseu pergunta: Você teve a impressão de que alguns temas abordados no seu primeiro livro, mereciam outro livro dada a sua complexidade? Quais desses temas você consegue se lembrar e comentar aqui?
Dr. Rafael Angelim: Sim, com certeza! Um tema foi puxando o outro na construção dos livros que eu já publiquei e dos que eu ainda estou escrevendo. Por exemplo, hábitos de vida saudáveis não são possíveis se você não está tendo um bom desempenho no trabalho, ou se está com baixa motivação e, assim, sucessivamente. Eu sempre prezo, não só nos livros, mas também em consultório, por um equilíbrio entre os objetivos e a saúde do espírito.
Editora Viseu pergunta: Quanto a sua produtividade escrita. Imaginamos que você seja bem ocupado já com seus atendimentos, no entanto, conseguiu separar um tempo de qualidade para produzir. Como é o seu processo produtivo? Você espera inspiração e senta para escrever, ou procura ser regrado e produzir dentro de um tempo previamente planejado?
Dr. Rafael Angelim: Minha rotina é bem apertada e eu saio do consultório no período noturno. No entanto, gosto de reservar alguns períodos do dia, como as manhãs, para assuntos mais pessoais ou de lazer. Eu considero minha atividade literária como um “hobby” e, por isso, utilizo esses horários para produzir conteúdo. No entanto, confesso a vocês que não consigo programar perfeitamente minha rotina para escrever, eu deixo esses assuntos para surgirem de maneira natural, como é o caso desta entrevista, pois estou respondendo ela no período da manhã de uma linda quarta-feira.
Editora Viseu pergunta: Você precisou adaptar sua linguagem para o público alvo? Perguntamos isso, pois sabemos o quão técnica é a linguagem médica e, na intenção de esclarecer o tópico para as pessoas, isso acaba requerendo uma certa adaptação para tornar o conteúdo acessível.
Dr. Rafael Angelim: Sou muito acostumado com a atuação clínica e o contato direto com o paciente, por isso, em geral, a minha linguagem e a forma como me comunico com os pacientes é simples. A linguagem rebuscada e os termos técnicos deixo só para os livros que leio e não os que produzo. Com relação à adequação à norma culta da língua portuguesa, minha equipe de assessoria e também a equipe de redação e revisão da Editora Viseu me ajudam muito e eu confio no trabalho desses agentes.
Editora Viseu pergunta: Voltando um pouco no seu passado, onde começou o interesse pela escrita? Quem foram ou quem são os autores que te inspiraram a escrever?
Dr. Rafael Angelim: Como eu disse na minha primeira resposta, desde a minha adolescência, sobretudo durante meus anos no colegial e, depois, na faculdade, fui interessado no magistério, sempre li muito e estudei muito não só sobre medicina, como também por outras áreas, como economia e administração.
Como, ainda, não foi possível ser um professor, parti para a escrita porque, assim, consigo transparecer o que penso para um público que gosta de ler.
Minhas inspirações são aquelas mais voltadas para conteúdo motivacional e menos técnico, por isso, gosto de abordar temas que remetem a uma “leitura de cabeceira”.
Sobre os autores, gosto muito do trabalho que Charles Duhigg fez em “O Poder do Hábito”.
Editora Viseu pergunta: Em algum momento você teve medo ou receio de publicar sua obra, temendo a aceitação do público?
Dr. Rafael Angelim: Sim, sem dúvida. Demorei alguns anos para perder esse receio, mas, desde o lançamento da minha primeira obra “Novos Hábitos de Vida” eu perdi esse medo. Entendo que em nossa sociedade sempre estaremos sujeitos à discordância e à crítica, mas, não ligo muito para isso, presto mais atenção aos meus amigos e pacientes que sempre elogiam.
Editora Viseu pergunta: Se você pudesse resumir sua jornada editorial com a Viseu, o que você poderia ressaltar aos leitores?
Dr. Rafael Angelim: Por enquanto, minha experiência com a Editora Viseu é bem positiva. Tenho bastante segurança em escrever e elaborar minhas obras, pois sei do trabalho competente dos editores e revisores da Viseu e de que a obra ficará bonita para o consumidor final.
Editora Viseu pergunta: Você possui mais de um livro publicado pela Editora Viseu. Dentre essas obras, qual delas foi a mais desafiadora e qual delas foi a mais fluida no sentido de produzir o conteúdo?
Dr. Rafael Angelim: Eu sempre fico apaixonado pelos livros mais recentes e, por isso, sou obrigado pela minha consciência a falar que o que mais gostei foi do lançamento mais recente “Guia de Motivação Pessoal”.
Editora Viseu pergunta: Qual o papel que os livros de medicina têm atualmente, diante de um cenário com tantas informações desenfreadas sobre tudo?
Dr. Rafael Angelim: Eu não me julgo um autor de “livros de medicina”, gosto mais de dizer que meus livros são motivacionais, pois transparecem a minha percepção sobre a vida e sobre os hábitos humanos.
No entanto, falando sobre outros autores e livros de medicina, entendo que são extremamente importantes e deveriam ser mais divulgados, pois, hoje em dia, o que mais temos à disposição são “desinformações”, sendo essas bem prejudiciais à formação de opinião dos leitores.
Editora Viseu pergunta: Qual sua mensagem ou conselho para profissionais da área da saúde como você que anseiam em transformar suas áreas de domínio em um livro? O que fazer, e o que evitar no processo produtivo?
Dr. Rafael Angelim: Comece expondo suas opiniões e conhecimentos em blogs próprios, pílulas nas redes sociais ou até mesmo para os seus pacientes e amigos. Com a prática, geramos confiança, com a confiança, temos anseio por novos desafios e um resultado quase automático disso, para a literatura, é a produção de um livro.
Confesso que não sou muito adepto da exposição em mídia e, por isso, a produção literária me agrada mais, mas conheço muitos médicos que são excelentes expositores e produzem ótimos conteúdos audiovisuais.
No final das contas, a pessoa precisa sentir essa vontade, caso contrário, as coisas ficam muito “engessadas”.
__________________
Ao combinar sua experiência médica com sua paixão pela escrita, o Dr. Rafael Angelim continua impactado positivamente a vida de inúmeras pessoas, fornecendo conhecimentos e ferramentas essenciais para a melhoria da saúde física e mental.
Já estamos ansiosos pelos novos títulos, e por todo o conhecimento que será compartilhado com o mundo nos novos projetos.
Um forte abraço de toda a família Viseu, Dr. Rafael. Sucesso é o que desejamos a você!